ADRIENE GONÇALVES SOUZA
ÁLVARO DE PAULA BASTOS
DANIELY FRANCO ARAUJO BORGES
GABRIEL TENÓRIO LEMOS
JÚLIO CÉSAR MORAIS DA SILVA
KARLA KRISTINA DE SOUZA
 

EXERCÍCIO FÍSICO E HÉRNIA DE DISCO

Palavras chave: hérnia de disco; exercício físico; 

A hérnia de disco causada pela ruptura das fibras do disco intervertebral e sua consequente ruptura, é considerada uma síndrome multifatorial extremamente comum, que provoca grandes danos econômicos, sociais e emocionais em seus portadores. Se trata de processo que ocorre a ruptura do anel fibroso, é considerada uma patologia extremamente comum que causa séria incapacidade em seus portadores. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que reúne informações sobre o assunto, revelando os métodos não farmacológicos que podem trazer benefícios aos portadores desta patologia, assim como os benefícios que exercícios físicoa promovem, tanto no tratamento como na prevenção da doença e seus sintomas.

  1. INTRODUÇÃO 

A coluna vertebral tem como finalidade a sustentação do corpo transmitindo o peso do tronco à pelve, formada por várias vértebras ligadas através dos discos intervertebrais, sendo formados por um material fibroso e gelatinoso. As vertebras são articuladas de modo a conferir a rigidez, mas também a flexibilidade à coluna, sendo essas as qualidades necessárias o suporte de peso, ajuste de posição para o equilíbrio e a postura e movimentação do tronco. A coluna vertebral, da sustentação estática e funcionalidade cinética ao homem (LIMA, MEJIA 2014).

O tema abordado neste projeto depesquisa se refere ao exercício físico e hérnia de disco. A hérnia de disco é um processo que ocorre a ruptura do anel fibroso, é considerada uma patologia extremamente comum que causa séria incapacidade em seus portadores. Ocorre mais frequentemente em pacientes entre 30 e 50 anos. (NEGRELLE, 2001)

A hérnia discal vem sendo um problema que atinge uma enorme parte da população, afirma Lima e Mejia (2014). Essa patologia causa desconforto, além de gerar uma série de problemas na vida profissional e psicossocial do indivíduo, podendo ocorrer em indivíduos de diferentes faixas etárias e sociais. Essa doença ataca uma importante parcela da população economicamente ativa, sendo cerca de 70% a 80% sofreu ou ainda pode sofrer algum momento de sua vida. A dor mais frequente e na região lombar, por suportar uma grande carga e onde a área e mais exposta ao movimento (LIMA, MEJIA 2014). 

A prevalência é de 4,8% em homens e em 2,5% mulheres acima de 35 anos. A média de idade do primeiro ataque é de 37 anos e em 76% dos casos há antecedente de dor lombar se que a dor é a soma de diversos componentes: herniação e degeneração do disco, além da estenose do canal espinhal, ou seja, fatores mecânicos e inflamatórios (NEGRELLE, 2001).

Ainda citando o autor acima, a hérnia de disco pode surgir devido a estresses diários, quedas, má alimentação, tabagismo, má postura, forças excessivas, sobrecarregando o corpo e pressionando os discos intervertebrais, ela pode agredir qualquer parte da coluna vertebral, porém sendo mais frequente na região lombar.

A utilização de diferentes tipos de exercícios para pessoas que possui a patologia hérnia de disco, são exercícios realizados em maquinas, bolas e também na água. Exercícios resistidos com equipamento devem fortalecer a musculatura do tronco (LIMA E MEJIA 2014).

Com base no que foi apresentado anteriormente, o presente trabalho busca responder ao seguinte problema:

Quais os benefícios que o exercício físico trás para pessoas que possuem hérnia de disco?

Tem-se comohipóteseque os exercícios físicos são um mecanismo de tratamento da Hérnia de Disco.

Este projeto tem como objetivo geral conhecer os benefícios do exercício físico para pessoas com hérnia de disco; em especifico verificar quais são as principais causas e consequências da hérnia de disco; identificar quais são os exercícios indicados em casos de hérnia de disco; apontar os tratamentos utilizados em casos de hérnia de disco.

A justificativa social deste trabalho é mostrar os benefícios que o exercício físico proporciona para pessoas com hérnia de disco e a importância do mesmo em seu tratamento, bem como os melhores exercícios que podem ser aplicados para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Em um âmbito cientifico ira auxiliar em novas pesquisas feitas por acadêmicos e também para profissionais da área de educação física que buscam conhecimento nessa área. [...]