ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERNANDES

PROFESSOR Me. CIRO TOALDO

3º ANO ENSINO MEDIO

EXERCÍCIOS SOBRE A REPÚBLICA VELHA

1. Forme frases com o conjunto de palavras:

A – CANUDOS – LATIFÚNDIO – ANTONIO CONSELHEIRO

B – ENCILHAMENTO – BRASIL – DÍVIDA – RUI BARBOSA

C- DEODORO – RENUNCIA – CONGRESSO - FLORIANO

D- POLÍTICA DOS GOVERNADORES – CAMPOS SALES – PODER

E – FUNDING LOAN – JOAQUIM MURTINHO – INGLATERRA – DÍVIDA

2. Destaque quais foram as principais revoltas da República Velha e as sintetize.

3.  Aponte e comente quais são os principais fatores que levaram, na República Velha, a ter um crescimento do Mercado Interno no Brasil.

4.  De que forma o governo estimulava a industrialização na época da República Velha?

5. Por meio de um pequeno texto argumento a respeito da   Política de Valorização do Café utilizada na República Velha.

6. em que consistiu o Convênio de Taubaté?

7. Os movimentos messiânicos da República Velha aconteceram no Nordeste e Sul do país. Quais foram estes? Quem foi seu lideres? O que desejavam? E como terminaram estes movimentos?

8. Sabendo que o movimento operário foi intenso neste período e que os imigrantes tiveram uma participação decisiva, inclusive nas greves do ano de 1917. Elabora um pequeno texto sobre este movimento dos operários, destacando a morte de José Martinez, da influencia do Anarquismo e da organização dos operários, principalmente na cidade de São Paulo.

9. Sabendo que a República recebeu influencias do positivismo, estabeleça a relação existente entre o positivismo e a ideia de progresso, inclusive presente na bandeira republicana.

10. Atenção: elabore um texto, que tenha título e também que seja um texto com sentido, narrando sobre a República Velha com as seguintes palavras (elas devem aparecer no texto, não precisa ser em ordem): 1. POLÍTICA CAFÉ COM LEITE; 2. CORONÉIS, 3. VOTO CABRESTO; 4. CANUDOS;  5. LATIFÚNDIO; 6. INFLAÇÃO; 7. ENCILHAMENTO; 8. REPÚBLICA; 9. DÍVIDA EXTERNA; 10. INDÚSTRIA