EXERÇA SUA CONSCIÊNCIA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

2022 é um ano de muita reflexão, celebramos os duzentos anos de nossa Independência, a este respeito foram escritos alguns artigos. Aliás, quem deseja estudar e refletir sobre a História de sua Pátria, este poderá afirmar que é um cidadão!

Quanto a História, não podemos modificar o passado, mas, quanto ao presente devemos nos posicionar e exercitar a consciência. De que vale saber tudo sobre o Brasil, tendo a perpetuação de erros? Para tanto, temos uma data importantíssima, onde a consciência deve funcionar: dois de outubro, dia das eleições gerais no Brasil.

Trata-se de política, não politicagem. Infelizmente fomos ‘viciados’ a olhar apenas o nosso umbigo, seja pela péssima prática da venda ou compra de voto, por trocas de favores, ou outra forma que enaltece a individualidade, renegando a prosperidade do coletivo.

A celebração deste ‘Bicentenário’ dever proporcionar reflexão de práticas condizentes a politicagem: votar por troca de algo, votar sem analisar a conduta do candidato, votar cegamente no partido ou votar apenas na busca de vantagens pessoais. Esses tipos de voto geraram no Brasil o coronelismo, os currais eleitorais, a famigerada política dos governadores e outros subterfúgios, fazendo a ‘massa eleitoral’ deixar de acreditar na democracia e no bem comum, além de trazer sérios ‘rombos’ aos cofres públicos.

Exercer a consciência é um passo primordial, para em dois de outubro, validar a cidadania! Estamos a sessenta dias deste pleito, onde na urna eletrônica deverão ser registrados cinco votos. Eles irão compor dois Poderes fundamentais para o país, o Executivo e o Legislativo. Prepare-se, analise e faça sua parte como cidadão consciente.

Em dois de outubro, frente à urna eletrônica, os cinco votos, obedecerão a seguinte ordem: primeiro haverá a escolha do candidato a deputado federal, com quatro dígitos. Segundo, será o voto a deputado estadual ou distrital, com cinco dígitos. Terceiro será o voto a senador, com três dígitos. Quarto será o voto a governador, com dois dígitos e, quinto será o voto a presidente da República, com dois dígitos. 

Ao digitar os números na urna, aparecerão a foto, o nome e a sigla do candidato. Se as informações estiverem corretas conforme a escolha do leitor, basta apertar a tecla verde Confirma. A urna eletrônica tem uma tecla Corrige e permite mudar o voto, caso venha ocorrer algo errado ao ser digitado os números dos candidatos.

Exerça sua consciência em dois de outubro. Não reclame dos políticos, caso não for um cidadão pleno. Urge que os cento e cinquenta e seis milhões de eleitores aptos para o pleito de 2022, não votem com brincadeira, afinal nas quinhentas e setenta e sete mil urnas eletrônicas distribuídas pelo Brasil, serão eleitos 513 deputados federais, 1059 deputados estaduais, 27 senadores, 27 governadores e um presidente. Estes cargos acarretam altos custos financeiros, pagos com nossos árduos e pesados impostos, mas, como vivemos num país democrático, os eleitos irão tomar posse e deverão nos representar.

Temos tempo para exercer com consciência, nosso voto em dois de outubro. Seja autentico e pense no coletivo. Nossa Pátria agradece!

Pense nisto, até o próximo!