Exemplos dos gregos

O mundo grego tem muito a nos ensinar.

O mundo grego que chegou aos nossos livros de história, começou com os cretenses e mecênicos. Entretanto o que nos impressiona pelas inovações deixadas, nos vem das cidades estado de Atenas e Esparta.

Atenas produziu conhecimentos sobre medicina, matemática, botânica, química e física. Entretanto o que mais marcou a história ateniense, além desses saberes, foi a filosofia. A filosofia que antes de todas as ciências, lançou e continua lançando, as indagações que moveram e continuam impulsionando a vida humana, as sociedades e a própria busca de novos saberes. (Em nome da fidelidade à verdade devemos lembrar que a filosofia não nasceu com os atenienses, mas com a capacidade humana de buscar o conhecimento. Em Atenas ela ganhou realce porque nessa cidade se concentraram grandes figuras, vindas de diferentes localidades, que se dedicaram a essa atividade, e também à matemática, medicina... ). Com os atenienses e todos os estrangeiros que ali viveram foi possível não só as escolas de filosofia, mas também a disseminação de diversos outros saberes.

Os espartanos, nos legaram não só algumas artes de guerra, mas principalmente um modelo exemplar de educação. Nesse modelo o que conta não é a lição do mestre, mas o espírito de equipe e a capacidade de superar obstáculos contando com recursos escassos. Também é necessário frisar que não foram os espartanos que inventaram a escola, mas eles valorizavam o aprendizado, não por causa dos mestres ou dos métodos de ensino, mas porque a escola espartana ensinava o jovem a se preparar para a vida. Não uma vida de prazeres individuais ou para se conquistar riquezas e prestigio, mas uma vida para a solidadriedade com o companheiro; uma vida em favor dos valores da sua sociedade. O soldado espartano, e esse era o grande objetivo da educação espartana, sentia-se honrado em saber-se preparado para defender sua cidade e seus concidadãos ou morrer tentando.

Atenas e Esparta modelos gregos de sociedade. Não para ser seguido, de forma cega. Não para ser copiado, de forma impensada ou irresponsável. Modelos de sociedade no sentido de que ali se desenvolveram ideias inspiradoras para novas ideias. E esses são só dois exemplos dos exemplos que nos chegam a partir da Grécia e dos gregos.

Neri de Paula Carneiro

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Rolim de Moura – RO