Exemplo

Wanderson Vitor Boareto

Graduado em História e Bacharel em Direito, Pós Graduado em História e Construção Social do Brasil, Docência do Ensino Superior e Educação Empreendedora.

Resumo:

Em uma sociedade onde o poder e a riqueza, que é o desejo da maioria dos homens e mulheres Bento XVI neste ano de 2013 dá exemplo de humildade e amor a igreja Católica através de sua renúncia. Ao deixar de ser o líder dos católicos é um ato de coragem  e de sabedoria da fragilidade humana perto do proposito maior que a busca de Jesus Cristo e do caminho de santidade através dos valores ensinados no evangelho.

Palavras Chaves

Humildade, Amor, Igreja, Exemplo, Jesus Cristo

A humanidade esta passando por uma das maiores crises sociais e afetivas de sua história. Durante muito tempo a sociedade tinha entre outras coisas convivência, isso esta sendo substituído pelas redes sócias. A falta de tempo é a justificativa para se incentivar cada vez mais o individualismo entre as pessoas. Este perspectiva ganha mais força devido o alto nível de consumo de produtos duráveis e da competitividade dos grupos. Esta competitividade ultrapassou as empresas e chegou para ficar no núcleo das famílias.

Em um sistema capitalista como o nosso, o dinheiro não é mais o principal, o principal é o lucro, ou seja, todos querem ganhar. O ganho esta impregnado em nossa mentalidade, as relações de convive é mediadas pelo ganho, ou pela troca de alguma coisa seja esta material ou afetiva. Mas que algum leve mais lucro que o outro.

O grande Frei Betto em seu livro “Sobre a Esperança: Dialogo, nos ensina que na atualidade três coisas proporciona o desejo dos homens, o poder, a beleza e o dinheiro. Como o poder e a beleza é mais difícil, todos buscam o dinheiro, ou melhor o lucro, já que o ganhar faz parte da busca dos indivíduos.

Neste senário a onde os valores estão perdendo cada dia seus adeptos o Papa Bento XVI deu prova que o amor e a humildade ainda existem em nossa sociedade. A sua renuncia por amor a igreja dei exemplo de profunda devoção a vocação do sacerdócio que enfrenta momentos de trevas devido a tantos escândalos sexuais e de abuso por padres que mancham o proposito de São Pedro e dos apóstolos que é servir a Cristo.

“Como repercute no cristianismo a busca do homem novo? Ele faz diante disso uma afirmação inaudita: o homem novo, o homem das esperanças dos séculos, já emergiu na historia, levando – a assim a sua meta. Ele se chama Jesus de Nazaré, o Cristo ressuscitado.” (BOFF, Pg. 15)

O sacerdócio é uma das vocações mais fantásticas de todos os tempos, já que o padre abandona em tese os seus desejos carnais e busca através de Jesus Cristo o valor espiritual de conduzir os homens de boa fé, e de resgatar os de má fé. Este é principio da igreja primitiva que teve por princípios a vida dos santos e dos apóstolos foi confirmada pela pessoa de Bento XVI que renunciou o poder, o dinheiro e o esplendor que traz o trono de São Pedro em Roma.

“Cabe agora situar o contexto no seio do qual se originou a temática de Jesus Cristo libertador. Parte – se de uma constatação: o fato brutal e gritante da grande maioria de nosso continente cristão vivendo e morrendo em condições desumanas de existência.”(BOFF,Pg.17)

 Ao renunciar ao poder e ao prestigio do cargo papal, demostra que  este homem mostrou que o amor é superior, e o respeito ao santo evangelho é o verdadeiro caminho que deve se  conduzir a igreja Católica Romana. O exemplo de Bento XVI é uma verdadeira aula de ética e de princípios, que todos os homens devem seguir. A igreja tem que buscar - se renovar na fé através da pessoa de Jesus Cristo, e ter por representantes dignos ministros que não busque mudanças momentâneas e sim o principio dos dogmas que foram deixados por herança nesses dois mil anos de história da fé católica..

Os dogmas católicos devem ser propagados por homens que tem no coração o verdadeiro amor a Cristo é sua igreja, e não por pessoas que deveriam ter vergonha de receber o sacramento da ordem, já que mancham o sangue dos santos e dos profetas que deram a vida para defender o nome de Cristo e de sua  igreja. Bento XVI deve ser o modelo a seguir nesta nova e santa jornada que se inicia com este conclave que vai decidir  o novo líder da igreja católica apostólica Romana na pessoa do papa. Todos os católicos rezam e pedem ao Espirito Santo que ilumine e conduza a mente dos cardiais que possam escolher um homem que seja tão digno e honrado como Bento XVI.

“Consideram – se militantes, quer dizer, o acento recai mais sobre o seguimento de Jesus, de Maria, dos apóstolos, do comportamento de santos e santas, do que sobre a mera devoção de virtude e milagre. O militante cristão das CEBs sabe – se portador do projeto do reino no mundo e por sua prática coerente e comunitária considera – se um operador da política de Deus na história ( um significado militante de reino).” (BOFF, Pg. 87)

 

 

Bibliografia

BETTO, Frei, CORTELLA, Mario Sergio, Sobre a Esperança: Dialogo, Ed Mares, 2009,Campinas, SP;

BOFF, Leonardo, Novas Fronteiras da Igreja, Ed Verus, 2004, Campinas, SP;

BOFF, Leonardo, A Fé na Periferia do Mundo, Ed Vozes, 1978, Petrópolis, RJ;

BOFF, Leonardo, A Ressurreição de Jesus Cristo A Nossa Ressurreição na Morte, Ed Vozes, Petrópolis, RJ;