É nítido que os serviços públicos no Brasil necesitam de melhorias com urgência, devido a tantos problemas como má gestão, salários baixos e as indicações políticas aonde tudo iso têm gerado desgosto e sofrimento para a popolação dependente de tais serviços.

Um dos principais problemas do serviço público é a má gestão, que está atrelada ao baixo salário dos servidores. pode se destacar a diferença do salário de um médico na iniciativa privada, que na maioria dos casos é muito maior de médicos que atuam no setor público, essa questão muitas vezes leva ao mau desempenho do servidor público. Um dado que comprova o descaso na prestação do serviço público é a quantidade de processos contra os orgãos de atendimento público, que abrange um quinto (20%) das ações judiciais no país, segundo estatísticas oficiais.

Também, um fator que vem deteriorando as qualidades dos serviços públicos é a tal das indicações políticas, que teve início nos governos de José Sarnei e Collor, devido à troca de técnicos especialistas por políticos. Essa substituição descautelada desburocratizou o controle de verbas, tal processo abriu brechas para uso de recursos públicos indevidos e sem controle. A consequência, segundo uma pesquisa feita por mestres em gestão na Suíça, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de país com menor desinvolvimento nos serviços públicos.

Logo, esse desafio que é a melhoria nos serviços públicos do Brasil para alcança a exelência é grande, contudo não inpossível. Observamos que os servidores públicos merecem ter um ganho salárial elevado e, para evitar e até resolver problemas, deve se intensificar a fiscalização interna e externa nos setores públicos.