O famoso filósofo Sócrates disse que "Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida". Assim como o apóstolo Paulo também nos orienta em I Coríntios (11.28): Examine-se, pois, o homem a si mesmo...".

Nosso grande problema é que todos nós somos deformados! Essa deformidade humana é uma caracterítica que nos acompanha por toda nossa vida terrena. Mas de onde vem nossa deformidade? Essa deformidade teve origem em Adão quando resolveu afastar-se voluntariamente de Deus por influência da serpente. Como Deus é a fonte de toda virtude, e Deus as possui em grau pelno, quando o homem se afasta da fonte das virtudes, suas próprias virtudes são contaminadas por iniquidades e assim toda humanidade está enferma, malignamente influenciada, dominada e deformada.

Se alguns se destacam por sua inteligência, isso revela apenas que esse tal tem uma virtude menos prejudicada do que outros não tão destacados assim. mas, mesmo os mais inteligentes também estão doentes e deformados, pois faz loucuras inteligentes mas que não passam de loucuras, como dizer que "matamos Deus" ou "Deus um delírio" ou teorias excludentes da divindade. Estes são imteligentes? Sim, são e muito inteligentes, mas distantes da fonte das virtudes, distantes de Deus, eles só tentarão justificar suas próprias loucuras, suas mazelas, suas paixões, suas vontades de serem deuses.

Alguém já disse: "é impossível fazer filosofia sem ser virtuoso". Porquê? Por que sua voráz vontade de prazeirar-se é um limitante de seus próprios pensamentos. O filósofo sem virtude, pode ser muito inteligente, mas ele mesmo construiu uma barreira para si, e assim não tem liberdade para ir mais além.

Por isso o Mestre nos disse: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará", sem a Verdade o ser humano segue sem liberdade real! Pensando ter liberdade ele enclausurou-se! Fechou-se em seu casulo, mas diferente da lagarta que depois se liberta e vira uma borboleta, esse homem se enclausura e morre asfixiado, sem a esperança da ressurreição!

 Homem, examine-se! Você pode estar sendo traído por você mesmo!