MORADORES DO TERCEIRO ELÉTRON

Existem inumeras teorias sobre a evolução do homem, do planeta, do universo. Mas o que se sabe é que nada se sabe. Quem por acaso viu  e deslumbrou o princípio de tudo? Não seriamos nós a sobra do que já foi grande? Ou somos grandes agora a ponto de decidirmos sobre toda a verdade?

Ontem apenas nascemos e cada vez que pensamos, achamos estarmos aptos para o total conhecimento. Cada uma dessas vezes que pensamos achamos que sim, em fim aí está a resposta e a verdade. Mas a cada era que se passa olhamos o recente passado como algo retrógrado, longe da suposta inteligência do presente. Achando os anos antigos, a idade da ignorância como se não servissem pra nada, nem mesmo para não repetirmos nossos erros. "Agora sim somos evoluidos". Essa frase ultrapassa gerações e nunca sai de moda. Ontem a conquista dos mares, encontrar terra firme depois dos infinitos oceanos parecia ser o alge do ser humano. Mas hoje são os céus que nos intrigam e nos desafiam. E amanhã vos digo, até mesmo as infinitas distâncias do universo serão tolos desafios do passado. O que nos restará é evoluirmos para melhor cuidar de nós mesmo e de tudo que não conhecemos ou que vamos conhecer. Brigaremos pelo espaço? Novos planetas serão de quem vencer nova guerra Hispano Americano, Farrapos, ou até mesmo uma Hiroshima e Nagasaki, o Holacausto, voltando aos erros de sempre?

Quem somos é o que somos de baixo do sol. Necessitamos evoluir. Não só mudamos ou nos tornamos mais conhecedores de tudo, mas somos eternos errônios, a raça humana, mesmo já conhecendo quem fomos. Evoluir para sermos grandes novamente, sem medo de nós mesmos.

A humanidade briga consigo mesma sobre seu começo. Sobre todo o começo de tudo. A razão e a fé são consideradas divergentes. Esse presente que conhecemos nem sempre foi assim. Sabemos que tudo muda de acordo com suas nescessidades ou simplismente pelo o que existe pra ser. O conhecimento do que se supõe e o conhecimento de causa podem ser mais concordinos, mas a verdade é que nem sabemos onde cada um de nós estavamos antes do mundo existir.

Quem disse que a ciência de nossas mentes desconhecedoras de tantas questões é capaz de seguramente afirmar nossas teorias evolutivas ?

A teoria da evolução mais aceita é a de Darwim. O mais forte se perpetua. A ciência de um modo geral acredita em uma ordem desde o nascimento do universo até os dias de hoje. Passando pela evolução da flora, fauna sendo o homem o ser mais evoluido. Outra teoria é a bíblica. Negando veemente que o homem evoluiu do macaco e que o mundo fora feito em sete dias. É o momento em que consideramos a razão mais sólida, pois trata do que enxergamos e do que podemos entender. Mas se não compreendemos e queremos entender o que está além do que vemos, teremos que aceitar o desconhecido, o que nos é incompreencível.

Certa vez uma formiga chamou outra formiga para ver algo extraordinário. Era um placa de computador, que estava jogada no lixo. A formiga que mostrara o inigmático artefato para a outra perguntou o que seria. A outra formiga então respondeu: "Não entendo. É como fizessemos que o ser humano compriendesse o porquê de trabalharmos umas pelas outras". As vezes tudo é mais simples do que julgamos, as vezes a comprienção está além da nossa razão, de nossas ideologias. Pode não ser tão difícil de saber a origem de tudo. As respostas podem estar nas próprias perguntas. A questão no caso é como um homem de mais de uns dez mil anos antes de nossos dias, compreenderia certas coisas tão complexas até para nós, seres humanos supostamente tão mais evoluidos? Um livro que ultrapassa milhenios se deve interpretar de acordo com cada a geração. Por exemplo quando fala Noé. O dilúvio, segundo ele descreve, inundou o mundo todo. Todos os animais do mundo morreram, exceto os que ele salvou. Existem estudos que apontam vestígios de que o local descrito na bíblia que fora onde aconteceu o dilúvio, sim foi invadido pelo mar. Agora em uma época em que nem se sonhava que existisse algo depois dos mares, o pensamento de um homem ao ver toda o alcance de sua visão coberta pelas águas, seria de deduzir que tudo foi inundado. O mundo pra ele era um pouco mais que seu jardim. Ora, aquele pedaço de terra em que Noé vivia é que de fato poderia ter acontecido o dilúvio. Hoje consideramos que tudo acaba depois do universo. um elétron em torno do sol, o planeta terra. E se o universo fosse um átomo?

"E disse Deus: Haja luz e houve luz". Pode derrepente parecer familiar com o Big-bang. A evolução na bíblia se encontra em uma ordem,  cronológicamente falando, igual ao que a ciência acredita. Depois dessa grande explosão algumas matérias ainda não poderiam existir devido ao imenso calor. Há uma concordância de tempo com o vercículo da bíblia que diz: " E a terra era sem forma e vazia. E o Espírito do nosso Deus se movia sobre as faces das águas". Mas é claro já não tão quente, por existir a água líquida. Depois separação das águas da terra seca, árvores, vida marinha, aves, animais terrestres, até chegar no último: " Façamos o homem a nossa imagem e semelhança". Onde recaiu um arrependimento, mas por causa de poucos valeu a pena pra ele. Então tanto pela ciência como pela bíblia, o homem vem depois do macaco. Que outras fontes nos dá a entender sobre o que já foi senão o que foi escrito ou o que nossa espertíze pode descobrir?

Depois de tanto tempo construindo, escavando e explorando, nos deparamos com o fato de entendermos só agora que seria melhor vivermos nús em meio a natureza sem trabalhar. Isso era no começo, e então, parece que quanto mais conhecemos o futuro mais reconhecemos que o começo é o nosso melhor estado de ser. O começo é o nosso melhor lugar.