EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE PROJECTOS NAS ORGANIZAÇÕES

 

RESUMO: O presente artigo tem como principal objectivo evidenciar a necessidade de que novas práticas, uso das tecnologias de informação nas organizações como ferramentas de apoio e Baseia-se na reflexão acerca do cenário actual, da inserção das TI em diferentes sectores das organizações. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa do tipo exploratório tendo como método de investigação o estudo de caso das organizações de caracter publicas ou privadas. Actualmente, já é comum afirmar que as novas tecnologias, de um modo geral, estão dominando o nosso cotidiano cada dia que passa vai surgindo os novos paradigmas do uso e implantação das TI[1].

 

Introdução

A gestão de projectos tem uma posição estratégica nas organizações, dado que uma eficiente gestão dos projectos de uma organização influencia directamente no alcance dos objectivos estratégicos e das metas de uma organização. Não é novidade dizer que problemas de comunicação nas empresas e nas equipes de trabalho causam interferências nas organizações e, em especial, na gestão dos projectos. Tornar a comunicação eficaz é um desafio diário.

A globalização e o avanço tecnológico trouxeram inúmeros obstáculos para as organizações. As empresas estão inseridas em um ambiente altamente competitivo e turbulento, que se transforma a todo instante com uma velocidade alucinante, exigindo das empresas um sistema de informação ágil que acompanhe o ritmo das transformações. A busca por competitividade, através de redução de custos e ganhos de produtividade, está fazendo com que as organizações procurem por inovações tecnológicas que permitam uma vantagem competitiva. Neste contexto, a utilização de novas tecnologias tem sido considerada vital para a sobrevivência da organização, principalmente a utilização da Tecnologia de Informação (TI), que já está presente no dia-a-dia das organizações, provocando mudanças profundas em toda a empresa, alterando a estrutura organizacional, as relações de trabalho, o perfil do trabalhador e a cultura da organização[2].

Tecnologia de informação de comunicação

O termo TIC é recente e vem substituindo o termo TI, que por sua vez substituiu o termo Informática no que se refere às tecnologias acima citadas, aplicadas no contexto das organizações. Desde um ponto de visto terminológico, Marques (2000) define:

 Tecnologia: a aplicação dos conhecimentos científicos para facilitar a realização das actividades humanas, supõe a criação de produtos, instrumentos, linguagens e métodos ao auxílio das pessoas.

Informação: dados que tem significado para determinados grupos. A informação é fundamental para as pessoas, uma vez, que a partir do processo cognitivo da informação que obtemos continuamente com nossos sentidos tomamos decisões que dão lugar a todas as nossas ações.

 Comunicação: transmissão de mensagens entre pessoas. Como seres sociais as pessoas, além de receber informação dos demais necessitam comunicar-se para saber mais deles, expressar seus sentimentos e desejos, coordenar os comportamentos dos grupos de convivência, etc.

Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): quando unem-se estas três palavras fazemos referência ao conjunto de avanços tecnológicos que proporcionam a informática, as telecomunicações e as tecnologias audiovisuais que compreendem o desenvolvimento relacionados com os computadores, a internet, a telefonia, os “mass media”, as aplicações multimídia e a realidade virtual. 2.3 Impactos em gerenciamento de projectos De acordo com Froese (2010), as mudanças trazidas dos avanços na tecnologia de informação e comunicação para a gestão de projectos não são puramente técnicos, mas devem ser acompanhadas de mudanças nos processos de gestão Tendências atuais em TICs estão produzindo uma grande variedade de novas ferramentas baseadas em computador para suportar o gerenciamento dos projectos de engenharia e construção. Estas ferramentas, particularmente aquelas associadas com a construção de modelos de informação para a modelagem do projecto e integração prometem grandes aumentos na eficácia e eficiência no design e gestão dos projectos de construção.

Impactos das novas tecnologias nas organizações

O impacto das novas tecnologias nas organizações tem sido um dos principais focos de estudo dos pesquisados nos últimos anos devido a sua rápida disseminação no ambiente empresarial e grande repercussão na sociedade, a qual recebe suas influências. Gonçalves(1993).

Impactos das novas tecnologias nas organizações: uma visão política

A tecnologia, segundo Morgan (1996), tem servido desde o início da história como instrumento de poder, aumentando as habilidades humanas de manipular, controlar e impor-se sobre o ambiente. Segundo o mesmo autor, a introdução de uma nova tecnologia pode alterar o equilíbrio de poder, fato que explica importantes conflitos entre administradores e empregados e entre diferentes grupos dentro da organização referentes às tentativas de mudar a tecnologia. Diante deste contexto, apresentamos os impactos específicos da Informática sobre as pessoas (Gonçalves,1993) que, muitas vezes, levam os trabalhadores a resistências devido às alterações no jogo político estabelecido:

  • Padrões de comunicação entre as pessoas;
  • Skills exigido das pessoas para o desempenho das tarefas;
  • Capacidade de influência das pessoas;
  • Nível de privacidade das pessoas;
  • Acesso das pessoas a informação;
  • Papéis desempenhados pelas pessoas;

A implantação da Tecnologia de Informação pode alterar drasticamente as estruturas de poder das organizações, cortando níveis hierárquicos, extinguindo a supervisão, centralizando o poder na alta direcção e provocar mudanças nas relações de poder entre os indivíduos ou grupos, fortalecendo a influência de um e eliminando a fonte de poder de outro.

Impactos da tecnologia no trabalho

A Tecnologia da Informação provocou uma transformação na natureza do trabalho que passou de manual para electrónico, alterando drasticamente o conteúdo das tarefas, sendo o impacto mais forte percebido pela organização. Diminuindo-se o tempo de realização de uma tarefa, cada funcionário passou a ser mais cobrado sobre a qualidade de seus serviços e quantidade de procedimentos, práticas, relatórios que foram possíveis graças à TI, aumentando assim o ritmo de trabalho e as exigências. Em relação as habilidades dos funcionários, muitas outras foram exigidas, desde como utilizar o computador até o aprendizado de novas funções.

Vantagens e benefícios do uso de tecnologia da informação nas organizações

O sistema de informação em uma empresa é uma grande área funcional que interage as informações de todos os sectores de uma empresa: contabilidade, finanças, administração. Geral, administração de Operações e de Recursos Humanos e o sector de Marketing. Ele fornece enorme contribuição para eficiência operacional, produtividade e satisfação do cliente; além de principal fonte de informação para apoio tomada de decisão, de desenvolvimento de produtos e serviços competitivos, e da agilidade na realização dos negócios. A tecnologia da informação apoia a globalização no sentido de disponibilizar recursos tecnológicos necessários ao acompanhamento do mercado global, É ela que transmite as ferramentas adequadas para operacionalização destas transacções comercias globais de modo instantâneo e barato, transformando as empresas locais em organizações internacionais. Assim, é possível explorar nichos isolados, caçar talentos e capacitações diversas e ainda formar alianças comerciais. A internet é um exemplo de como as empresas precisa da tecnologia da informação para sobreviver no mercado actual, sendo a plataforma mais utilizada nas organizações actualmente. Pelo fácil acesso e manuseio, ela e outras redes similares são vitais para uma empresa que queira estar dentro do mundo dos negócios dos novos tempos. As vantagens do comércio electrónico, do atendimento e da realização de negócios, da busca de informações, da comunicação fácil, rápido e real em lugares distantes possibilitam empresa multas oportunidades e chances de sucesso.

Gestores de ti nas organizações

O gestor da TI deve sempre ter clara a visão da abordagem sociotécnica, humanística e da teoria geral de sistemas. Dessa forma, conceitua-se o gestor como uma função, não um cargo, nem uma profissão. As habilidades requeridas dos gestores e o conceito de gestão sempre envolvem a actuação com: pessoas ou recursos humanos; projectos, processos e/ou actividades; e recursos diversos, tais como: tecnológicos, financeiros, materiais, de tempo, etc. A gestão participativa é a mais indicada para a gestão da TI e consequentemente para a gestão dos negócios. Actualmente o gestor da TI é chamado de CIO (Chief Information Officer). Os CIOs são os gestores responsáveis pelos recursos tecnológicos e pela utilização estratégica das informações das organizações, normalmente ligados à alta administração da organização. Seja actuando como funcionário, prestador de serviços ou consultor, o mercado requer dos profissionais de TI capacitação, qualidade, produtividade, efectividade, dedicação, envolvimento e comprometimento nas suas actividades.

[...]