Muitas pessoas hoje em dia não sabem viver sem aquela dose diária de algum remédio. Quem está em algum tratamento médico e precisa tomar medicamentos para aliviar sintomas da dor e da doença, mas também quem não está em acompanhamento médico tem sua farmácia particular em casa.

Aquela dor de cabeça, dores no corpo, gripe... Para tudo isso surgem remédios que não precisam de receitas médicas para compra-los na farmácia e vivem aparecendo na TV em algum comercial que convence quem não entende nada a obtê-lo. Mas isso nem sempre é uma prática que deve ser mantida. Muitos profissionais da área da saúde prescrevem medicamentos que são de uso exclusivo daquela pessoa com aquela doença. Como cada organismo pode apresentar reações diferentes, mesmo que você seja diagnosticada com alguma doença que sua mãe teve – e do tratamento dela sobraram algum remédio – não os utilize. Pois podem ter perdido a validade ou não podem funcionar com seu corpo.

Outro problema em utilizar medicamentos sem orientação médica é a superdosagem. Como não existe um médico para falar qual é a dose correta para cada hora e de quanto em quanto tempo o remédio deve ser ingerido, muitas pessoas, ao tentarem melhorarem da doença acabam pioram seu estado. Um remédio de dor de cabeça não deve ser consumido com uma frequência menor que quatro horas entre outros remédios. Saber quantas miligramas são necessárias para que você não sobrecarregue seu corpo só é possível com um médico ao seu lado. Por isso, um dos sintomas que mais acompanham as pessoas e seu dia a dia, e que é o mais combatido pelos médicos é a dor. Mas um medicamento utilizado para aliviar a dor e que deve ser utilizado com o acompanhamento de um profissional da saúde é o Toragesic.

Quantos miligramas são suficientes?

Quem sente dor não vê a hora de sumir com essa sensação e nunca mais senti-la novamente. Isso, muitas vezes não é possível, mas pode ser controlável. Com o Toragesic, você pode controlar a sua dor, desde que esteja sob prescrição médica, e o tratamento não deve superar 5 dias. Para saber se você deve tomar por mais tempo ou não é a situação do seu estado de saúde e a opinião do seu médico.

Este remédio é dividido em duas dosagens para ingestão. Indicado para pessoas com até 65 anos de idade, sem insuficiência renal e com mais de 50 quilos não deve tomar uma dose superior a 60mg num único dia. Essa quantia você pode dividir em dose única de 10 a 20mg, ou 10mg a cada seis horas. Respeitando esses limites, você estará fora do risco de fazer do uso desse remédio, uma superdosagem. 

Já para as pessoas que não apresentam essas condições, podem tomar a mesma quantidade de doses já explicada acima, mas o máximo que pode ser consumido não pode ultrapassar os 90mg. E sempre que você entrar em algum procedimento médico – incluindo consultas com seu dentista – deixe-o ciente dos medicamentos que você está tomando para que ele possa fazer a avaliação correta e tomar os cuidados necessários com você.

Cuidados com o remédio

Para evitar efeitos colaterais durante o tratamento com Toragesic, não tome este medicamento com produtos que contenham ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios. Como qualquer outro tratamento, evite também ingerir bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando este medicamento.

Ao começar o tratamento, o paciente provavelmente estará internado e a ingestão do Toragesic via oral ou em gotas pode gerar o esvaziamento e lavagem gástrica do seu organismo, e até mesmo a indução de vômito. Para que isso não ocorra, o paciente deve ser mantido em observação e monitorado em relação a reações adversas. Mas este tipo de efeito colateral é cuidadosamente controlado por seu médico, sem motivos para preocupação.