Eventos de MMA

Por Mma na Veia | 23/01/2014 | Educação

Atualmente, o negócio dos eventos de MMA (artes marciais mistas) vem sendo desenvolvido com sucesso por empresas de grande porte, como o Ultimate Fighting Championship (UFC) e o Shooto e dezenas de outras empresas menores, mas também realizadores de importantes campeonatos de lutas mistas.

Mesmo que, no seu início tivesse um regulamento ligeiramente diferente, a Shooto é considerada a primeira companhia organizada de MMA e que ainda está em atividade. O MMA japonês Pride Fighting Championships marcou história, mas foi comprado e extinto pela UFC.

O UFC, o maior dos torneios de lutas mistas criados nos Estados Unidos, realiza eventos de MMA em nada menos que 149 países e transmite em 30 línguas diferentes em todo o mundo. O Shooto, criado no Japão, é considerado como um esporte de combate independente, realizando eventos com sucesso internacional que alcançam a Austrália, Bélgica, Brasil e outros países.

A expressão artes marciais mistas (MMA) foi usada pela primeira vez pelo presidente da Battlecade, Rick Blume, em 1995, para definir os atuais eventos de combate de lutadores de artes marciais diversificadas na América.

Até então era usada a própria expressa “Ultimate Fighting,” popularizado pelo Ultimate Fighting Championship (UFC).  Por ter sido criado por um brasileiro, Rorion Gracie, inspirado nos eventos de Vale-Tudo do Brasil, algumas vezes, um evento de MMA é chamado de Vale-Tudo.

Por sua vez, no Japão, o termo utilizado é “Sōgō Kakutōgi prevalece (algo como: Artes Marciais Compostas), que teria sido usado pela primeira vez por Akira Maeda.

Os eventos de MMA conquistaram grande popularidade nos Estados Unidos em 1993, quando Rorion Gracie criou o primeiro torneio UFC. No Japão, o interesse no esporte resultou na criação da maior organizaçao de MMA da história, o Pride Fighting Championship, em 1997.

A família Gracie teve, portanto, um papel de pioneira na criação dos eventos de competiçao de artes marciais mistas abertos ao publico e sua popularização através da televisão.

O fato é que em que parte do mundo em que os torneios sejam realizados, eles são garantia de eventos de sucesso, sendo muito esperados e prestigiados por seus milhares de fãs de vários países de todos os continentes.

Os organizadores do Ultimate Fighting Championship, por exemplo, costumam divulgar recordes de público a cada ediçao do certame, já tendo superado a cifra de mais de 750 mil expectadores em um só evento.  Atualmente, o valor de mercado do UFC está calculado em um bilhão de dólares.

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo do MMA - www.mmanaveia.com.br