Mais um ano eleitoral é vivenciado pela população brasileira. E neste novo pleito, o que tem se destacado desde muito antes dos lançamentos de pré-candidaturas, convenções partidárias e campanhas eleitorais, são as ações de Fake News. Seja pelas publicações em redes sociais ou por envio de aplicativos de mensagens. Esta prática, tem preocupado a população de forma geral. Desde a instância jurídica eleitoral mais alta do País, que é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a comentaristas sobre política e eleições, o assunto das notícias falsas, é presente, alertado, combatido e punido (TSE, 2018; Fake News, 2018). 

    Em uma pesquisa rápida, descobrimos que Fake news significa "notícias falsas". São as informações noticiosas que não representam a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais. Chamada também de imprensa marrom, por consistir na divulgação irresponsável de boatos, mentiras e de desinformar o leitor. Estas atitudes, além de divulgarem mentiras, ainda omitem a verdade, ou fazem com que o verdadeiro seja coberto ou não ouvido, pelas informações inverídicas divulgadas. 

    Na Bíblia Sagrada, ao falar sobre mentiras, temos claramente a advertência do apóstolo Paulo que diz: “Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com seu próximo…” (Bíblia Sagrada, Efésios 4.25, 2017). O próximo que o Senhor Jesus nos mandou amar como a nós mesmos (Mt 22.39). Este é o exemplo e ensinamento que o Mestre Jesus nos deixou. Falar a verdade, viver na verdade, ser testemunha da verdade, nem que custe nossa própria vida. Pois a Palavra de um cristão é sim, sim ou não, não (Mt. 5.37). 

    Na atualidade a quantidade de fake news repassadas em aplicativos, redes sociais e textos impressos é incontável no meio dos evangélicos, sejam membros ou pastores. Infelizmente muitos indivíduos tem sido canais de mentiras, portadores não de boas novas, mas de maléficas notícias falsas. O que ocorre é que recebem uma mensagem no celular, não verificam se procede o vídeo, a mensagem, a imagem ou a suposta “notícia" e retransmitem sem nenhum crivo ético, moral e de busca de veracidade. 

    Aprendemos através da ética cristã, baseada em conceitos bíblicos, que o cristão não deve mentir. Na sua pratica de vida, a tratativa da questão moral, deve ser exemplar, sendo ensinados por Cristo, a serem sal e luz. Buscar saber a veracidade, é dever de cada salvo em Cristo, pesquisando o máximo possível de fontes confiáveis para assim repassar a informação que deseja, sendo ainda necessário saber se esta edifica e irá exaltar ao Senhor. Pois em tudo na vida do servo e da serva de Deus, deve ser para glorificar ao Eterno. Como diz o apóstolo da Graça: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus (Bíblia Sagrada, 1 Co 10:31, 2017). O texto é categórico em afirmar que qualquer coisa que fizermos, é para a Glória de Deus. 

    Como Deus é exaltado, sendo que obreiros, membros da Igreja e líderes, usam o seu aparelho de celular, smartphone e computador para retransmitir mentiras, palavrões e mensagens que foram montadas por homens e mulheres inescrupulosos, que agem desta maneira, por serem de procedência maligna, servos das trevas e escravos do pecado? Estando presos nas corrupções do mundo e atuando para denegrir vidas. A quantidade de “vídeos de situações que ocorreram a cinco anos atrás ou mais, que são retransmitimos como se tivessem ocorrido ontem, e ainda com afirmações que a TV não mostrou”, são de quantidade expressiva circulando nas redes. Sendo vídeos que fazem parte de outro contexto histórico, e como são atos de luta ou de busca por transformação política e mudança social, são usados para exaltar grupos e/ou pessoas que se apropriam dessas imagens para auto se promoverem. 

    Mensagens onde falam de líderes religiosos de outras instituições, afirmando que estes proibiram a Bíblia, ou disseram algum ensino herético, também é viral nos aplicativos e na web. São recorrentes imagens montadas denegrindo pessoas, sendo mais uma falsa notícia, que também tem se disseminado na internet e aplicativos. Todas essas mentiras são repassadas por milhões de evangélicos, sem estes ao menos verificarem as informações. Cometendo assim o pecado da mentira, pois cooperam para que estas se disseminem no meio social. Tendo como resultado, um assunto que foi manipulado e adulterado, fazendo com que ocorra algo terrível, a mentira torna-se “verdade" e a verdade, torna-se “mentira”.

     Ao receber um dia (de muitos que ocorrem) uma dessas falsas mensagens, indaguei ao irmão se esta mensagem era real. Ele não me respondeu. Ao mostrar a ele que era mentira, ele simplesmente me disse: “Eu recebi de um pastor”. Querendo então colocar a culpa no outro cristão. Repetindo assim o segundo pecado de Adão, justificar o erro no outro, e não assumir o seu pecado. É o que muitos pentecostais e protestantes desejam fazer na atualidade: Repassou porque recebeu de outro(a). Mas não tem justificativa, o que chega a nós, devemos averiguar, e devemos repassar apenas o que produz edificação, o que glorifica a Deus através de nossas atitudes.

    O Senhor Jesus foi vítima de Fake News. Ao ser julgado injustamente pelo sinédrio, a sofrer terríveis dores por conta da tortura e de ter sido pregado em um madeiro. Veio a falecer, mas ao terceiro dia ressuscitou, pela glória eterna que somente o Deus uno-trino possui. Foi-se divulgado entre os judeus por ordem do príncipe dos sacerdotes e dos anciãos, o dito que o corpo de Jesus foi levado pelos discípulos quando os soldados dormiram. Tudo isso fizeram aqueles homens, por dinheiro (Mt 28.11-15). Sendo ainda o mesmo motivo que levam pessoas a produzirem notícias falsas contra outras. A busca por  poder e dinheiro. E se algum candidato político comete tal prática, ou algum apoiador retransmite estas mensagens falsas, estes cometem terrível pecado. E revelam quais serão seus comportamentos caso venham a vencer as eleições.

    O verdadeiro evangélico aborrece o mal e apega-se ao bem (Rm 12.9). Não é instrumento para denegrir, mentir ou dizer qualquer mal contra alguém. Pois transmite a verdade, a vida e mostra o caminho que é o Cristo. Que representa amor, graça e misericórdia. Mesmo que alguém pense diferente, cometa atitudes que sejam antagônicas a princípios cristão. Sempre prevalece a verdade na vida do cristão e da cristã que busca viver na verdade, andar na verdade e anunciar a verdade. 

 

Referências

Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira Almeida. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil; Rio de Janeiro: CPAD. 2017. 848p.  Antigo Testamento e Novo Testamento.

TSE promete rigor contra fake news durante as eleições. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/06/09/interna_politica,965665/tse-promete-rigor-contra-fake-news-durante-as-eleicoes.shtml> Acesso em 13. Set. 2018. 

Fake news podem impactar nas eleições brasileiras? Disponível em: Acesso em: 13. Set. 2018.