Como eu gostaria que fosse verdade, mas me apropriando mais uma vez da excelência musical de Lulu Santos posso afirmar que estamos a passos de formiga e sem vontade...

Sem descrer da força de vontade de uns... As tecnologias ainda são inacessíveis ou escassas a muitas pessoas e se tratando do âmbito escolar a coisa piora muito mais.

Muitas escolas têm as chamadas salas de “Acessa” onde há entre dez a quinze computadores, mas os ingênuos acham que a modernidade flui...

Vou lhes dizer a verdade. De dez computadores, por exemplo, três funcionam. Professores se inibem ao usarem estes computadores, pois as escolas sabem que há muitos adolescentes e crianças vândalos, isso quando não invadem de madrugada a escola e roubam o restante dos computadores.

Deveria ter professores monitores permanentes na sala de “Acessa” para auxiliarem no uso e vigiar os “anjinhos”.

Posso estar sendo radical e preconceituosa, mas é um erro colocar um jovem aprendiz para auxiliar os alunos e professores.

Na realidade que vivo quase sempre o “mocinho” nunca está na sala de Acessa e, convenhamos, deveria ter dois monitores (manhã/tarde/noite) para suprir todos os períodos da escola.

Mas mudando um pouco de foco, já ouviram a “piada” de que os professores iriam ganhar tablets!? RaRaRa!

Detalhes: Não é dado... É emprestado. Somos somente tutores dos aparelhos; os aparelhos devem permanecer na escola; A manutenção ou qualquer dano ao aparelho é de responsabilidades do professor, mas se caso o professor não cumprir suas responsabilidades em relação ao aparelho... Não se preocupe. Haverá um único professor que assinará um termo de responsabilidade por todos os tablets entregues na escola, ou seja, se um professor eventual nunca mais voltar e levar embora o aparelho, o professor que assinou o termo de responsabilidade geral irá pagar o prejuízo...

“Muito interessante, esta professora está reclamando à toa” __ alguns leitores pensarão assim ao ler o artigo.

Queridíssimos leitores! O que adianta recebermos tablets se as salas de Acessa estão detonadas ou sem monitores para efetivarmos o uso?

E lanço mais uma questão meus leitores... Os professores agora têm tablets, mas para quê servem se os alunos continuam com salas inadequadas com carteiras desconfortáveis, detonadas e alinhadas no padrão arcaico do positivismo europeu (nem a Europa usa o modelo positivista) e, sem contar que só temos a vista o bom e velho quadro negro!? E os alunos não irão receber tablets ou computadores, não que eu seja contra, mas ainda terão que se sujeitar a canela, lápis, borracha e o bom e velho caderno!?

Digam- me bons leitores, há coerência no sistema educacional “evolutivo”?

E a lousa digital que eu nem havia mencionado?

Estas lousas digitais só algumas escolas receberão e, detalhe, somente uma lousa digital entregue a cada unidade escolhida, sendo que uma escola tem em média de quinze a vinte salas de aula.

Eu tenho uma ideia para sugerir ao governo. Acabem com as salas de Acessa e coloquem em cada sala de aula computadores de acordo com o número de alunos, mas antes reestruturem e organizem os espaços escolares de um modo mais criativo e confortável para estimular o ensino- aprendizado dos educandos.

Acabo de lembrar, os alunos não precisam de computadores nas salas de aula... Eles têm os excelentes “cadernos do aluno”.