Eu e a Guerreira da Chapada

por Aparecido da Cruz*

Conheci a Polícia Mirim de Boquira em dois mil e onze por ocasião do Encontro Nacional de Grupos Pré-militares do Brasil, realizado na cidade de Tucano no Estado da Bahia, onde grupos de todas as regiões do país se mobilizaram a fim de deliberar e melhorar a percepção das atividades pré-militares em todo o território nacional.

Na oportunidade, tive a honra de conhecer uma pessoa fantástica e de trato muito fino, a saber, comandante Jonas da Policia Mirim de Boquira, que imediatamente me apresentou seus oficiais mais próximos, dentre eles Odaísio e Lídio, os quais também me levaram ao acampamento da Policia Mirim de Boquira e ali me apresentaram seus oficiais e praças, me deixando não só encantando, mas apaixonado pela instituição e todos os seus membros.

Firmado o compromisso de visitar a corporação em breve, pouco mais de um ano depois do evento em Tucano, juntamos esforços voluntários e fui conhecer esta importantíssima “guerreira da Chapada”, como carinhosamente aprendi chamar a Policia Mirim de Boquira, onde além de uma recepção que me causa muita felicidade e gratidão até os dias atuais, pude conhecer de perto o fantástico trabalho desenvolvido pela instituição na recuperação, amparo, acolhimento, agrupamento de valores e transformação social que são marcas registradas de suas ações.

Durante minha caminhada pela cidade, não foram poucos os comentários aquilatadores e maravilhosos que ouvi de moradores, autoridades, lideres sociais, religiosos e educadores, a respeito da importância e relevância da PM de Boquira não só para a sociedade boquirense, mas também para toda a região, resultando em mais outras duas visitas àquela cidade em ocasiões distintas, sempre com muita alegria e satisfação, além de levar aquele legado aos meus pares em todas as atividades de nossos núcleos em São Paulo e no Brasil.

Cidade simples, mas acolhedora, Boquira tem para mim na atualidade um significado muito expressivo, pois além de considerá-la morada da “guerreira da chapada”, a querida Policia Mirim, a cidade tem história, legado e memória inconfundíveis. Lá tenho amigos e irmãos que fazem o ser boquirense uma experiência única. Não sou baiano de nascimento, mas o sou de coração, e se tivesse que escolher uma cidade naqueles cantos para viver, não tenho dúvidas que esta seria Boquira, que reúne oportunidades e possibilidades para além de seus territórios, além de exportar um modelo de ação, a Polícia Mirim de Boquira, que mostra na prática como deve ser uma instituição exemplo para resgatar nossos jovens e crianças pelo padrão ali desenvolvido e quiçá, modelo a toda a sociedade brasileira pelo protótipo que congrega.

 Meu respeito e minha admiração a Policia Mirim de Boquira, minha saudação e homenagem a querida cidade de Boquira, bem como a todos os filhos e filhas, moradores e moradoras desta terra querida, que mesmo moribunda do minério de chumbo, das pedras preciosas e da extração da galena, não perdeu seu brilho, nem a exultação do seu povo querido e amado. Terra que carrega em seu nome a esperança da água e em sua bandeira os símbolos das riquezas naturais.  

Boquira terra querida

Que por ti demonstro amor

Da Chapada é guerreira

Vibra forte seu valor

Cidade humilde e acolhedora

Resistiu a transformações

Pátria de grandes infantes

Exporta talentos gigantes

És nobreza impar para este autor

 

Aparecido da Cruz é comandante da Escola Superior de Comandos Pré-Militares do Brasil, Diretor da Sociedade Brasileira de Proteção Humana, da Sociedade Brasileira Amigos do Exército Brasileiro - SAEB, Coordenador Nacional do NUPREC Defesa Civil, Capelão da Escola Superior de Ciências Policiais, servidor público federal, professor, escritor e conferencista. Jornalista MTE 73975-SP.