RESUMO

O epicurismo é umas das escolas do período helenístico, tendo como doutrina a busca pelo prazer como fim primeiro e último para se alcançar a felicidade e a paz de espirito. Considerado por muitos como uma ética ateísta, carrega traços ascéticos e estado de vida austero. Em uma Grécia antiga o epicurismo era vivido nos “jardins”, lugar que era afastado da área urbana onde homens e mulheres praticavam uma filosofia prática e simples, buscando prazeres necessários e que não lhes trouxesse dores, mas satisfações. Outras escolas também tiveram destaque, umas delas era o estoicismo que pregava a extirpação dos prazeres e que as coisas são passageiras, esta filosofia teve grande influência na filosofia cristã.

Palavras chave: helenismo, epicurismo, virtudes, ética e prazer

INTRODUÇÃO

Trataremos da ética dentro da perspectiva epicurista. Voltaremos o olhar para a “a carta de Epicuro a meneceu” nesta obra é possível compreendermos toda filosofia epicurista enquanto ética de vida. A ética tem por objetivo tratar dos problemas cotidianos dos seres humanos enquanto pessoas que vivem em sociedade. A ética epicurista tem como moral a busca pela felicidade, partindo do pressuposto, que o prazer lhe proporciona ausência de dores e caminho para alcançar e Eudaimonia e ataraxia,[1] não temer a morte, nem, os deuses, conservar boas amizades, ser virtuoso, etc., todos esses objetivos são pressupostos para se chegar a tão desejada felicidade e paz de espirito. Esse caminho também se dar em diferenciar as formas diversas de prazeres. Como falamos antes a dor é sanada com o prazer, porém o próprio prazer vivido de forma equivocada e sem equilíbrio consequentemente gerara dor ao indivíduo.

Com um olhar para uma das obras que sobreviveu ao tempo iremos perceber uma ética de vida simples e autêntica, talvez o filósofo do jardim tinha em vista oferecer uma experiencia filosófica e ética para sanar as diversas dores que a sociedade grega estava passando.Importante destacar que mesmo a ética platônica e aristotélica tendo se configurado na maior parte da sociedade,no Período das Escolas Helenísticas os dois filósofos já haviam falecido, e como vimos anteriormente havia uma crise política, democrática e filosófica, o filósofo do prazer oferece uma experiência que proporcione aos cidadãos atenienses alcançar a paz de espirito e a felicidade.

Trataremos de aspectos de maiores relevâncias para a ética de Epicuro, no primeiro capítulo iremos tratar da filosofia como sendo o caminho para a felicidade, o exercício dela nos permitirásabedoria para lidar com a vivencia dos prazeres. No segundo tópico abordaremos o conceito de Epicuro a respeito dos deuses e a morte, onde ele apresenta estes dois fatores como algo temeroso pela humanidade, mas não há o que temer pois os dois não interferem na vida do homem.

O conceito de Physis[2]é outra dimensão de grande pertinência pois ele define acerca da moral de sua filosofia, esta que acredita no materialismo da alma,a grande problemática a cerca disso é a não aceitação de muitos filósofos contemporâneos como também críticas cientificas, ora, Epicuro não tinha grandes instrumentos para essa pesquisa e afez com grande autoridade, oque não nos permite julga-lo como errado, mais voltar o nosso olhar para o sentido histórico em que vivera, tendo em vistaque a ciência evolui todos os dias. No caminho desta felicidade viver bem é outro aspecto que abordaremos, esse viver bem consiste em que o indivíduo busque subsídios para distinguir os prazeres naturaisnecessáriosdos naturais não necessários. Segundo o filósofo do prazer nós já nascemos com eles, cabe a nós escolhermos qual de fato nos trará condições para uma vida tranquila, sem dores. É importante ressaltar que na teoria psicanalista freudiana o próprio Freud aborda as questões inatas dos seres humanos, que influencia em suas escolhas e em seus comportamentos.

Não podemos esquecer que o período helenístico[3] é fruto de grandes escolas:ceticismo, Epicurismo, Estoicismo, Cinismo, Escola peripatética, Neopitagorismo, Platonismo e Ecletismo. Todas elas subsistiam em um momento difícil para a sociedade grega, eles estavam sob domínio do império da macedônia, chamados de bárbaros, na Grécia nascia uma nova cultura, influenciada pelo oriente, assim esse período é marcado pela divisão de novos impérios. Desta forma abordaremos essa filosofia mais conhecida como ética do prazer e da prudência, tendo como elemento central a carta da felicidade de Epicuro a meneceu, onde o mesmo caracteriza toda sua crença e sua ética. [...]