Thiago de Faria Paiva

Discente do Curso de Educação Física Bacharelado do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO

                              

           Ética e Educação física

       O incomum progresso cientifico e tecnológico analisado na área da saúde fez com que infinitas informações fossem aos profissionais atuantes nessa área. O nascer e morrer, a atribuição de recursos se os limites de pesquisa em seres humanos não são o padrão disso, isso a humanidade precisou desertar o paradigma de ter atinado o mundo.

          Etimologicamente, o termo ética advém do grego ethos que representa o modo de ser, caráter. Mostra a reflexão filosófica a respeito da moralidade assim as regras e os códigos morais que guiam a conduta humana. Seu objetivo e esclarecer e regularizar as bases do fato moral e propor as diretrizes e os princípios abstratos da moral.

A sapiência do comportamento humano é a ética. A qual sistematiza a discussão filosófica do comportamento humano, do agir, auxiliando assim com algumas normas, o homem na sua vivência em família, grupo e, portanto, na sociedade.

            Antigamente, a ética era conhecida por ser algo mais religioso, sendo que a religião que determinava a conduta do homem, se o mesmo era bom ou mau. Assim, o homem tinha que se religar a Deus, para que conseguisse se libertar de seus pecados.

            A ética foi introduzida pelos filósofos na antiguidade grega. Sócrates, por exemplo, assentia que o cidadão tinha incumbências para o estado e para si mesmo. No entanto, foi Aristóteles quem estabeleceu o seu pensamento sobre a ética, deixando assim, relevantes obras utilizadas até o momento atual.

            A contemporaneidade, tornou ainda mais concreta a ética, fazendo aprimorar a noção de que está nas mãos do próprio homem a sua completa efetivação. Os exemplos vão de Descartes a Nietzche.

            Na ética de Kant, destaca-se a autonomia e, como princípio ético, a seleção de uma regra que possa ser de utilização universal, estipulando-se que o ser humano é um fim em si mesmo.

            Nesta distinta transição histórica da humanidade, nunca foi tão necessário o raciocínio ético para articular o comportamento humano, de modo que as ações de homens e mulheres possam ser voltadas para soluções benéficas universais e que não haja riscos para a própria conservação dos seres humanos neste planeta.

            As problemáticas éticas do mundo na atualidade são a tecnologia, a individualização da ética e o surgimento de uma sociedade consumista, do irrelevante, da luta pelo acúmulo de bens; a desumanização e o entorpecimento social; a procedência dos fenômenos sociais e a visão economicista do mundo.

            A Educação Física é uma dentre as oitocentas disciplinas elaboradas pela competência humana, que teve no século XX o topo de sua ampliação. Assim, esta é uma das mais propícias atividades sociais do homem no século XXI.

            Basta notificar, os múltiplos e novos conhecimentos e metodologias que, vêm sendo progressivos e integrados à prática da Educação Física, formando um novo profissional, comprovando assim, que seu desempenho não é só significativo, mas primordial para toda a sociedade.

            Agrega-se a isso uma nova definição de saúde como sinônimo de qualidade de vida onde o nascer, e o morrer humanos não mais podem ser caracterizados mero desastre, mas sim o futuro de uma pessoa, na prática de sua cidadania.

            O século XX, indubitavelmente, será reconhecido na história da humanidade pelos abundantes e excelentes feitos, pelas maravilhas obtidas pelo homem para com a sua imagem física e consequentemente, sua estética.

            Voltando à Idade Média, notamos que as silhuetas humanas se diferenciavam mais pelas circunferências que pelos ângulos.  Contudo, foi no final do século XIX quando se constatou que o mecanismo da doença se associava, entre outros, a concentração de gordura, a alimentação excessivamente desregrada e o sedentarismo é que culminou a nova fase de culto ao corpo, a prática de exercícios físicos e à alimentação equilibrada para alcançar assim, boa aparência e saúde.

            A atividade esportiva, seja ela qual for, amadora ou profissional, de forma alguma poderá desonerar dos atributos morais de quem a exerce. 

            Se o homem é um ser essencialmente ético, somente virá a aprimorar a sua moral pela persistência na prática do bem comum.

 

BIBLIOGRAFIA

- DRUMOND, José Geraldo de Freitas. Ética e Educação física. Disponível em: Acesso em: 31 de març. 2016.