INTRODUÇÃO

 

É notório que existem diversos métodos construtivos no mercado da construção civil, dentre os mais usuais sendo eles: Concreto armado, estrutura metálica e alvenaria estrutural, decidimos projetar uma edificação multifamiliar de interesse social onde foram adotadas mais usuais duas tecnologia, concreto armado e estrutura metálica. Segundo (OTTOBONI, 2008),a estrutura metálica é o método mais rápido de se construir, tornando-se mais eficiente quando se trata de tempo de construção, por outro (CARVALHO, 2014), afirma que o concreto armado é a metodologia de menor custo. O notório objetivo do presente trabalho é analisar dados e fatos hipotéticos utilizando índices da região sul Fluminense e comparar o custo com o tempo do projeto e execução, acrescentando que como proposta de utilização acadêmica,o projeto pode ser utilizado para análises futuras visando o aprendizado com as dificuldades encontradas no desenvolvimento do trabalho, além dos passos fundamentais que devem ser considerados ao se conceber um projeto.

 

1.1 - Natureza do Problema

 

Conforme dados (PNAD-IBGE),o déficit habitacional no Brasil está estimado em seis milhões de moradias, onde 83,9% está concentrado na faixa de renda de até três salários mínimos (tabela 1), onde existe uma forte demanda por moradias.

Tabela 01: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

ESPECIFICAÇÃO

FAIXAS DE RENDA MENSAL FAMILIAR (EM SALÁRIOS MÍNIMOS)

 
 

até 3

mais de 3 a 5

mais de 5 a 10

mais de 10

 

Região Norte

79,5

11,8

6,5

2,2

 

Região Nordeste

88,2

7,0

3,5

1,2

 

Região Sudeste

83,7

10,0

5,2

1,0

 

Região Sul

78,2

13,1

6,4

2,3

 

Região Centro-Oeste

83,9

8,8

5,0

2,4

 

Brasil

83,9

9,7

5,0

1,4

 
 

Fonte: PNAD-IBGE, 2014.

2-CONSIDERAÇÃOES E PROJETO

 

2.1-Considerações de Projeto

 

Nessa etapa, foi determinado o projeto arquitetônico que será o mesmo para o método construtivo em concreto armado e estrutura metálica, salientando a colaboração do professor Renato Itaborany Ferreira que forneceu o projeto arquitetônico, com a ressalva que o mesmo somente fosse utilizado para fins acadêmicos, foram executados algumas modificações no projeto inicial até mesmo para adequação ao software.

 

Para composição geral da estrutura procuramos utilizar as mesmas cargas aplicadas na estrutura, sendo elas de forma permanente, cargas acidentais, e até mesmo carga de vento, de modo que não haja variações propositais entre o modelo de concreto armado e estrutura metálica.

 

Para chegarmos aos perfis, na estrutura de concreto armado, utilizamos o software Cypecad2017, versão estudante e para chegarmos aos perfis nas estruturas metálicas, utilizamos o software Cype3d 2017, versão estudante.

 

Nos dias de hoje com o aumento exponencial da quantidade de empresas no setor de construção de um modo geral faz com que a competitividade aconteça cada vez mais, sabendo disso as empresas cada vez mais se preocupam com esse conceito.

 

Para Composição de custos foi adotado basicamente o sistema TCPO (Tabela de Composição de Preços para Orçamentos) com a composição do Rio de Janeiro, utilizamos a referência o TCPO 13 e TCPO 14 para composição de insumos e mão de obra, existem algumas composições que não se relacionam com o sistema TCPO, nesses casos em específico foram utilizadas outras fontes de pesquisa para composição, mantendo uma ordem de raciocínio consumíveis descritos via custo da região Sul Fluminense e custo de mão de obra conforme SINDUSCON (sindicato da construção civil Sul Fluminense), assim como empresas da região do Vale do Paraíba.

Uma vez que o objeto de estudo da presente pesquisa não é a construção real do edifício, não foi realizado um ensaio de sondagem, os valores utilizados no ensaio didático são os mesmos praticados em sala de aula somente para fins acadêmicos.