Nélio Paulo Hospital

Moises Avijala

 

 

Tema:

ESTUDO DE MODELAGEM

Licenciatura em Educação Visual
3° Ano

 

Universidade Licungo
Quelimane
2019

 

Índice
Introdução.......................................................................3
ESTUDO DE MODELAGEM OU MOLDAGEM................4
BARRO.............................................................................4
Propriedades do barro...................................................4
Materiais ou ferramentas usadas na modelagem de barro................................................................................5
Técnicas de Modelagem................................................6
Conclusão.......................................................................7
Referências bibliográficas.............................................8

 

 

 

 

 

 


Introdução
Neste presente trabalho iremos falar da modelagem dando-nos a conhecer os materiais moldáveis e as suas próprias técnicas, também falar um pouco do barro e do sendo um dos materiais moldáveis. A utilização de modelos faz parte do nosso cotidiano, que os utilizam para explicar ou descrever situações do mundo que a cerca, conforme pode se verificar em, (FERREIRA, 2006, p. 7). Na modelagem utilizada com fins educacionais é possível identificarmos um conjunto de princípios operando sua apropriação e refocalizarão face aos princípios que já operam na prática pedagógica. Neste trabalho, quando utilizarmos o termo modelagem, estaremos considerando como uma metodologia de ensino, de modo a facilitar o PEA Processo Ensino Aprendizagem, para uma melhor compreensão abaixo estará apresentado trabalho.

 

 

 

 

 

 


ESTUDO DE MODELAGEM OU MOLDAGEM 
A modelagem existe desde os primórdios da humanidade. Na antiguidade, moldavam o barro e transformavam em peças utilitárias e representativas. Mesmo nas civilizações posteriores a modelagem sempre esteve presente em vasos, máscaras, objetos decorativos e muito mais.
Neste caso, hoje ela é definida como o processo mecânico onde são obtidas peças utilizando matéria-prima não sólida. Esta pode estarem formato de pó ou de argila. Quando a matéria-prima é um pó, a solidificação pode ser feita através da adição de um líquido aglomerante ou por aquecimento. 
A habilidade em modelagem depende de experiência, conhecimento, intuição, julgamento, percepção e imaginação. A construção de um modelo é baseada num modo específico de olhar para o objeto, isto é, para a realidade. (SANTOS, 2002, p. 2). 
Chegando a conclusão que modelar ou moldar significa dar forma a qualquer material, modicando-o de modo a que venha apresentar apos o trabalho o aspecto que nós pretendemos.

Características da modelagem 
A modelagem caracteriza-se em barro, gesso, industrial e outras existentes, mas neste presente trabalho iremos falar apenas a modelagem em barro a partir da matéria-prima, suas propriedades, os materiais que podemos usar para a produção e as suas respectivas técnicas.

Barro
É uma matéria argilosa, moldável quando se junta a água e se esfrega directamente ao colocar a água e é composto de base de silicato.

Propriedades do barro
Plasticidade é a propriedade que a argila tem de se moldar apos a absorção de uma certa quantidade de água e de um tratamento que se chama amassar. 
Resistência é a propriedade que a argila tem ou possui após a secagem ou a cozedura sem deformação ao seu aspecto.
Impermeabilidade é a propriedade que a argila tem ou possui ao adquirir após a cozedura de não absorver qualquer líquido.
Sonoridade é a propriedade que a argila tem após a cozedura de emitir sons, mediante batimentos com algumas forças. 

Materiais ou ferramentas usadas na modelagem de barro 
Teques 
Garrotes
Rolo
Esponja 
Pano 

Figura:1 Materiais de modelagem em argila.

Teques são ferramentas que se usam na modelação de barro e são geralmente feitas de madeira.
Garrotes são ferramentas que se usam na modelação de barro e são geralmente feitas de madeira e fibras cinéticas e que serve para cortar o barro.
Rolo é um instrumento que serve para estender o barro sobre uma dada superfície ou base.
A esponja e o Pano é um dos instrumentos muito fundamental e indispensável na modelagem de barro, responsável pelo acabamento e que serva para armazenar a água necessária para a limpeza. 

 Técnicas de Modelagem
As principais técnicas de modelagem são:
Técnica de Bola esta é uma técnica que com auxilio das mãos rola a argila ate apresentar a forma de uma bola e de seguida, com os polegares das mãos pressiona para abrir um buraco na bola de argila redando e dando forma o objecto pretendido.

Técnica de Rolo esta técnica é caracterizada como uma das mais antigas técnicas que hoje é utilizada para o levantamento de peças de argila.

Técnica do Engode consiste no adicionamento e pigmentos e olvides a barbotina liquida para a tornar colorida. Só para enfatizar que esta técnica é efectuada com a peça ainda húmida e pode ser com mergulho ou pintando com um pincel. 
Técnica de Lastra esta técnica é geralmente utilizada para a execução de peças em argila de forma cúbica ou cilíndrica, utilizando um canivete e uma régua a lastra é cortada a medida de trabalho pretendido.  
Técnica de Acabamento e Decoração 
A técnica de acabamento e decoração é um conjunto de métodos e procedimentos de modelação. Podemos assim aplicar algumas técnicas de acabamento e decoração tais como:
Incisão consiste em riscar as paredes de uma peça acabada com o auxílio de uma lente ponta agonista, e esta técnica é ou deve ser feita com a peça ainda húmida.
Aplicação consiste em pequenos relevos a peça ainda húmida e são feitas antes ou depois de ser aplicado.
Marcação ou estampagem consiste na utilização de carimbos, pregos etc. Que vão marcar a peça segundo o desenho previamente elaborado.
Polímetro tem como o seu objectivo tornar a peça mais lisa e brilhante, ela é efectuada com um pequeno celo e pode ser feita em toda peça ou só parcialmente.

Aplicação da modelagem 
Na antiguidade, modelavam o barro e transformavam em peças utilitárias e representativas. Peças estas que eram aplicadas na utilidade domestica e cotidiana na vida dos antepassados e mesmo nas civilizações posteriores a modelagem sempre esteve presente em vasos, máscaras, objetos decorativos e muito mais.


Conclusão 
A experiência com a argila valorizou o meio rural, a natureza, o cotidiano simples e ao mesmo tempo grandioso do qual nós os envolvidos fazemos parte. As mãos, manuseando o barro, foram se tornando ferramentas de exteriorização, buscando uma forma harmoniosa para essa materialização através das técnicas de modelagem.

 

 

 

 

 

 

 

 


Referências bibliográficas
FERREIRA, P. F. M. Modelagem e suas contribuições para ensino de Ciências: Uma análise do estudo de Equilíbrio Químico. 2006, Dissertação (Mestrado em Educação da UFMG). UFMG, Belo Horizonte.
SANTOS, A. C. K. ModelCiências: Características do Desenvolvimento de um Portal para o Hhh/www.trabalhosfeitos/modelagem/ Páginas:5, Publicado:4dejunhode2012
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/a-modelagemcomo-tecnicaartistica/39342
http://teses.ufrj.br/COPPE_D/SoniaRibeiroGuerra.pdf acesso em Abr.2013.