Este presente artigo tem por objetivo identificar o nível satisfatório dos usuários do transporte público, em especial ônibus coletivo da cidade de Juazeiro do Norte Ceará. Trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa de corte transversal, fazendo assim uma comparação entre os níveis de satisfação do público usuário. A população foi composta por usuários do transporte público, com uma amostra constituída por 30 pessoas do sexo masculino e feminino, sendo 25 cursando o ensino superior, 5 sem ensino superior. O instrumento para pesquisa foi composto por um questionário. O procedimento foi realizado em apenas um momento. A análise estatística foi realizada no pacote estatístico office Excel versão 2016, utilizando os recursos de estatística descritiva (distribuição de frequências, media, desvio padrão e percentual).

O estudo teve como resultado o nível satisfatório dos usuários do transporte público. O estudo relata a satisfação das condições da frota, onde apenas 26,67% estão satisfeitos e 30% insatisfeitos, nota-se também que 30% não sabem opinar concretamente, sendo nem satisfeitos nem insatisfeitos, é identificado também que a satisfação geral do atendimento, onde 56,67% estão satisfeitos e apenas 3,33% insatisfeitos, nota-se também que 16,6% estão totalmente satisfeitos com o atendimento, como também a satisfação geral com a comunicação entre motorista e usuário de ônibus, onde apenas 53,33% estão satisfeitos e apenas 6,67% insatisfeitos, relata também a satisfação geral com o atendimento especial, dos usuários ônibus, onde apenas 46,67% estão satisfeitos e apenas 6,67% insatisfeitos, nota-se também que 10% estão totalmente insatisfeitos com a comunicação entre motorista e usuário.

INTRODUÇÃO

O conceito de utilização de transporte público (ônibus) torna-se essencial ao estudarmos as deversas dificudades enfrentadas por trabalhadores e estudantes para conseguirem chegar ao seu destino final utilizando transporte coletivo. O sistema de transporte de passageiros é tão importante na caracterização de uma sociedade quanto os serviços de abastecimento de água, saneamento básico, energia elétrica e telecomunicações, balizadores do desenvolvimento humano, urbano, econômico e social. (FERRAZ E TORRES, 2001) Portanto, os resultados alcançados pela pesquisa em campo... A busca da satisfação dos clientes não é uma opção - é uma questão de sobrevivência para qualquer organização. A satisfação dos mesmos é o resultado de antecipar e superar suas necessidades e expectativas implícitas e explícitas e deve ser a razão de ser de todas as organizações (PRAZERES, 1996).

4 MATERIAIS E MÉTODOS

A pesquisa se caracteriza como um estudo de campo, descritiva, quantitativa e de corte transversal. A população foi composta por usuários do transporte público, com uma amostra constituída por 30 pessoas do sexo masculino e feminino, sendo 25 cursando o ensino superior, 5 sem ensino superior, da cidade de Juazeiro do Norte – Ce O instrumento para pesquisa foi composto por um questionário (Anexo 01). O procedimento foi realizado em apenas um momento. A análise estatística foi realizada no pacote estatístico office excel versão 2016, utilizando os recursos de estatística descritiva (distribuição de frequências, media, desvio padrão e percentual). A pesquisa foi realizada no Terminal de ônibus na praça Desembargador Juvêncio Santana, próximo a Faculdade Paraíso do Ceará, na Rua Santa Luzia. Bairro São Miguel, Juazeiro do Norte – Ce. [...]