ESTUDO DE HISTÓRIA: CULTURA – PATRIMÔNIO E TEMPO

Professor Me. Ciro José Toaldo (os fundamentos desta aula pertencem do Professor Boulos Jr)

Os seres humanos têm necessidades comuns, como comer e respirar. Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento de 1948, afirma-se que todos são iguais em direitos. E se somos iguais em necessidades e direitos, na CULTURA somos diferente.

CULTURA é tudo que é feito pelo homem, uma casa é produto cultural (feito pelo homem), faz parte da cultura material. A cultura material é tudo que é feito pelo homem de uma determinada sociedade, como a casa, bicicleta, carro, mochila, bola de futebol. Mas, também existe a cultura imaterial, também produzida pelo homem, mas que não é palpável como uma brincadeira e as festas.

Portanto, cada povo tem sua cultura, no Brasil existem várias, como por exemplo, a cultura baiana, paulista, sul-mato-grossense, cultura sertaneja, entre outras. Não há cultura superior a outra. Conforme a Antropologia (ciência que estuda a cultura dos seres humanos), nenhum povo pode ser chamado de “selvagem” ou “primitivo” porque se enfeita ou se veste diferente do outro.

POR QUE RIMOS DOS OUTROS? Se rirmos dos outros é pelo fato de se adotar uma postura ETNOCÊNTRICA, isto pelo fato de julgar o diferente, o “outro” com base em nossos valores e princípios. Se rirmos do outro estamos ignorando a sua cultura e se comete o etnocentrismo. O que ela a pessoa ter este tipo de comportamento é a ignorância e desconhecimento da cultura das pessoas que ela ridiculariza.

PATRIMÔNIO CULTURAL: CONHECER PARA PRESERVAR

Todas as sociedades humanas têm bens especiais, eles podem ser materiais (como prédio ou museu) ou imateriais (como dança) ou naturais como uma cachoeira. O conjunto desses bens materiais, imateriais e naturais que existem no Brasil constitui o patrimônio cultural brasileiro (são os monumentos e obras de arte, as festas, música, danças, comidas, saberes e falares).

VALORIZANDO AS MATRIZES AFRICANA E INDÍGENA – Na História do Brasil se valorizou durante muito tempo o modelo europeu, inspirado na História oficial, como a estátua de D. Pedro I no Museu Paulista. Mas, nos últimos tempos se passou a valorizar as matrizes dos índios e africanos que também são importantes na formação da sociedade brasileira.

Boulos, em seu livro, coloca como exemplo de mátria africana o Tambor de Crioula do Maranhão que incluiu dança e canto e faz parte da cultura maranhense. Entre a matriz indígena estão às Bonecas Karajás que são produzidas no Vale do Araguaia (MT) – confecção destas bonecas é a única fonte de renda das famílias Karajás.

CUIDANDO DO QUE É NOSSO – No Brasil quem cuida, valoriza e divulga os bens culturais nacionais é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Este instituto é encarregado do tombamento (ato para preservar um bem cultural e impedir sua destruição ou descaracterização).

TEMPO – Vimos que o tempo é importante para o estudo da História, uma fotografia pode demonstrar a passagem do tempo. O relógio nos mostra como o tempo passa. No decorrer da História os seres humanos usaram diferentes instrumentos para medir o tempo, como a ampulheta, om relógio do sol, o relógio mecânico até chegar ao relógio digital.

DIFERENTES CULTURAS, DIFERENTES CALENDÁRIOS – Se cada povo tem uma cultura, =iniciar sua contagem de tempo, cada povo escolheu uma data que importante para eles.  Os Judeus começam contar o tempo a partir da criação do mundo, 3760 a.C e se encontram no ano 5778. Os Muçulmanos contam o tempo a partir da ida do fundador da  sua religião, Maomé da cidade de Meca até a cidade de Medina, no ano 622 d.C, e se encontram no 1396. Por sua vez, os Cristãos escolheram o nascimento de Cristo para dar início a contagem do tempo, isto é o  marco do calendário Cristão, por isto estamos no ano de 2018, pois fazem 2018 anos que Cristo nasceu.

CALENDÁRIO CRISTÃO – É o mais usado no Brasil. Contamos a partir do nascimento de Cristo, os fatos que aconteceram antes de Cristo na data deve ter a sigla a.C, ou seja, antes de Cristo e, depois de Cristo, nas datas não tem nenhuma sigla, ou seja, você deve saber que se refere depois de Cristo. Antes de Cristo a contagem e decrescente e depois de Cristo é crescente.

Nosso calendário divide o tempo em dia, mês, ano, década (10 anos), século (100 anos) e milênio (1000 anos). Estamos em 2018 significa que se passaram dois milênios e 19 anos do nascimento de Cristo.

O século é a unidade de tempo muito usada pelos historiadores, sempre escrito em algarismos romanos ( I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI). Há duas regras práticas para saber a que século determinado ano pertence:

  1. Quando o ano terminar em 00, é só eliminar os zeros e o numero que sobrar indicará o século. Exemplos: 1500 século XV (século quinze)         2000 século XX (século vinte)
  2. Quando o ano não terminar em 00, é só eliminar os dois últimos algarismos e somar 1 ao número que sobrou, e você terá o século. Exemplos: 2009 20 + 1 = 21 século XXI (século vinte e um)     1003  10 + 1 = 11 século XI (século onze)    33 + 1 = 1 século I (século um).

Observação: Século I – vai do ano 1 até ano 100 ( um século 100 anos). Estas regras valem também para o período antes de Cristo, apenas não pode esquecer-se de colocar a sigla a.C.

O TEMPO HISTÓRICO

Ao longo do tempo, os seres humanos dominaram técnicas para produzir o fogo, agricultura, escrita, comércio, pintura e assim foi sendo feita a História. Este resultado da ação dos seres humanos sobre a Terra é chamado de tempo histórico. Mas as mudanças não ocorrem do mesmo jeito e nem no mesmo ritmo em todo o lugar; isso porque cada povo tem um tempo e um ritmo que lhe são próprios. Muita gente no Brasil vive em prédios, cidades grandes, os Kayabis (índios do norte do Mato Grosso), vivem num tempo histórico diferente dos habitantes das cidades brasileiras.

DIVISÃO TRADICIONAL DA HISTÓRIA

2 milhões      3000 a.C              476                          1453                           1789

/_____________/______________/___________/___________________/________________

  Pré-História        Idade Antiga      Idade Média     Idade Moderna           Idade Contemporânea

 

 

Pré-História – vai do surgimento do gênero Homo (do qual fazemos parte), há 2 milhões de anos, até a invenção da escrita, ocorrida por volta de 3000 a.C.

Idade Antiga – vai de 3000 a.C. até a queda do Império Romano do Ocidente em 476.

Idade Média – vai de 476 até a invasão da cidade de Constantinopla (atual Istambul) pelos turcos em 1453.

Idade Moderna – vai de 1453 até o início da Revolução Francesa em 1789.

Idade Contemporânea – vai de 1789 até os dias atuais.

 

Muitos estudiosos criticam essa divisão tradicional da História, pois afirmam que ela valoriza os fatos importantes da Europa e desconsidera a História da África e Ásia. Também pelo fato que há povos que ainda não utilizam a escrita, o que não quer dizer que não possuam uma história. Mas o importante e conhecer esta divisão que vai facilitar a compreensão da História.

 

ATIVIDADES (Escreva estas atividades em seu caderno)

  1. Sobre cultura:
  1. Escreva em seu caderno o conceito de cultura material
  2. Escreva o conceito de cultura imaterial
  3. Elabore uma frase historicamente correta diferenciando um conceito do outro
  4. Dos bens representados a seguir, qual faz parte da cultura material e qual faz parte da cultura imaterial? Justifique
  1. Copie em seu caderno as alternativas corretas:
  1. O futebol-arte, o forró e o chorinho fazem parte da cultura brasileira;
  2. A cultura estadunidense é superior à cultura brasileira;
  3. Os povos indígenas do Brasil são selvagens, e nós somos civilizados;
  4. As culturas são diferentes entre si, e nenhuma cultura pode ser considerada superior à outra.
  1. Estudamos que há sobre a terra uma variedade de povos, culturas e calendário. Com base nisto responda:
  1. O que é um calendário?
  2. Judeus e Muçulmanos utilizam diferentes eventos para marcar o início de seus calendários. Que eventos são estes?
  3. O ano 2018, no calendário cristão, corresponde a qual ano no calendário judaico? E no calendário muçulmano?
  1. Sobre o calendário cristão, responda em seu caderno:
  1. Qual o evento para dar início à contagem do tempo?
  2. Como registramos os fatos ocorridos antes de Cristo? E os ocorridos depois de Cristo?
  3. A que século pertence o ano em que estamos?
  4. A que séculos pertencem os seguintes anos:

           *2016                     * 27 a.C.               * 1800                * 1450               * 507 a.C.

           *1914                     * 1700                  * 1010                * 1615               * 99

           e) Organize as datas do item anterior em ordem cronológica

           f) Diga em qual período da História (divisão tradicional) pertencem os anos da letra “d”

     5) Para situar os fatos históricos no tempo e registrar sua duração, sucessão e simultaneidade, usamos anos, décadas, séculos, milênios . Retome as explicações sobre as formas de contar e dividir o tempo e responda no caderno: a) Há quantos anos se deu o nascimento de Cristo;  b) Há quantas décadas se deu esse fato?    c) Há quantos séculos?    d) Há quantos milênios?