ESTUDO SOBRE ALGUNS POVOS DA ÁFRICA

PROF. Me. Ciro Toaldo

 

Para compreender a África, precisamos fazer um estudo sobre os povos e culturas africanas dos Malineses, Bantos e Iorubás.

Esta aula, do sétimo ano do Ensino Fundamental, destina-se aos alunos para maior aprofundamento sobre a África.

Lembrar que os Árabes conquistam o norte da África e leva o Islamismo os povos do deserto Saara, os Berberes, este o difundem.

* IMPÉRIO DE MALI – são islâmicos, SUNDIATA KEITA – recebe o título de MANSA - título que entre os mandigas (raça do cruzamento de berberes e etíopes) que equivale a Imperador; capital NIAMI, outra importante cidade foi TOMBUCTU; comerciantes se chamam Wangara; tinham mineração do ouro e bronze; Império de longa duração, pois tinham bom exército, controlam as áreas de extração do ouro, reprimem os revoltosos e respeitam a tradição dos vencidos.

* BANTOS – Organizam o reino do CONGO; LÍDER É Nimi-a-Lukeni (recebe o t´titulo de Mani Congo – Senhor do Congo), funda a cidade de Mbanza; são comerciantes, tecem a ráfia, conhecem a fusão do ferro, tem moeda NZIMBU (concha marinha); 1483 chegam os portugueses e o Mani Congo Nzinga Mbemba se aliou os portugueses, troca de nome, Afonso I, converte-se ao catolicismo e se veste à moda portuguesa; 1665 os portugueses dominam o Congo na batalha de Mbuwila e bantos vieram para o Brasil pra trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar; palavras como canjica, fubá, moleque e samba é de origem banta.

* IORUBÁS – Principais cidades: Ifé, Keto e Oió (capital), são comerciantes, na capital havia bairros especializados em curtume, serralheria e fundição. Chefe é o Oni. Em Ifé, no século XII se formou o Reino de Benin pelos descendentes de Oduduwa (deus Iorubá que criou o mundo), cidade mais importante deste reino era Benin, nesta cidade havia importantes artista; século XIX os ingleses dominaram a região e saquearam as obras de arte do Benin (maior saque de obras de arte que se tem notícias na história). IORUBÁS NO BRASIL – Vieram para o Brasil depois de 1830mcomo escravos, entraram principalmente pelo porto de Salvador. É na Bahia o maior centro de irradiação dos Iorubás – integrantes do bloco Olodum, músico Carlos Brown, a cantora Margareth Menezes, Emanoel Araújo (conhecido como Picasso do Brasil)  e Mestre Didi (escultor do sagrado) são da tradição Iorubá.