FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ ARQUITETURA E URBANISMO

 

ESTUDO DE ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DA CARTA DE GIVONI: UM ESTUDO DE CASO

 

WINNE MATIAS CÂNDIDO COUTO¹

ORIENTADORA: EDLÂNIA ANGELO DE SOUSA²

 

¹Faculdade Paraíso do Ceará de Arquitetura e urbanismo -  [email protected]

²Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC) [email protected]

 

Resumo

 

O presente trabalho apresenta-se como uma pesquisa de cunho bibliográfico e quantitativa, seguido de um estudo de caso para verificar como estratégias bioclimáticas poderão ser aplicadas de forma correta nas edificações, localizada no município de Barbalha-Ce.  A presente pesquisa apresenta estratégias evidenciam à realidade das devidas edificações do município, afim de preservar o meio ambiente, levando em consideração as características sociais e climáticas. A metodologia deste trabalho se baseou em um questionário semiestruturado, realizado com diversos habitantes da devida localizada e analisando diversos pontos das residências entrevistadas e também observações in loco, através da coleta de imagens, bem como coleta de informações relativas ao clima predominante na cidade. De posse desses dados fez-se uma análise através da carta de Givonni (método das normas climatológicas) adotando as estratégias bioclimáticas adequadas para a elaboração de projetos, de acordo com as inovações das técnicas construtivas utilizadas nas edificações, favorecendo uma melhor qualidade de vida e estrutura, para os habitantes da cidade de Barbalha-Ce. 

Palavras-chave: Sustentabilidade, Arquitetura, Biocl imatologia, Estratégias bioclimáticas.

 

Introdução 

Desde a pré-história, o homem percebeu que abrigar-se era uma necessidade frente às adversidades da natureza, fosse para proteger-se das intempéries ou mesmo proteger-se de predadores. As cavernas foram uma das primeiras formas de abrigo usada pelo homem. Neste contexto, é fácil perceber que as edificações surgem desta necessidade básica, de abrigo e proteção (TAVARES, 2013). Com o desenvolvimento da técnica, descobertas de materiais e domínio das fontes energéticas, a arquitetura passou a ter um papel muito além do que tinha em outrora. Sofisticadas, altamente tecnológicas e funcionais, as edificações, sejam residenciais ou comerciais.

Hoje, o grande desafio é pensar na arquitetura que externalize em sua forma, funcionalidade e estrutura os conceitos de sustentabilidade. Esta arquitetura busca se adaptar às necessidades humanas atuais, utilizando os recursos naturais com sabedoria, através de técnicas construtivas e materiais ecológicos, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida para seus usuários com menor gasto de energia possível (TAVARES, 2013). Desta forma, ela deve suprir a demanda habitacional das gerações atuais sem prejudicar as gerações posteriores.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a população mundial urbana ultrapassou a população rural em 2010, chegando a representar 51% da humanidade vivendo em cidades. Territórios menores como Cingapura e Macau possuem 100% de sua população urbana.

No Brasil, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 84,4% da população reside em áreas urbanas, ou cerca de 161 milhões de habitantes, enquanto apenas 15,6% da população permanecem em zonas rurais, cerca de 30 milhões de brasileiros. (IBGE, 2011).

Esse aumento populacional concentrado nas cidades gera a necessidade de aumentar a produção, que impacta diretamente o meio ambiente pela retirada excessiva de matéria prima. A necessidade de maior geração de energia, disponibilidade de água, alimentos, planejamento, construção de infraestrutura e habitações para toda esta população, estabelece um desafio imenso para conciliar o problema econômico e ambiental da escassez de recursos (CORAL, 2002).

Por isso é necessário que haja um planejamento de novas construções que atendam o modelo sustentável em grandes cidades, como nas capitais, quanto também em pequenas cidades do interior.

Pensando nos fatos mencionados acima, o estudo foi voltado para a cidade de Barbalha, localizada na região do cariri e ao sul do estado do Ceará. Tendo em vista que ainda não há estudos relacionados ao devido tema na região, sendo, esse estudo de grande importância para o meio acadêmico da construção civil. Portanto, o mesmo tem o objetivo de servir como base, para os próximos que venham a surgir e que envolva a mesma área de estudo e pesquisa. [...]