Origem do Homem.

A ciência afirma que a espécie humana resultou de várias espécies de macacos, isso em hipótese, porque uma das correntes científicas defende que homo sapiens são juntamente com o chimpanzé, variáveis do mesmo elo.

Na primeira linha de raciocínio, homo sapiens resultou da evolução dos mesmos na superação dos elos, passando ao homem antigo até chegar ao homem neandertalense ao surgimento às diversas raças modernas.

Para estudarmos a matriz das raças humanas temos que entender as idades remotas da humanidade, inicia se com o homem de Neanderthal, sendo o princípio fundamental ao entendimento da evolução da espécie.

Primeiro é necessário entender a origem da humanidade, como surgiu às diversas raças humanas e a sua evolução, se bem que o conceito de raça é questionável.

 Como aconteceu todo esse mecanismo por meio da seleção natural, o que muito bem explicou  Darwin, a variação das raças se deve ao meio ambiente a alimentação além de outros fatores como o clima.

Os homens de Cro-Magnon vieram após os de Neanderthal, viveram as últimas épocas glaciais, sobretudo, na Europa.

 É necessário o entendimento dessa passagem para a compreensão da evolução da espécie humana, mas a classificação da evolução se deve a etimologia anterior.

Os homens Neandertalenses são os antepassados do homem moderno, a evolução deles é o fundamento para o entendimento da nossa espécie.

Denomina com segurança homo sapiens, sendo que o referido existia praticamente na historiografia desde seu nascimento Neandertalense, mais de 400.00 mil anos, quando começou a definir biologicamente diferentemente da aparência de seus primos.

Nesse estagio de evolução não eram seres iguais aos homens modernos, homens muito primitivos, pertencentes a subespécies que existiram, entre essas espécies a mais famosa denomina se de Neanderthal, evoluindo da mesma terminologia para o Homo Sapiens.

O homem de Neanderthalensis foi encontrado em diversas lugares do mundo,  Europa, Ásia e África, a partir dessas descobertas foi desenvolvendo por meio da análise fóssil melhor compreensão da evolução humana, mas sendo a etimologia em referência a base para o entendimento da evolução humana.

Características básicas são: perfil do crânio semelhante com o do macaco, uma fronte baixa, arcadas supraciliares espessas e caixa craniana alongada, de tamanho variável e índice cefálico de 1.400 a 1.600 cm3, mas o formato geral  ainda perto das características dos símios.

O tamanho era inferior ao do homem do nosso tempo, atingindo um metro e cinquenta centímetros, altura considerada elevada para época histórica, o que foi modificando a respeito da altura na definição do andar bipedalmente e com novos hábitos de alimentação.

O Homem de Neanderthal descende do Homem Arcaico.

Entre os diversos antecessores do Homem de Neanderthal figuram o Homem de Heidelberg, Atlantropo, Telantropo, Sinantropo e o Pitecantropo.

A respeito do seu aspecto corporal, alguns desses assemelham-se aos Neandertalenses, e outros aos macacos, o que significa a semelhança além naturalmente da tipificação óssea.

A ponto de não existir mais duvidas que o homem moderno deriva-se de variáveis comuns ao macaco, o que se define como prova de DNA,  células semelhantes e sangue.

Com efeito, elos arcaicos constituem os elementos de mudanças entre o macaco e o homem, apresentando ambos, traços típicos semelhantes entre eles, à testa aparentemente parecida, caixa craniana baixa e o maxilar inferior igual, com o mesmo numero de dentes.

O mais antigo dos homens arcaicos é o Pitecantropo, descoberto em Java, depois vem o Sinantropo China, aproxima-se deles o Homem de Heidelberg, este se assemelha aos macacos antropomorfos, que significa que todos assemelham na  perspectiva de evolução.

No ano 1949, descobriram restos de fóssil do homem arcaico, em uma caverna de Swartkrans.  A grande surpresa a mandíbula é menor do que a do Heidelberg, o nome dado ao Homem de Swartkrans foi Telantropo do Cabo.

Todos os fósseis de Telantropo, Atlantropo e o Homem de Heidelberg pertencem a mais antiga fase da evolução da humanidade, isso significa uma fase de evolução comum em diversas regiões.

O primeiro crânio de Sinantropo foi descoberto pelo sábio chinês Pei Uen Chung, 1929, na Caverna do Chucutiam, sudoeste de Pequim.

O crânio possui traços semelhantes ao neandertalense, devido às características cranianas do Sinantropo, podemos concluir Sinantropo era mais primitivo do que o do homem até então descoberto, o que indica ser possivelmente correto.

A descoberta do Pitecantropo marcou época no progresso dos estudos  a respeito da evolução da humanidade, o que está sendo muito bom para as Ciências.

 O primeiro crânio de Pitecantropo  descoberto em 1891 pelo grande estudioso holandês Eugen Dubois, em Java.

 Dubois considerava o Pitecantropo como o elo entre o macaco e o homem, mas outros cientistas discordam como argumento que a evolução não dependeu simplesmente de um elo como entendeu Dubois.

Edjar Dias de Vasconcelos.