Olhando para os problemas que afectam a vida económica dos moradores, utentes do consumo da corrente eléctrica no Marrabo, tanto como o aumento periódico das tarifas de pagamento de energia em KWh que a EDM vem implementado, notou-se com máxima urgência a necessidade de estudar a maneira de utilização da energia eléctrica e o comportamento dos contadores instalados para precaver a incomodidade dos consumidores deste precioso recurso energético no bairro Marrabo, garantindo o uso racional da corrente eléctrica. De acordo com os estudos feitos usou-se como amostra 10 casas.

A presente Monografia Cientifica intitulada Estudo da Eficiência Eléctrica em residências habitacionais caso do Bairro Marrabo no Distrito de Quelimane, tem por objectivo estudar a eficiência no consumo da corrente eléctrica, visando o uso racional da mesma no bairro Marrabo.

Nesta Monografia os conteúdos estão estruturados com a seguinte sequência: problema, justificativa, delimitação do tema, objectivos, hipóteses, metodologia da pesquisa, procedimentos metodológicos, classificação da pesquisa; quanto a natureza, quanto aos objectivos, quanto aos procedimentos, tipo de pesquisa, técnicas de colecta de dados, técnicas de processamento de dados, universo e amostra, fundamentação teórica, cronograma de actividades, orçamento, analise e interpretação de dados, sugestões, conclusão e referências bibliográficas.

Actualmente, tem-se verificado a expansão e o consumo da corrente eléctrica a partir das cidades para os Postos Administrativos assim como às comunidades, trazendo consigo melhoramento da vida das populações no que diz respeito o seu consumo. O tema em pesquisa apresenta extrema relevância social e académica, uma vez que com a dinâmica da vida actual e a diversidade dos aparelhos electrodomésticos, cada pessoa onde quer que esteja, faz o uso da corrente eléctrica em abundância caso exista, satisfazendo suas necessidades no dia-a-dia sem se preocupar no desperdício por ele causado sobretudo no consumo deste precioso recurso energético.

ABB, S.A. ( 2012: 4 ), há uma grande pressão para a redução do consumo de energia e das emissões de carbono em toda a actividade humana. O sistema de fornecimento de electricidade evolui de uma forma particularmente rápida: a necessidade de produzir mais energia de fontes renováveis de um lado da cadeia e de usar a energia de forma mais produtiva, do outro lado, está a acelerar o desenvolvimento de redes energéticas mais inteligentes.