Sammara Mayara Costa Siqueira de Oliveira 

RESUMO

O presente estudo trata do sistema construtivo de paredes de concreto e alvenaria de bloco estrutural, métodos de construção racionalizados que oferecem produtividade, qualidade e economia. Com a criação do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), em 2009, foi necessário analisar qual sistema é mais viável na construção desse tipo de empreendimento. Através desse estudo, foi feito um comparativo dos métodos construtivos de parede de concreto e alvenaria de bloco de concreto estrutural para o PMCMV com intuito de mostrar suas vantagens e desvantagens de ambos, considerando seu custo e prazo. Trata-se de uma revisão de literatura que utilizou dados de uma unidade residencial do Programa Minha Casa, Minha Vida, um empreendimento executado em alvenaria de bloco de concreto estrutural.

PALAVRAS-CHAVE: Alvenaria estrutural; Desvantagens; Vantagens; Paredes de concreto; Programa Minha Casa, Minha Vida.

ABSTRACT

The present study deals with the construction system of concrete walls and structural block masonry, rationalized construction methods that offer productivity, quality and economy. With the creation of the Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) Program in 2009, it was necessary to analyze which system is most feasible in the construction of this type of enterprise. Through this study, a comparison was made of the concrete and masonry methods of the concrete concrete block for PMCMV in order to show its advantages and disadvantages of both, considering its cost and term. This is a literature review that used data from a residential unit of the Minha Casa, Minha Vida (My Life, My Life) Program, an enterprise executed in structural concrete block masonry.

KEYWORDS: Structural masonry; Disadvantages; Benefits; Concrete walls; My Home, My Life Program.

1 INTRODUÇÃO

O Brasil tem se destacado no cenário econômico mundial nos últimos anos, estando situado entre uma das sete maiores economias do mundo em 2010, com PIB de US$ 3,675 trilhões. Todavia, esse desenvolvimento econômico é relativamente recente e, nesses casos, as mudanças são progressivas e, frequentemente, não apresentam um desenvolvimento uniforme, o que fica evidente no caso do Brasil ao se observar a condição de vida das classes menos favorecidas (GUIMARÃES, 2011).

Um exemplo claro desta lacuna de desenvolvimento é o déficit habitacional do país. Nos últimos anos, o Brasil tem mostrado um acréscimo na demanda já existente de habitação e, para solucionar esta questão, o governo federal criou, em 2009, o programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), oportunizando a famílias de baixa renda a obtenção da moradia própria por meio de um programa que viabilizasse condições favoráveis de pagamento e taxas de juros de acordo com seu poder aquisitivo. Desde a criação do referido programa, houve um aumento considerável no número de obras residenciais e, por consequência, a um aumento na demanda, pelo fato do baixo custo.

Nesse contexto, a norma para paredes de concreto moldadas in loco, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entrou em vigor no dia 10 de maio de 2012. A NBR (Norma Brasileira) 16.055:2012 (parede de Concreto Moldada no local para a Construção de Edificações – Requisitos e Procedimentos) normatiza o dimensionamento e a execução do sistema, que ainda não era normatizado, apesar de já ser usado há cerca de 30 anos no Brasil (CORSINI, 2012). Para Misurelli e Massuda (2009), o sistema construtivo de paredes de concreto constitui-se um método de construção racionalizado que oferece produtividade, qualidade e economia.

Outro sistema de construção acessível é a alvenaria de bloco de concreto estrutural, um processo antigo que vem sendo inserido com uma das alternativas mais viáveis e eficazes do ponto de vista de segurança e economia. A parede de concreto surgiu recentemente, comparada com a de bloco estrutural, e vem ganhando o seu espaço como alternativa de método executivo (FARIA, 2009).

Apesar de já existirem há três décadas, os sistemas construtivos de paredes de concreto e alvenaria de bloco estrutural eram pouco utilizados. Monge (2012) apud Corsini (2012, p. 43), entende que o aumento da busca pelo sistema de alvenaria estrutural deve-se, principalmente, ao fato de ser um método rápido, o que é uma característica muito importante desse sistema, considerando que torna possível fazer muitas unidades com agilidade e qualidade.

Com esses tipos de sistema enquanto alternativas, é necessário analisar qual é mais econômico e viável no contexto do Programa Minha Casa, Minha Vida. Por isso, através desse estudo, foi feito um comparativo dos métodos construtivos de parede de concreto e alvenaria de bloco de concreto estrutural para o PMCMV com intuito de mostrar suas vantagens e desvantagens, levando em consideração o custo. Pretende-se analisar os dois sistemas construtivos: alvenaria estrutural e paredes de concreto moldadas in loco. Diante das características executivas de ambos, é importante comparar custos e prazos, tendo como principal objetivo, a partir dos resultados aferidos, avaliar qual sistema é mais vantajoso para a realização de unidades habitacionais de baixo custo, produzidas em larga escala para os empreendedores da área de construção civil. Sendo assim, os achados desta pesquisa poderão servir de base para futuros empreendedores na escolha do método construtivo mais adequado ao seu empreendimento.

Trata-se de uma pesquisa cuja metodologia utilizada foi a revisão de literatura. O estudo foi realizado em uma unidade residencial do Programa Minha Casa, Minha Vida, um empreendimento executado em alvenaria de bloco de concreto estrutural.