ESTUDOS BIBLICOS – EVANGELHO DE MATEUS

ESTUDO 06 – Mt. 3:13-17 – O BATISMO DE CRISTO

 

INTRODUÇÃO

 

a)       Temos neste conhecido texto a narrativa do batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

·         Interessante, passar pelo batismo, foi o primeiro passo dado por Jesus quando deu início ao seu ministério terreno.

 

b)       Um sacerdote judeu começava a oficiar com a idade de trinta anos, mas antes de começar a oficiar, lavava-se com água.

·         Interessante, quando o nosso grande sumo sacerdote iniciou a grandiosa obra que veio realizar neste mundo, foi publicamente batizado.

 

c)       Neste estudo destacaremos alguns ensinos que o texto nos sugere.

·         Naturalmente não esgotaremos o assunto.

 

I – Devemos considerar com reverência a ordenança do batismo.

 

a)       Por que devemos considerar com reverência  a ordenança do batismo?

·         Porque é uma ordenança da qual o próprio Senhor Jesus participou. Portanto, não pode ser tratado como algo de somenos importância.

·         Porque é uma ordenança instituída pelo próprio Senhor Jesus a sua igreja. Mt. 28:19

b)       Como tratar com reverência a ordenança do batismo?

  • Procurando entender o seu real significado, ou seja, entender que o batismo é um selo da nossa união com Cristo. É uma forma de demonstração do nosso compromisso de vida com Cristo e com sua igreja. Realmente, é a partir do batismo que uma pessoa oficializa o seu compromisso com Cristo e sua Igreja.

 

II – Devemos ter alguns cuidados especiais quanto as ordenanças do batismo.

 

a)       Primeiro é preciso que tenhamos cuidado para não atribuirmos a água do batismo qualquer valor sobrenatural.

  • Sim, não podemos supor que a água do batismo opere como se fosse um poder sobrenatural.
  • Não podemos supor que a água do batismo possa lavar nossos pecados, ou causar mudança em nossa natureza humana.  Só em Cristo o homem pode ser transformado. II Co. 5:17

.

b)       É preciso que tenhamos cuidado para não banalizarmos a ordenança do batismo.

  • Sim o batismo é algo muito sério. Deve ser praticado com responsabilidade e consciência de seu real significado.
  • Infelizmente, muitos vivem mudando de denominação e cada vez submetem-se novamente ao batismo, desconsiderando o batismo já recebido. Isto é tratar o batismo como algo banal. Nossa posição é que se laguem foi batizado numa igreja verdadeiramente evangélica não deve passar por novos batismos. Ef. 4:4-6.

 

III – Devemos observar que o batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi marcado por alguns fatos peculiares.

 

a)       Primeiro fato: a presença das três pessoas da santíssima trindade.

  • Deus filho tendo se manifestado em carne humana, sendo batizado
  • Deus Espírito Santo em forma de pomba, manifestou-se de modo maravilhoso.
  • Deus Pai manifestou-se falando de modo audível.

 

b) Segundo fato: A presença visível de Deus Filho, Deus Espírito Santo e Deus Pai, é uma autenticação pública de que a obra redentora é o resultado do conselho eterno da santíssima trindade.

  • A Santíssima Trindade  que se manifestou publicamente nesta solene ocasião do batismo do Senhor Jesus, estava presente no começo da criação, quando disseram: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Gn.1:26.

 

c) Terceiro fato: Naquele momento solene do batismo de Jesus ouviu-se uma voz do céu: “Este é o meu Filho amado em quem me comprazo”. Qual o significado dessas palavras?

  • Por meio dessas palavras Deus revelou que Jesus é o divino Salvador, selado e nomeado como único e verdadeiro redentor desde toda a eternidade. Portanto, fora de Jesus não há possibilidade de salvação. JO. 14:6; At. 4:12; I Tm. 2:5.
  • Por meio dessas palavras Deus estava publicando ao mundo que estava satisfeito com Cristo como a propiciação pelos nossos pecados, como o nossos substituto, como aquele que pagaria o preço da nossa redenção, cujo preço foi alto. O que nos diz I Pd. 1:18-19.