ESTUDOS BIBLICOS – EVANGELHO DE MATEUS

ESTUDO 03 – Mt. 2:1-12 – OS SÁBIOS DO ORIENTE

 

INTRODUÇÃO

 

a)       Quem foram os sábios do Oriente chamados de magos?

·         Ninguém sabe dizer quem foram esses magos. Os seus nomes e o seu país de origem nos foram ocultados.

·         Somos informados somente que eles vieram do oriente. Não sabemos dizer se eles eram Judeus ou Árabes. Também não sabemos dizer como receberam informações sobre as promessas da vinda de Cristo.

b)       Na verdade pouco importa saber quem foram eles.

·         O que mais nos interessa são as riquíssimas lições que esse relato bíblico nos traz.

·         Quais são essas lições?

 

I – Estes versículos demonstram que pode haver verdadeiros servos de Deus nos lugares onde menos esperamos encontrá-los.

a)       Conforme já vimos, nada se sabe a respeito daqueles homens. De onde eram, como souberam de Jesus.

·         Todavia, com certeza, os seus nomes estão inscritos no livro da vida. Eles serão encontrados na companhia de Jesus Cristo por ocasião do seu glorioso retorno.

b)       Quantos estão dentro de uma igreja, no seio de uma família cristã, porém, estão perdidos, porque não valorizam e não crêem no Salvador Jesus.

  • Enquanto isso, pessoas que não tem tido as mesmas oportunidades, as mesmas informações, são salvas.

 

II – Estes versículos demonstram que nem sempre são aqueles que desfrutam dos maiores privilégios religiosos que mais honram a Cristo.

a)       Era de se esperar que os escribas e os fariseus fossem os primeiros a irem a Belém, assim que se espalhou a notícia do nascimento do Salvador.

  • Todavia, não foi isso o que aconteceu, ao contrário, alguns poucos estrangeiros vindos de longe, bem como os pastores mencionados por Lucas (Lc.2:8-20) foram os primeiros a irem ao encontro do menino Jesus, cumprindo-se Jo. 1:11.

b)       Hoje acontece o mesmo, com freqüência . Muitas pessoas que vivem mais perto dos meios da graça divina, são justamente aquelas que mais as negligenciam.

  • Há um antigo provérbio que diz: “Quanto mais perto da igreja, tanto mais longe de Deus”.
  • As vezes a familiaridade com as realidades sagradas levam os homens a desprezarem-nas.

 

III – Estes versículos demonstram que pode haver um conhecimento intelectual das Escrituras, sem uma verdadeira experiência com Deus.

a) Vejam bem, quando Herodes indagou dos sacerdotes e dos anciãos, sobre onde o Cristo deveria nascer, eles prontamente responderam. Mostrando que estavam perfeitamente familiarizados com o teor das Sagradas Escrituras.

  • Todavia, jamais deram o devido valor a pessoa de Jesus, nem foram a Belém em busca do Salvador que estava para nascer. Também não quiseram acreditar nele quando começou a ministrar entre o povo.

b) Hoje acontece o mesmo. Quanto são admiráveis conhecedores das Escrituras, são religiosos, mas de fato não tem levado a sério o relacionamento com Deus. Não tem tido o entendimento da graça salvadora de Deus em Cristo.

  • Portanto, não basta ser religioso e ter conhecimento da Palavra de Deus, é necessário obediência plena da Palavra de Deus, é necessário obediência plena aos ensinamentos da Palavra. Mt. 7:21-23

 

IV – Estes versículos nos mostram que a conduta dos magos nos servem de exemplo.

a) Exemplo de diligência espiritual.

  • Os magos, para chegar até Jesus tiveram que enfrentar muitos obstáculos.
  • Tiveram que enfrentar o obstáculos da distância, que com certeza, era grande. Ninguém sabe quantos dias gastaram.
  • Tiveram que enfrentar as fadigas da viagem, que no antigo Oriente era muitas vezes maior do que a mais difícil viagem na atualidade.
  • Tiveram que enfrentar, com certeza, muitos perigos e desconforto.
  • MAS NADA FEZ OS MAGOS DESISTIREM DE IR AO ENCONTRO DE JESUS.
  • Na verdade, todos quantos procuram estar com Cristo enfrentam obstáculos. Quem dera todos os cristão professos seguissem o exemplo dos magos.

c)       Exemplo de fé.

  • Qual foi a atitude dos magos ao encontrarem o menino Jesus? Mt. 2:11
  • Interessante, creram nele, antes de conhecer e de ver seus milagres, razão pela qual prostraram-se e adoraram.
  • Em todas as Escrituras não encontramos fé mais robusta do que a dos magos.
  • PRECISAMOS SEGUIR O EXEMPLO DE FÉ DAQUELES MAGOS.
  • Crendo verdadeiramente na graça, no poder, na suficiência do sacrifício de Cristo, para que tenhamos a vida eterna. At.16:31.