Autora: Silvana Bento de Melo Couto.

E-mail: [email protected]

Coautoras:  Claudia Rosana Nunes Henrique. Elizandra Maria Mayer Babinski.

E-mails: [email protected]. [email protected]

 

 RESUMO

 

O presente artigo visa relatar a realização de um projeto no ano letivo de 2017 com a turma do 3º ano – B do Ensino Fundamental, da Escola Municipal José Evaristo Costa do município de Araputanga – MT, através de uma expedição investigativa e uma aula experimental, onde foi realizada a dissecação de uma ave (galinha), e através da ovoscopia, observamos o interior do ovo com a intenção de presenciar um embrião. Movidos por algumas curiosidades sobre a comunidade das Aves, iniciamos nosso projeto com a seguinte questão norteadora - exploratória: Como é uma ave por dentro? Para que os alunos pudessem aprender da melhor forma possível, dispomos de uma metodologia de ensino aprendizagem que viesse a favorecer não só a aquisição de conhecimentos curriculares, mas também de desenvolver nos alunos, a autoestima, a autoconfiança e as suas potencialidades, contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral. Nossa intenção pedagógica foi de estudar a comunidade das Aves e também de realizar a dissecação de uma ave (galinha), oferecendo aos alunos informações referente às suas curiosidades. A experiência também se deu a partir da leitura de artigos de divulgação científica sobre aves, vídeos, poesias, pesquisas na internet, passeio ao zoológico, integração da literatura, em perspectiva interdisciplinar de modo a evitar a fragmentação de conteúdos. Da experiência, observamos que foi possível desenvolver nos alunos valores baseados na solidariedade, no respeito e na cooperação, pois além dos alunos participarem ativamente de cada etapa do projeto, desde a elaboração à sua execução, procuravam não somente adquirir conhecimentos, mas também em ajudar um ao outro de forma respeitosa para que todos pudessem obter sucesso no desenvolvimento e compreensão das atividades.  No passeio ao Zoológico, os alunos puderam ver de perto a preservação de várias espécies ameaçadas em vida livre devido à perda de seu habitat natural. O prazer de perceber e admirar as aves despertou nos alunos a responsabilidade em cuidar e utilizar os recursos naturais de forma consciente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Valores Humanos. Educação Ambiental. Aprendizagem significativa.

 

INTRODUÇÃO

 

O trabalho didático que tenha o projeto como ponto de sustentação das estratégias para o desenvolvimento de capacidades abre possibilidades para se atuar de forma contextualizada e interdisciplinar, buscando a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã como conteúdos básicos para a construção de conhecimentos e valores, constituindo uma das posturas de ensino mais dinâmica e eficiente, sobretudo por sua força motivadora e aprendizagens em situação real de atividade globalizada e trabalho em cooperação (Porto, Amélia. 2012). Sendo assim, a nossa intenção pedagógica foi de estudar a comunidade das Aves e também de realizar a dissecação de uma ave (galinha), oferecendo aos alunos informações referente às suas curiosidades e compreender que é necessário ter responsabilidade em cuidar e utilizar os recursos naturais de forma consciente. A escolha do tema foi feita a partir do momento em que estávamos socializando o projeto relacionado aos Anfíbios. E, como foi realizada a dissecação do animal (sapo) numa aula experimental, logo de imediato alguns alunos sugeriram de abrirmos uma galinha para conhecermos as suas estruturas internas e externas e também de buscarmos informações para conhecermos um pouco sobre a comunidade das Aves. A sugestão foi aceita por todos os alunos, e desde então iniciamos o presente projeto.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

 

Este trabalho foi desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “José Evaristo Costa” na cidade de Araputanga – MT, no ano de 2017.

A expedição investigativa ocorreu em meados do II bimestre com término em meados do III bimestre. Os alunos observaram em suas residências o comportamento de algumas aves criadas em cativeiro por eles. E, ao passearem em sítios, ou até mesmo andarem pelas ruas da cidade, no percurso do caminho de casa à escola e no próprio pátio da escola, observavam atentamente nas árvores junto ao caminho a existência de ninhos de pássaros em seus galhos e perceberam que os mesmos constroem ninhos dos mais variados tipos – pendurados em árvores, construídos com barro em forma de forno, entre outras formas, e usando diversos tipos de materiais, como argila, gravetos, capins, entre outros.

No laboratório de informática e também em suas residências, os alunos realizaram pesquisas na internet com o objetivo de adquirir mais conhecimentos sobre as Aves, esclarecendo assim algumas curiosidades já descritas no presente projeto.

Na sala de aula, realizamos uma aula experimental, onde observamos de perto as estruturas do ovo de uma galinha. E através da ovoscopia, observamos o interior do ovo com a intenção de presenciar um embrião.

Em outro momento, em sala de aula, realizamos outra aula experimental, onde fizemos a dissecação de uma ave (galinha) com o intuito de conhecermos as suas estruturas internas e externas. Antes da dissecação foi feita uma observação externa, em que foi possível observar estruturas importantes, como por exemplo: crista, bico, unhas, textura da pele, barbela e narinas. Após a dissecação, pôde ser observado e extraído os principais órgãos internos da ave, tais como fígado, intestino, esôfago, faringe, vesícula biliar, coração, moela, baço, pulmão e outros. Os alunos observaram atentamente cada detalhe, cada órgão e tocaram na ave para senti-la. E ao sentirem o calor da ave em suas mãos, os alunos logo de imediato, fizeram uma comparação com a temperatura corporal do anfíbio (sapo), anfíbio este, que dissecamos em outra aula experimental já realizada anteriormente. Interessante foi observar que os alunos estavam sempre fazendo comparação da ave com o anfíbio (sapo), percebendo assim, as suas diferenças. Outro fato interessante foi dos alunos acharem que o coração da ave mesmo fora do corpo mantivesse em funcionamento por muitos minutos como o do anfíbio (sapo). Os alunos ficaram encantados ao se depararem com a oveira da galinha e ao verem o ovo, alguns alunos perguntaram se podiam ou não comer o ovo que estava sendo retirado da galinha já morta.

Cabe mencionar que antes da dissecação da ave, dispomos de pratos e bandejas descartáveis e escritas dos nomes dos cortes comuns de uma ave (galinha) tais como: coxinha da asa, junção do meio da asa, pé, moela, coração, filé interior, entre outros. Na medida em que era feito o corte de uma parte da galinha, os alunos eram solicitados para colocarem a peça retirada em seu devido lugar.

A partir das aulas experimentais, concluímos que essa prática de envolver os alunos em todas as etapas do projeto, desde a sua elaboração à sua execução, permite que os mesmos assumam a posição de sujeitos ativos do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.

No zoológico, os alunos ficaram encantados com a grande variedade de espécies de Aves da fauna brasileira existentes em seu espaço, pois a maioria delas, eles só conheciam, através da internet, televisão, revistas ou livros, tais como: arara azul grande (Anodorhynchus hyacinthinus), arara piranga (Ara chioroptera), arara canindé (Ara ararauna), corujão orelhudo (Bubo virginianus), gavião real (Harpia harpyja), urubu rei (Sarcoramphus papa), pato do mato (Cairina moschata), tachã (Chauna torquata), maguari (Ardea cocoi), tuiuiú (Jaburu mycteria), cabeça seca (Mycteria americana), tucano (Ramphastos toco), entre outras.  Os alunos observavam atentamente cada detalhe, como o comportamento – umas são mais tranquilas e outras mais agitadas, o relacionamento entre elas dentro do cativeiro, o tipo de alimentação, limpeza e higienização dos recintos, as cores vivas presentes em suas penas, os sons produzidos por elas, entre outros. Um fato interessante, é que os alunos paravam pra ler as informações contidas nas placas sobre a ave em cativeiro e conversavam entre eles sobre as suas descobertas a partir da leitura das mesmas. Todos os alunos ficaram maravilhados em compartilhar o prazer de perceber e admirar as aves.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

As buscas de informações no decorrer do desenvolvimento do presente projeto, proporcionaram aos alunos os esclarecimentos sobre as suas curiosidades. As expedições investigativas, a utilização de métodos de ensino diferenciados, o fato de vivenciarem cada etapa do projeto, possibilitaram aos alunos ter uma maior responsabilidade e participação na sua aprendizagem, proporcionando assim, a sua formação integral.

Observamos que o desenvolvimento do projeto despertou nos alunos o interesse pela investigação, observação e pesquisa, pois no decorrer das aulas, foi possível presenciar momentos em que alguns alunos traziam de casa para a sala de aula algumas informações e curiosidades sobre as Aves.

 A aula experimental foi uma importante ferramenta metodológica facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, pois unindo a teoria e prática, observamos que houve uma contribuição significativa, proporcionando a capacidade de ampliação e compreensão do estudo proposto. 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

No decorrer do presente projeto, dispomos de uma metodologia de ensino aprendizagem que viesse a favorecer não só a aquisição de conhecimentos curriculares, mas também de desenvolver nos alunos, a autoestima, a autoconfiança e as suas potencialidades, contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral. Observamos que foi possível desenvolver nos alunos valores baseados na solidariedade, no respeito e na cooperação, pois além dos alunos participarem ativamente de cada etapa do projeto, desde a elaboração à sua execução, procuravam não somente adquirir conhecimentos, mas também em ajudar um ao outro de forma respeitosa para que todos pudessem obter sucesso no desenvolvimento e compreensão das atividades.

Cabe mencionar que o passeio ao Zoológico em Cuiabá – MT foi de grande valia, pois os alunos puderam compreender o porquê da existência de zoológicos. E, também puderam ver de perto a preservação de várias espécies ameaçadas em vida livre devido à perda de seu habitat natural. O prazer de perceber e admirar as aves despertou nos alunos a responsabilidade em cuidar e utilizar os recursos naturais de forma consciente.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares: ano 03, unidade 06 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

http://www.atitudessustentaveis.com.br/artigos/sustentabilidade-ecologica/

 

https://www.significados.com.br/sustentabilidade/

 

http://sustentavelecologia.blogspot.com.br/

 

http://www.wikiaves.com.br/aves

 

Kindel, Eunice Aita Isaia. Práticas pedagógicas em Ciências: espaço, tempo e corporeidade / Eunice Aita Isaia Kindel; ilustrações de Eloar Guazzelli. – Erechim: Edelbra, 2012.

 

Porto, Amélia. Ensinar ciências da natureza por meio de projetos: anos iniciais do ensino fundamental / Amélia Porto, Lízia Porto. – Belo Horizonte: Rona, 2012.