Estruturalismo.

Movimento acadêmico epistemológico que nasceu na França, significa em síntese um conjunto de posições teóricas metodológicas que não são especificamente da Filosofia, mas das diversas Ciências.

 Entretanto, a Filosofia é a base teórica do fundamento do próprio estruturalismo enquanto movimento complexo.

O estruturalismo atinge as seguintes áreas: linguística, antropologia, história, psicologia, psicanálise e epistemologia, entre outras Ciências não citadas. Podemos, portanto, entender a complexidade do que é esse movimento em referência.

Naturalmente que no estruturalismo existe uma base comum essencial a todas as disciplinas, que significa a investigação de um determinado fato em análise, qual seja o fato ou a análise, existe relações de estruturas profundas as quais devem ser descobertas, para compreender a fenomenalidade dos objetos.

Quais são as relações, os sistemas ou conjuntos de sistemas que estão na base da experiência  constituídos por mecanismos funcionais nas determinações do que é uma determinada coisa, antes de entender a coisa, é fundamental compreender a funcionalidade desses mecanismos.

Porque é sempre o conjunto das relações funcionais que determina o sentido profundo da natureza de qualquer objeto ou fenômeno em estudo.

A Filosofia estruturalista está relacionada entre os grandes nomes da literatura principalmente a francesa, entre eles podemos destacar: a linguísta Ferdinand Saussure o antropólogo Claude Lévi Strauss, psicanalista Jacques Lacan e os filósofos Louis Althusser e Michael Foucault.

O estruturalismo além de ser uma tendência filosófica, apareceu na França com a finalidade de combater os procedimentos subjetivistas, modulações tipicamente da fenomenologia e do existencialismo, como por outro lado, o espiritualismo e o personalismo filosófico.

Esse movimento exerceu profunda influência na intelectualidade brasileira em diversas disciplinas, isso nos últimos anos, como na análise marxista, na teologia da libertação etc. Althusser foi o grande mentor intelectual dos últimos tempos não apenas na França, mas também no Brasil, exercendo profundas influências e ideologias substanciais as metodologias.

De acordo com a historiografia estruturalista, como posicionamento epistemológico em metodologia filosófica de acordo com a historiografia do trabalho de análise e interpretação dos textos, o entendimento deve obedecer à estrutura interna de uma obra.

 Significa que as teses particulares de um sistema filosófico encontram-se nas bases fundamentais para compreender a complexidade de qualquer  objeto em estudo ou fenômeno.

A raiz profunda do estruturalismo é atingir as contradições básicas de qualquer fenômeno. Com efeito, uma metodologia que valoriza, sobretudo a dialética, principalmente a materialista.

 Com a finalidade posterior ao desenvolvimento da práxis, que quase sempre será necessariamente política e no passado associado a uma teoria marxista da História ou da Filosofia.

 Do mesmo modo aplicação de outros fenômenos como a psicanálise.  O mundo sempre foi entendido pelas teorias, essas serão eternamente imprescindíveis.

 Edjar Dias de Vasconcelos.