RESUMO

Análises realizadas em torno dos estudos com docentes das redes de ensino, tanto pública como privadas, mostram que um bom número de tais profissionais são afetados ao longo da carreira pelo alto índice de estresse, muitos desses são acometidos pelo alto nível de estresse desenvolvem muitos outros problemas de cunho físico e emocional, sendo tal estresse o maior causador de muitas enfermidades como depressão, alta ansiedade, síndrome do pânico, pressão alta, diabetes entre várias outras. Tendo por um caminho para redimir este grande malefício que são as terapias, as técnicas de Relaxamento Progressivo de Jacobson, salientado por Sandor (1974), quando ressaltou que esta terapia pode realente ajudar aos docentes que apresentam alto nível de estresse a adquirirem maior controle emocional melhorando sua saúde física e mental.

Palavras Chaves: Docência. Saúde Física e Emocional. Estresse.

1 INTRODUÇÃO

          Como afirma Lipp (1984), estresse implica em um comportamento emocional, com segmentos físicos emocionais e químicos, face a resoluto que provocam, assustam, excitam e/ou emaranha a pessoa.

            Segundo a Dissertação de Maria José Pessoa de Andrade Araújo (2015), indo de encontro à Lara (1999, p. 3) "burnout significa uma resposta ao stress crônico; trata-se de uma síndrome triamplitudinal, que inclui: esgotamento emocional, despersonalização e predisposição ao abandono" (Lara, 1999, p. 3).

           Indo de encontro ao pressuposto ressaltado por Lara, (1999), ao inferir que o nível de estresse alto está intimamente ligado ao desenvolvimento desse estresse alta escala. Um outro ponto que merece ser considerado, conforme ressaltado por Selye, (1950), evidenciando as modificações do organismo.

         Este artigo possui por objetivo esclarecer de forma precisa como o estrese tem sido presente em alto nível na vida docente e quais as sequelas que podem trazer a vida de tais profissionais juntamente com algumas técnicas que podem ajudar a reduzir o nível maléfico dos estresse, possuindo por tema: ESTRESSE NA DOCÊNCIA: Uma forte causadora de problemas psicossomáticos”.

           O qual está dividido em cinco capítulos, onde o primeiro irá falar sobre o Estresse na vida dos Docentes, o segundo referente a Ansiedade no Cotidiano dos Docentes, o terceiro irá falar sobre a Qualidade de Vida, o quarto ao, Relaxamento Muscular Progressivo de Jacobson, o quinto os Procedimentos Metodológicos, seguido das Considerações Finais e as Referências Bibliográfica.

        Sendo necessário para a construção desse a consulta as referências bibliográficas, como Mileiro, (2002), Oswaldo, (2009), Lopes, (2002), entre outros.

Tendo por meta principal compreender o fenômeno em estudo e assim contribuir positivamente para a melhoria de vida dos docentes.

I ESTRESSE

            Segundo as apreciações ocorridas nos século XIV e no século XVII, a palavra estrese tem sua origem latina e suas alusões são quanto à repressão, a angústia e as divergências, conforme LIPP, (1996), atualmente se comenta e se fala muito sobre o vocábulo estresse, nos fazendo notar que o mundo como um todo está verdadeiramente estressante. Como alega, Marins, (2003), o vocábulo estresse tem sua origem na língua inglesa do stress.

           Tal vocábulo está sendo usado na física para referenciar ao nível de pecha espinhosa provocada justamente por exigir do indivíduo muita atenção, muito esforço para se adaptar-se as demasiadas situações que o cotidiano nos traz. Indo de encontro as ressalvar de Segundo Selye (1956), ao alegar a seguinte afirmação:

                Este vocábulo que teve seu início de utilização na física para compreender o nível de deformidade miserável sofrido por um material no caso o indivíduo que passa por graves tensões cotidianas, exigindo muito esforço, muita resiliência para se adaptar a determinadas situações, requerendo um equilíbrio intrínseco, (SELYE, 1956, P.02).

               Deixando evidente que o estresse se resume, em consonância com, Marins, (2006), consiste numa resistência muito intensa para a que o indivíduo seja submetido para lidar com as divergências do cotidiano.

              E que se faz necessário trabalhar com o indivíduo as melhores formas para lidar com tal adversidade, pois o alto nível do estresse pode provocar muitas barreiras, podendo acarretar em diversas enfermidades.

             Portanto a melhor definição para o estresse é uma forte energia que se faz preciso para que o homem possa realizar as exigências do cotidiano. [...]