ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA ERRADICAR O FRACASSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Dyone Alves de Oliveira

  • Formado em Letras pela Faculdade Guaraí (FAG).
  • Pós-graduado em História e Cultura Afro-Brasileira pela ESEA
  • Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Estácio de Sá.

RESUMO

Um resultado negativo no contexto escolar e o alto índice do rendimento escolar pode ser definido como fracasso escolar, um mal que permeia o universo atual do ensino- aprendizagem. O papel mediador é realizado pela família e pela escola, instituições responsáveis por apresentarem os indivíduos à sociedade, uma vez que a família exerce um papel importante no processo de escolaridade e sua presença é fundamental no espaço escolar, a perceber também que a legislação brasileira e as diretrizes da educação exigem a participação da família. Desse modo fica visível a carência de observar e verificar de forma peculiar a relação família x escola para entender quais são as atenuantes que fragilizam nossa educação. O aspecto importante da dissertação em foco é perceber a relação do fracasso escolar com a ausência da família no contexto escolar. Esse trabalho objetiva investigar a relação entre a escola e a família para entender como erradicar o fracasso escolar. O método é qualitativo visando uma pesquisa bibliográfica através de análises teórica. Como resultados obtidos através de pesquisas e leituras bibliográficas verificam-se que a família e a escola contribuem e muito para amenizar o fracasso escolar, pois quando se há a junção de ambas as instituições a tendência é aprimorar o desenvolvimento da instituição escolar já que a família participa das atividades escolar, principalmente nos conselhos escolares. Conclui-se então que a escola na figura do professor deve realizar atividades em conjunto com a família de seus alunos para erradicar o fracasso escolar, sempre priorizando os alunos e seus desenvolvimentos como também se faz necessário a formação continuada dos docentes para realizar aulas que sejam apoiadas pela família dos alunos. Portanto, no contexto escolar a família aparece como a ferramenta necessária para amenizar o fracasso escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Fracasso Escolar. Estratégias de Intervenção. Família versus escola.

INTRODUÇÃO

“Nem todos os insucessos são iguiais, pois ninguém fracassa de todo e em tudo; ii) um insucesso pode encerrar esforços muito valiosos; iii) um insucesso nem sempre se reveste de um significado catastrófico, quer ao nível pessoal quer ao nível social.” (MENDONÇA,2008,P.6)

           No contexto educacional, o fracasso escolar sempre foi uma problemática profunda levantando reflexões e debates que sempre procuraram descobrir quais os fatores que agem diretamente para que esse fracasso ocorra. Alunos, parte diretiva da escola, professores, pais e outros membros da sociedade são agentes que estão diretamente e indiretamente ligados nesse cenário. O que motiva o desejo de relatar sobre o tema é a frequente ocorrência no cenário escolar, perspectiva que surgiu ao analisar a os contextos escolares do século atual, tendo em vista que os baixos resultados obtidos pelos alunos e os fracos rendimentos escolares levam ao que chamamos de fracasso escolar. Nesse pensamento percorremos um caminho de incertezas quanto ao futuro da educação, a realização dos sonhos dos alunos, suas expectativas e desejos que esperam da educação, contribuindo dessa maneira para o inevitável fracasso escolar. No desempenho da função como professor nota-se que os baixos índices  são repetitivos e a situação agravam com o passar do tempo. Percebe-se que os desejos tanto da família como dos alunos e dos professores estão direcionados para o aprendizado competente, mas isso não ocorre, por isso há uma necessidade de entender o real motivo desse fracasso escolar no espaço escolar. É notório que todo esse fracasso está relacionado a grande ausência da família no dia a dia dos alunos, já que é visível  a falta de acompanhamento dos pais na vida estudantil de seus filhos. Precisamos de uma interação entre a família e a escola para que haja uma contribuição no desenvolvimento dos alunos, já que essa relação é fundamental para erradicar o fracasso escolar. Focando a relação que existe entre a família e a escola e a falta de estrutura familiar como também a falta de acompanhamento pode provocar vários aspectos negativos para o desenvolvimento dos alunos no cenário escolar, levantamos a seguinte pergunta: qual é a contribuição da família para erradicar o fracasso escolar e quais estratégias seriam suficientes para combater essa realidade? A família é a instituição responsável por evidenciar aspectos importantes para a vida dos alunos, como uma boa educação, direcionando a zona de desenvolvimento real da criança como também aspectos ligados a sentimentos de afetividade, carinho, proteção, por isso procura-se analisar a relação entre família e escola sempre objetivando a presença família no cenário escolar.