Se você chegou até aqui, está querendo saber algumas dicas para aplicar nas redes sociais do seu negócio, não é mesmo? Se respondeu positivamente a essa pergunta, continue lendo o artigo. 

Aqui, separamos as melhores estratégias de marketing, seja para uma pequena, média ou grande empresa.

Então, não perca mais tempo. Continue agora mesmo a sua leitura e tire todas as dúvidas.

1- Defina a sua persona 

O primeiro passo para ter sucesso nas redes sociais é definir a sua persona. Trata-se de uma representação fictícia do consumidor ideal de uma empresa. Ela é mais completa que o público-alvo. Para se ter uma ideia, você consegue descobrir informações como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. 

A persona não pode ser construída de qualquer forma. O mais indicado é desenvolver uma pesquisa com o cliente atual para entender melhor o comportamento do consumidor. 

Após desenvolver a persona, será mais fácil construir publicações que estejam mais alinhadas com o seu objetivo. Quanto mais próximo da audiência, mais engajamento a sua página terá nos próximos dias. 

Veja abaixo um exemplo de persona. 

Paula, 30 anos: é casada e dona de uma média empresa. 

Ela tem um perfil analítico e não toma decisões sem consultar os números da organização. A empreendedora sempre acompanha as últimas notícias do mercado para qualificar a sua equipe. 

Paula tem muitos desafios em sua área. Ela gostaria de aumentar os resultados do seu negócio, gerar mais leads nas estratégias de marketing e ganhar autoridade no mercado. Porém, falta tempo para enfrentar os obstáculos da rotina. 

Um dos principais gargalos da empresa é a falta de orçamento para construir novas soluções. Além disso, a empreendedora sofre com uma equipe enxuta e o excesso de tarefa. 

2- Entenda cada rede social 

Um dos principais erros que a maioria das pessoas comete é desenvolver o mesmo conteúdo para todas as redes sociais. Se você está fazendo isso neste momento, pare imediatamente e preste bem atenção nessa dica. 

Uma publicação para o Facebook pode não surtir o mesmo efeito no Instagram. O mais indicado é desenvolver um conteúdo conforme a ferramenta que será utilizada. 

Se você usa o LinkedIn, por exemplo, pode escrever um material mais completo, com dados e informações atualizadas. Já para o Instagram aposte em publicações com visuais mais atrativos. Aqui, a “imagem vale mais que mil palavras”. 

Para evitar futuros problemas, recomendamos estudar as características de cada rede social e o comportamento do público. Dessa forma, pode desenvolver estratégias mais assertivas para a sua audiência. 

3- Publique conteúdos de qualidade 

O conteúdo é um dos elementos mais importantes em uma rede social. Ele precisa solucionar as dúvidas da persona. Caso contrário, ela perderá o interesse pela sua página. 

Imagine que você é responsável por definir a estratégia de um banco nas redes sociais. Ao invés de divulgar somente os produtos da instituição financeira, eduque o cliente sobre outras informações importantes para a rotina, como o Pix. 

Uma dica interessante é construir uma série de publicações sobre o novo sistema de pagamento que foi desenvolvido pelo Banco Central. Veja abaixo alguns exemplos. 

  • O que é Pix? 

  • Como funciona o Pix? 

  • Quais são as diferenças do Pix? 

  • O Pix é seguro? 

Dessa forma, você cria uma relação mais próxima com a sua audiência. Afinal, uma pessoa não segue uma página para receber produtos da empresa, mas sim para ajudá-la no momento em que ela mais precisa. 

4- Diversifique os seus conteúdos 

Uma estratégia de marketing nas redes sociais não pode se resumir somente em conteúdos no formato de textos e imagens. Para ganhar destaque no ambiente online, é fundamental apostar também nos vídeos. 

O audiovisual gera mais engajamento entre os seguidores, traz autoridade para a marca, torna o conteúdo mais educativo e traz um diferencial competitivo para a sua empresa. 

O lado positivo é que a sua equipe não precisa ser uma especialista no assunto para publicar esse material na internet. Existem ferramentas, como um editor de vídeo, que ajudam a otimizar os processos. 

Para se ter uma ideia, você consegue editar um vídeo em menos de cinco minutos. Com poucos cliques, é possível adicionar ótimos recursos para o seu conteúdo. 

A ferramenta da Invideo é on-line. Você não precisa instalar programas pesados e complexos em seu computador. Além disso, ela é segura e seus dados não são compartilhados com outras pessoas. Vale a pena experimentar essa ótima alternativa. 

5- Adicione os CTAs 

Conhecido também como call to action, o CTA é um pequeno texto que tem como objetivo incentivar o usuário a fazer um determinado tipo de ação. Você pode, por exemplo, pedir para o seguidor comprar um um produto ou adquirir um serviço, visitar a página da loja ou ler as últimas notícias do seu blog.

O CTA é um ótimo recurso para melhorar os resultados do seu negócio.  

6- Crie um calendário editorial 

Finalizamos as nossas dicas falando sobre a importância do planejamento. Dessa forma, você consegue manter as redes sociais ativas e relevantes para a sua audiência. 

Aqui, vale incluir as datas comemorativas que estão relacionadas ao seu negócio. Elas aproximam a empresa com a audiência. 

Nunca é demais lembrar o quanto o monitoramento de resultados é essencial para uma estratégia de marketing. Dessa forma, você consegue entender melhor quais foram as ações que deram certo  e quais são aquelas que precisam de um ajuste para alcançar os resultados desejados. 

Após descobrir quais são as melhores estratégias de marketing para as redes sociais, siga-nos no Facebook e no Instagram para receber as melhores dicas que impactam no sucesso do seu negócio.