Muito além do limitado e engessado planejamento estratégico, fruto da evolução da administração estratégica, a estratégia corporativa ocupa hoje importante função norteadora e sinalizadora de caminhos mais seguros e viáveis para a sobrevivência das organizações.

A evolução da administração estratégica ao longo do tempo, principalmente da estratégia corporativa, que teve que se readaptar para acompanhar a evolução e o crescimento dos negócios e empreendimentos empresariais, dos mercados e sua integração, do desenvolvimento tecnológico, do surgimento, crescimento e comportamento da concorrência e das constantes mudanças do  comportamento dos consumidores, tem exigido das empresas uma redefinição das estratégias, readequação de processos internos e uma grande capacidade de inovação, tomadas de decisão e adaptação a estas novas realidades. A estratégia corporativa ocupa hoje importante função de sinalização e de preparação de caminhos mais prósperos e de sobrevivência para as organizações.

Nota-se que o planejamento estratégico apesar de ser elaborado pela alta administração, não deve ser estático, precisa ser dinâmico, de conhecimento de todos os funcionários, de forma que possa se adequar às rápidas e constantes mudanças de cenários e incertezas econômicas, além de possibilitar e permitir a readequação dos processos organizacionais com objetivo de melhorar a produtividade de seus departamentos. Devido a isto a estratégia corporativa vai muito além, por ser mais abrangente e influenciadora no sucesso das organizações em relação as demais estratégias. Por ser mais influenciadora e abrangente, a estratégia corporativa precisa ser reavaliada constantemente pela alta administração, da qual irá implementar ações e diretrizes necessárias nos seus departamentos e unidades de negócios, pois, caso não tenha êxito pode levar a organização para um caminho de fracasso e falência da organização.

A administração corporativa precisa ser vista como um processo continuo que necessita de constante reavaliação e adequação, deve acompanhar de forma eficaz os cenários macroeconômicos em que a organização está inserida, assim como diversas operações estratégicas dentro da empresa, a inovação também requer atenção nos processos, acompanhamentos e métricas, para que possa alcançar os objetivos estratégicos pretendidos pela organização.