Ter filhos pequenos, animais de estimação ou uma eventual diversão em sua casa não devem ser motivos para não ter estofados bem cuidados, limpos e principalmente com aparência de novo.

Para isso são necessários alguns cuidados e dicas básicas de limpeza de estofados que se aplicadas no dia a dia seu imóvel irá agradecer mantendo cores, brlho e cheiro de novos

Limpeza de sofas

Escolha de Tecido 

Se o estofado ainda não foi comprado, uma ótima dica é saber escolher o tecido apropriado  para o seu estilo de vida. A escolha correta do tecido de acordo com suas necessidades irá facilitar a tarefa de manutenção. Por exemplo, fibras sintéticas, são a melhor escolha para locais de muito uso.

Almofadas

A vida útil de seu estofado será maior se periodicamente as almofadas soltas forem viradas. Uma das vantagens é a distribuição uniforme do desgastes. Também é importante afofar cada almofada após o rodizio, pois isso irá ajudar a manter a forma.

Aspiração

Aspire seu estofado semanalmente para limpeza geral e para remover a sujeira da superfície. Isso também evitará a impregnação de sujeira nas fibras. Em algumas situações é possivel utilizar um pincel ou escova para tirar a sujeira dos cantos. Use, sempre, um pincel ou escova com cerdas macias para evitar o puxamento de fios do estofado.

Impermeabilização 

Impermeabilização é o processo que cria uma película protetora invisível que impede a impregnação de sujeiras, poeiras e ácaros permitindo assim a fácil remoção.

A impermeabilização protege seu estofado retendo na superficie os líquidos derramados de forma que sejam retirados facilmente com guardanapo ou papel. A impermeabilização não afeta as características originais do móvel mantendo sua cor e brilho

Luz Solar e Poluentes

A exposição ao sol pode danificar os tecidos do estofados, principalmente sedas. Portanto, posicionar o móvel de forma que não receba muito sol durante longos periodos irá ajudar na manutenção.

Poluentes como vapores de cozinha e fumaça de cigarros, também podem prejudicar o tecido. As veze isso é inevitavél, no entanto, uma ventilação adequada pode ajudar, tanto na dissipação de poluentes como de odores.

Peça ajuda a profissionais

É bom deixar a limpeza de estofados aos cuidados de profissionais, no mínimo, cada dois anos. Especialistas recomendam ter esse hábito e não ficar esperando ficar visualmente sujo ou com aparência degradada, pois quanto mais o imóvel fica sem cuidados especiais, mais difícil será retomar as cores e aparência original.