A competitividade empresarial através da inovação, está atrelada ao meio coorporativo, buscando alavancar tanto a imagem da empresa, quanto os custos. A competitividade empresarial precisa que a empresa tenha uma estratégia inovadora, para que seja sempre superior a concorrência, hoje as empresas estão procurando inovar no mercado por meio da sustentabilidade, a competitividade empresarial foi criada para atender as necessidades dos clientes e de uma organização, contudo a maior parte do desenvolvimento de um novo produto depende de uma estratégia inovadora para que as empresas tenham com o que competir no mercado.

Quando falamos sobre ambiente competitivo, podemos observar claramente que as empresas que estão envolvidas neste meio competitivo precisam saber que possivelmente sofrerão certas ameaças caso sua ideia seja inovadora de mais, e cause certos desejos em seus concorrentes, é importante ressaltar que quanto mais inovadora for a sua ideia menos risco a empresa corre de ser copiada, o que tenha essa ideia comprada de qualquer maneira.

Quando uma empresa entra em algum mercado seja ele qual for, esta deve ter ciência que pode obter sucesso ou até mesmo o fracasso, por isso que é de suma importância que seja feita uma estratégia envolvendo todo o mercado, se é um mercado muito concorrido, se a concorrência pode te “atropelar”, o que você vai precisar para gerar valor e fidelidade nos seus clientes, e o mais importante de todos a empresa precisa conhecer seu concorrente.

É importante as empresas estarem bem cientes de suas estratégias, pois se sua estratégia não for bem planejada e não houver algo que seja inovador, ela pode ser vista no mercado como uma empresa que com recurso fraco ou com deficiência competitiva, o que pode coloca-la em desvantagem no mercado. Quase todas as organizações possuem fraquezas competitivas, por isso é necessário que haja sempre alguma ideia inovadora para que não corra este risco.

Os estímulos competitividade empresarial, deve vir por meio da oportunidade de um mercado, onde é um fator importante para se moldar suas estratégias, os estrategistas das empresas não podem criar uma estratégia que não se adequam ao mercado em que atuam, é necessário que sejam estudados todas as oportunidades do mercado, avaliar o crescimento e potencial para que a estratégia seja montada de acordo com a competitividade do mercado e de acordo com as falhas de certos concorrentes.

As capacidades competitivas são de grande auxilio na execução de uma estratégia, elas são de modo igualmente importante para assegurar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes em certas situações nas quais é relativamente fácil que eles possam copiar suas estratégias inteligentes. Por que tem que a estratégia tem que ser inovadora? Justamente pelo fato de dificultar a copia e a possível compra de ideia dos concorrentes, e se suas estratégias forem copiadas é possível que a sua empresa seja derrubada no mercado, com uma estratégia superior e mais inovadora do que a que foi exposta no mercado inicialmente.

Algumas empresas que ganharam com a competitividade empresarial com base em estratégias e competências inovadoras, a Toyota inovou com sua capacidade de produção, onde são fabricados veículos de qualidade mundial a custos mais baixos e vendendo-os a níveis de preços competitivos, com isso a Toyota se permitiu que tivesse uma vantagem de mercado decisiva em relação a seus concorrentes, General Motors, Ford, DaimlerChrysler e Volkswagen. Os concorrentes da Dell gastaram anos e milhões de dólares no que até agora é um esforço inútil para tentar se adequar ou ao menos ficar parecido com a sua capacidade de gerenciamento. Sem contar com exemplos mais próximos que vemos no dia a dia, como Coca-Cola e PepsiCo, Natura e Avon entre outras.

Podemos observar outros exemplos de empresas que tiveram estratégias inovadoras e hoje são lideres de mercado, as maiorias das empresas que serão listadas utilizam a estratégias sustentáveis, para competir no mercado. Os estímulos para certas estratégias são montadas após analisar o mercado e o cliente, vendo que tanto o cliente quanto o concorrente estão preocupados com a sustentabilidade dos pais.

O Carrefour havia perdido a liderança no setor de hipermercados, e ficou durante sete anos sem se líder, ate que um estrategista da marca, decidiu utilizar uma estratégia de responsabilidade social, isso ajudou o Carrefour recuperar a liderança de supermercados no Brasil. A 3M teve uma ideia que ao utilizar o gel das fraudas descartáveis para suprir a poeira gerada pela mineração, uma ideia que fez com a empresa fatura-se mais de 15 bilhões de dólares por ano.

Outro exemplo notório de inovação e ainda mais de exposição de marca foi as Havaianas, por mais que sempre tenha sido pioneira no mercado, antigamente as Havaianas, eram apenas chinelos que as pessoas usariam dentro de sua própria casa, não tinha nenhum estilo, eram simples e baratas, porem tinham qualidade, de algum tempo para cá as Havaianas Inovaram modificaram layouts colocaram mais cores, desenhos animados, desenvolveram um chinelo com uma durabilidade e um tempo de vida do produto mais longo, com isso a empresa continuou pioneira no mercado e ainda sim vem lucrando, pois o custo das Havaianas hoje é bem superior ao das Havaianas de antigamente. Os mercados concorrentes das Havaianas tentam de qualquer forma produzir um chinelo parecido, porem as Havaianas vem cultivando mercado durante anos, hoje possuem um publico fiel à marca e por isso é líder no mercado, sempre inovando e inovando.

Segundo Thompson Jr.

“Ao contrario de uma diversificação relacionada, não há adequações estratégicas entre os negócios que possam servir de base para a redução de custos, a transferência benéficas de aptidões e tecnologia, a alavancagem do uso de uma marca poderosa ou as colaborações para criar capacidades competitivas mutualmente benéficas e, portanto, aumentar qualquer vantagem competitiva dos negócios.” (Thompson, P 284)

Ou seja, as analises estratégicas das empresas diversificadas baseiam-se nos conceitos e métodos adotados por organizações que atuam no mesmo ramo, o procedimento de avaliação dos pontos positivos e negativos da estratégia das empresas diversificada e de decisão de que ações para empreender e inovar para melhorar o seu desempenho dentro do mercado competitivo, podendo gerar um custo maior ao consumidor.

Competitividade empresarial esta atrelada a toda estrutura da empresa, os estrategistas tem que ter um estudo de mercado bem ampliado, observando todas as fraquezas e possíveis ameaças para que a estratégia a ser colocada no mercado não seja em vão, que possa criar competitividade e afastar os concorrentes, para que possa competir em um mercado com certeza e segurança.

 Bibliografia:

THOMPSON, Arthur A , STRICKLAND II, A. J, GAMBLE, Jonh – Administração estrategica – 15.ed. Sao Paulo: MC Graw Hill, 2008

ALMEIDA, Fernando – Experiências empresariais em Sustentabilidade – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009