Entre esses estágios devemos também levar em conta a qualidade de vida emocional, é preciso considerar que nos dias de hoje precocemente pulamos etapas ou tentamos voltar a fases passadas, as crianças conseguem ver isso com muita clareza no ambiente familiar, tentando copiar dos pais elas tem o mesmo tipo de atitudes, se os pais pulam etapas vão tentar fazer o mesmo, se não conseguem seguir em frente com medo do novo, a criança também vai ter medo de amadurecer tentando evitar o estágio seguinte.

Pais e educadores devem se policiar o tempo todo, são reflexos o tempo todo!

Conhecer o perfil dos estágios que o seu filho esta passando pode ajudar a entender melhor o comportamento deles, assim como notar mudanças que possam representar um alerta que algo não esta bem! 

 Temos o estágio “sensório-motor”, “pré-operatório”, “operatório concreto” e “operatório-formal”, estes estágios é uma maneira de explicar o desenvolvimento, afinal a construção do ser é um processo ao longo da vida das crianças, por meio de assimilações e acomodações de suas estruturas.

Cada etapa é importante na vida da criança, e devem ser atravessados seguindo uma sequência regular  e conforme os estágios vão passando a criança se ajusta a realidade que as confronta.  

1-Estágio Sensório-Motor, do nascimento aos  2 anos de idade, é  chamado assim porque o bebê tem o conhecimento por meio das próprias ações e interação com o meio, a organização mental está no estado bruto e o pensamento vinculado no concreto,  a criança começa  a desenvolver a coordenação motora. 

2- Estagio Pré-Operatório, dos 2 anos aos 7 anos de idade,  nesse estagio ela começa a usar a inteligência e o pensamento, que é organizado por meio de assimilação, da acomodação e da adaptação, é quando começa a usar a linguagem como forma de socialização, por meio de falas, de dramatização, de desenhos, e também desenvolve o controle da conduta dos outros, aprendendo o pedir, o perguntar e o mandar.

3- Estágio Operatório-Concreto, dos  7 anos  aos 12 anos de  idade, é o inicio da escolarização formal, é a fase da habilidade de solucionar problemas concretos e da capacidade de analisar de forma lógica, sabe  destinguir  o mundo real da fantasia, organiza os pensamentos, passa a ser  descritivo e intuitivo, se concentra nas ações, fase  onde começa a perceber o ponto de vista dos outros ao seu redor. 

4- Estágio Operatório-formal, dos 12 anos até a vida adulta,  é a fase de transição, onde é capaz de formular um pensamento abstrato, criar  ideias e conceitos sem precisar recorrer ao contato, ganha autonomia, reflete sobre sociedade e valores para se posicionar, onde se encontra com vários conflitos de identidade, afinal  esta  deixando  de ser  criança, caminhando  para a vida adulta, é onde o adolescente desenvolve a própria identidade, onde se depara com a duvida entre o certo e o errado, o que o leva para a vida adulta.

Cada um desses estágios tem sua importância e reflexos na vida adulta, por isso identificar as fases que seu filho esta passando é  fundamental para entender e até mesmo para saber o momento de pedir ajuda para que o desenvolvimento não seja  afetado,  afinal as descobertas do ser humano  acontece  dia  a dia.