NORMAS E DIRETRIZES TÉCNICAS E PEDAGÓGICAS DE ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL

 

  1. Objetivo Geral

O estágio supervisionado tem como objetivo geral proporcionar ao aluno estagiário uma análise crítica das vivências de aprendizagem, dos programas de ensino, promovendo, a partir de uma visão global, condição de instrumentalizá-los para a profissão. É parte integrante do processo deformação inicial e constitui-se como o espaço, por excelência, em que se realiza a uniãodialética entre a teoria e a prática.

 

  1. Objetivos Específicos
  • Proporcionar ao aluno conhecimento sobre a realidade na qual atuará.
  • Contato com educadores, educandos e eventos ligados à educação.
  • Adquirir competências básicas para o exercício da profissão.
  • Oportunidade de interagir com os profissionais experientes.
  • Vivenciar exemplos práticos para discussões acadêmicas.

 

  1. O estagiário

O desenvolvimento do projeto de estágio tem como eixos temáticos balizadores de ações, a formação de gestores escolares e a relação escola-comunidade. Esse eixo possibilita o desenvolvimento de projetos pertinentes a questões do cotidiano da escola e dos sistemas de ensino, que apresenta um sem número de situações de conflito que exigem aprofundamento na reflexão e novas proposições de enfrentamento. Não é pretensão do projeto de estágio solucionar todos os problemas, mas ser agente colaborador na construção de ações colaborativas.

Para a realização do estágio cumpre observar que a participação do estagiário no contexto global da escola se faz necessária em atividades de observação dos espaços pedagógicos, como: biblioteca, nos laboratórios, nos trabalhos desenvolvidos extra-escola, nas relações interpessoais entre alunos, diretor, pais e coordenador.

O estagiário deve ser um colaborador auxiliando o núcleo gestor e docente da escola no encaminhamento das propostas, considerando-se sempre as suas limitações, e suas especificidades.

Dentre as ações do estagiário, para traçar o diagnóstico da escola, ressalta-se a observação das aulas, das reuniões pedagógicas e da gestão escolar. A observação é uma parte essencial do estágio, pois permite traçar, o diagnóstico e o perfil da escola campo de estágio para o desenvolvimento do projeto.

Serão considerados estagiários em Gestão Educacional, os alunos que estiverem regularmente matriculados no 7º período do curso.

Compete aos estagiários:

  • Estar regularmente matriculado no curso de Pedagogia – 7º período;
  • Escolher a Instituição Educativa da Rede Oficial de Educação Básica para cumprimento das horas de estágio;
  • Apresentar sugestão que contribua para o desenvolvimento das atividades de estágio;
  • Receber orientação permanente quanto às dúvidas pertinentes ao estágio;
  • Cumprir as 72 (setenta e duas) horas de estágio, que estão discriminadas no cronograma do item 11 deste manual;
  • Acatar as normas da Instituição Educativa onde realiza o estágio;
  • Ter pleno conhecimento do projeto do estágio, cumprir as normas para sua realização, atentando para os prazos estabelecidos;
  • Vestir-se e comportar-se adequadamente durante a realização do estágio;
  • Participar, na Instituição Concedente, das atividades intra e extra-escola;
  • Cumprir o horário estabelecido, observando sempre a pontualidade;
  • Tratar com cortesia todas as pessoas relacionadas à Instituição onde realiza o estágio;
  • Usar de discrição sobre qualquer informação confidencial de que tenha conhecimento;
  • Responsabilizar-se sobre o material que lhe for confiado;
  • Comunicar e justificar com antecedência suas ausências nas atividades programadas;
  • Procurar manter contato (telefone, e-mail) com o professor de estágio sempre que tiver dúvidas ou dificuldade referente ao estágio;
  • Entregar todo o material de estágio nos prazos previstos;
  • Não rasurar os documentos referentes aos estágios;
  • Relatar (por escrito) e registrar (fotografias, folders, programações, convites etc.) devidamente as diversas atividades desenvolvidas durante o estágio.

 

  1. O Estágio

O estágio supervisionado poderá ser desenvolvido na própria unidade escolar quando o estagiário for proprietário ou funcionário dela. O ESTÁGIO É UMA ATIVIDADE INSUBSTITUÍVEL, por isso as solicitações de licença de qualquer natureza não se estendem ao estágio e o aluno deverá realizá-lo posteriormente.

A proposta de realização do estágio poderá ser feita a critério do acadêmico: individual, dupla ou grupo de até três acadêmicos. O mesmo valendo também para o Relatório Final. Contudo, o registro nas fichas de freqüência ao local de estágio será individual.

O Projeto de ação a ser executado na escola de estágio, devendo constar uma única ficha de registro para o grupo de estagiários.

 

  1. Obrigatoriedade do Estágio Supervisionado e sua Regulamentação

A necessidade do estágio curricular na formação profissional está definida na legislação federal LDB nº 9.394/96 e encontra-se discutida no Parecer CNE/CP, 27/2001, que estabelece o estágio supervisionado a ser feito na educação básica: Deve ser vivenciado durante o curso de formação e com tempo suficiente para abordar as diferentes dimensões da atuação profissional. Deve, de acordo com o projeto pedagógico próprio, se desenvolver a partir do início da segunda metade do curso, reservando-se um período final para docência compartilhada, sob a supervisão da escola de formação, preferencialmente na condição de assistente de professores experientes. Para tanto, é preciso que exista um projeto planejado e avaliado conjuntamente pela escola de formação inicial e as escolas campos de estágio, com objetivos e tarefas claras e que as duas instituições assumam responsabilidades e se auxiliem mutuamente, o que pressupõe relações formais entre instituições de ensino e unidades do sistema de ensino. Esses tempos na escola devem ser diferentes segundo os objetivos de cada momento da formação. Sendo assim, o estágio não pode ficar sob a responsabilidade de um único professor da escola de formação, mas envolve necessariamente uma atuação coletiva dos formadores.

 

  1. Etapas de desenvolvimento:
  2. a) Ler atentamente o manual de Estágio Supervisionado, anotar as dúvidas e consultar o professor responsável pela disciplina;
  3. b) Elaborar o Projeto de Ação;
  4. c) Solicitar o ofício de apresentação de prática profissional devidamente preenchido à instituição em que irá realizar o estágio (anexo);
  5. d) Executar as atividades do Estágio Supervisionado na Instituição de acordo com as orientações do manual, considerando os momentos de observação e participação do cotidiano da gestão educacional, assim como a realização da coleta de dados e elaboração do projeto de ação;
  6. e) Executar o cronograma para elaboração e entrega das atividades e da documentação solicitada.

Observação:

Os alunos que não cumprirem as horas do Estágio Supervisionado em Gestão Educacional no semestre cursado ficarão reprovados, devendo cursá-lo em regime de Dependência, nos semestres subseqüentes.

 

  1. Orientações para o desenvolvimento:
  • Observar o cumprimento de 72 (setenta e duas) horas de estágio, discriminadas no cronograma deste manual; sendo 30 (quarenta) horas de estágio em campo e 42 (trinta e duas) horas de planejamento e orientação para a realização do estágio; elaboração do projeto de ação e relatório final de estágio.
  • Acompanhar a rotina da gestão educacional durante um período contínuo e determinado;
  • Coleta de dados / Entrevista com a direção/vice da escola (caracterização in loco);
  • Participar de projetos da escola;
  • Conhecer e auxiliar nas rotinas administrativas junto à Secretaria da Escola;
  • Analisar documentos como: livro de freqüência; horário de funcionamento da escola; horário de aula; Plano de Ação/PPP; Sistema de Avaliação da escola; Boletim de Freqüência; Relatório de aproveitamento final;
  • Acompanhar horários de entrada e saída dos alunos e também os intervalos (recreio);
  • Acompanhar reuniões administrativas e pedagógicas realizadas na Escola estagiada;
  • Participar de eventos, programações da escola que envolva família e comunidade;
  • Acompanhar atividades extra-escola de cunho técnico e administrativo;
  • Elaboração do Relatório Final do Estágio.

 

  1. Documentos apresentados pelo acadêmico ao término do Estágio
  • Relatório Final do Estágio elaborado pelo grupo de estagiários (o Relatório Final deve ser elaborado de modo a descrever as atividades observadas e realizadas pelo acadêmico na Unidade Escolar), o qual deve conter:
  1. Declaração da Escola sobre o cumprimento do estágio pelo acadêmico, carimbada e assinada pelo Diretor (modelo anexo);
  2. Ficha de Registro de Observação e Participação na gestão educacional, devidamente carimbada e assinada pelo Diretor (modelo anexo);
  3. Cópia do Projeto de Ação;
  4.   Parecer avaliativo do estágio realizado (feito pela direção da escola);
  5.   Parecer Avaliativo da professora de estágio.
  6.   Demais registros (fotografias, folders, convites, etc.).

 

  1. Acompanhamento do estágio curricular supervisionado

O acompanhamento de estágio ocorre de forma sistemática. Serão disponibilizados 03 dias, ou seja, (30 horas-aulas) para a realização do estágio.

O acompanhamento feito pelo professor do estágio inclui: a formalização de estágio por meio de documentação enviada à Instituição Educativa (apresentação da Instituição e do aluno e solicitação de autorização para realização de estágio); preenchimento de fichas de registros de estágio pelo aluno, devidamente assinadas pela direção da escola/responsável pelo setor, e apresentação periódica das mesmas e de todas as atividades de estágio realizadas pelo aluno à professora de estágio.

 

 10. Cronograma de atividades e entrega de documentos

 

     Período
Carga Horária
                                     Ações
 
     Data
 12 h
§  Informações gerais, leitura do manual de estágio supervisionado, definição das escolas para estágio.
§  Planejamento das ações para o desenvolvimento de estágio;
§  Encaminhamento de ofícios de apresentação à escola – local do estágio.
§  Elaboração do Capítulo 1 do Relatório (Parte teórica).
    Data
10 h
§  Realização do estágio supervisionado em gestão educacional, com observação e participação do cotidiano do gestor, assim como coleta de dados do local do estágio.
  Data
 12 h
§  Continuação da Elaboração do Capítulo 1 do Relatório (Parte teórica).
§  Elaboração do Projeto de ação.
 Data
 20 h
§  Realização do estágio supervisionado em gestão educacional, com observação e participação do cotidiano do gestor, assim como coleta de dados do local do estágio.
  Data 
12 h
Continuação da Elaboração do Projeto de ação.
  Data
 06 h
 §  Entrega do relatório final de estágio com todos os anexos.
 TOTAL
 
72 horas
 

 

 Avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão Educacional

No processo de avaliação serão considerados: (de acordo com a Instituição local)

  • 1ª avaliação (5,0 pts) = Elaboração do Projeto de ação;
  • 2ª avaliação (5,0 pts) = Elaboração do 1º capítulo;
  • 3ª avaliação (10,0 pts) = Relatório Final do Estágio Supervisionado;

Importante:

  • Documentos com boa apresentação, linguagem correta, conteúdo e contribuição pessoal;
  • Fichas completas (os espaços em branco devem ser anulados);
  • Os Relatórios idênticos serão anulados.
  • Não pode haver rasuras nos documentos e a letra precisa ser clara e legível.
  • Os documentos referentes ao Estágio que não atenderem aos requisitos preestabelecidos não serão aceitos.
  • O Relatório de Estágio deverá ser entregue somente à professora de estágio.
  • Casos especiais serão analisados pela professora de estágio e resolvidos em conjunto com a Coordenação do Curso de Pedagogia.

 

 

ESTRUTURA TÉCNICA PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL

 

 

 

Capa

 Folha de rosto

 Epígrafe (mensagem, citação sobre o tema: Gestão)

 Sumário

 Considerações iniciais (Dizer o que contém o Relatório e falar da importância do Estágio)

 

   Capítulo 1 – Gestão democrática nas escolas públicas: os desafios do cotidiano escolar (buscar livros na biblioteca e escrever sobre o tema acima em, no mínimo, 3 laudas com referência bibliográfica).              

 

   Capítulo 2 – Relato da prática do Estágio Supervisionado em Gestão Educacional (escrever um pouco da história da escola, falar da infraestrutura, das observações feitas, dos trabalhos desenvolvidos durante o estágio, e uma síntese da entrevista feita com a direção da escola).

               

Considerações finais (Falar do que aprendeu com a realização do estágio e da relevância em realizá-lo).

 Bibliografia (Colocar os autores utilizados na construção do texto)

 Anexos:

  • Fichas de freqüência;
  • Declaração da direção da instituição de ensino;
  • Pareceres avaliativos da direção escolar;
  • Parecer da professora da disciplina de estágio;
  • Projeto de Ação;
  • Entrevista realizada com a direção da escola;
  • Demais registros (fotografias, folders, convites, etc.).

 

Obs.: As fotografias (são obrigatórias) e devem ser legíveis, mostrando todos os estagiários. Elas podem ser inseridas no corpo do texto, ou seja, no cap. 2, ou ser incluída como anexo.