FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ACÁCIA P. ANGREVSKI

FRANCIELI SOUZA DUARTE MIRANDA

LEILA APARECIDA DOS SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

SINOP - MT

2012

ACÁCIA GREVSKI   

FRANCIELI SOUZA DUARTE MIRANDA

LEILA APARECIDA DOS SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

Relatório de Estágio Institucional apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista no curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na modalidade à distância, da Faculdade Internacional de Curitiba - Facinter.

SINOP - MT

2012 

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Institucional apresentado à Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter, do curso de especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Nota: _____________ ( ) A = Aprovado ( ) R = Reprovado

___________________________________

Profº Orientador

Responsável pela Prática Psicopedagógica

SINOP - MT

2012

INTRODUÇÃO

Segundo Freire (1994 p.78). 

A escola é o lugar onde se faz amigos. Não se trata apenas de prédios, salas, quadros, programas,... escola é acima de tudo, gente. Gente que: trabalha, estuda, se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente cada funcionário é gente. A escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. O importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar. Numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar (se), e ser feliz.

Este relatório de estágio tem como objetivo unir a teoria que presenciamos ao longo de aproximadamente 1 ano de tele-aula a práxis do psicopedagogo institucional, possibilitando entendimento do desenvolvimento do trabalho desse profissional, conforme a proposta do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional do Grupo Educacional UNINTER - Faculdade Internacional de Curitiba.

Sendo assim realizar a avaliação Institucional e Psicopedagógica e propor a intervenção na Instituição que escolhemos para desenvolver o trabalho.

O trabalho do profissional que atua nas Instituições é possibilitar uma melhor  compreensão dos processos de ensino-aprendizagem entre aluno e  professor e do professor na instituição, utilizando uma epistemologia que está mais voltada para a prevenção do que para a correção.

O momento do estágio é de extrema relevância, pois nesta etapa temos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos por nos adquirido e/ou aprendido nesse processo de formação Psicopedagógica.

Neste sentido, vemos como uma oportunidade única vivenciarmos os desafios que a educação nos propõe, não como professor mas, com outra perspectiva, de um psicopedagogo clínico construindo dessa maneira nossa identidade.

A seguir encaminhamos a queixa, hipóteses, o parecer e o informe psicopedagógico e a Proposta de intervenção. 

DESENVOLVIMENTO 

2.1. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A Escola de Educação Infantil CMEI (Centro Municipal de Desenvolvimento Infantil) Clara Teixeira está situado na Avenida das Sibipirunas nº 5701 no bairro Jardim Primavera na cidade de Sinop, Telefone: (66) 3511-1903.

Hoje tem aproximadamente 160 alunos sendo atendidos no período integral. No momento atua somente atendendo crianças até 0 (zero) a 3 (três) anos de idade.

Os alunos matriculados nesta instituição moram no mesmo bairro e/ou nas imediações, e na sua grande maioria são de família de classe média baixa. 

Fundado em Sinop-MT em 18/08/2000, o CMEI infantil Clara Teixeira é uma instituição pública  municipal. 

2.1.1– Estrutura Física

                    A escola possui 07 salas de aula, o espaço físico da (s) sala (s) que observamos é muito bom, possui janelas grandes com boa iluminação.  Não possui videoteca separada, pois, cada sala possui TV e DVD. As mesas e as cadeiras são adequadas para as crianças. Todo o material e pedagógico e os trabalhos das crianças são bem organizados, pois na (s) sala (s) possui duas caixas de papelão que servem para guardar os brinquedos que foram trazidos pelas crianças no início do ano para permanecer na escola. 

Os materiais de uso pedagógico como lápis de cor, giz de cera e canetinha também são organizados em recipientes separados (potes de sorvete) e as crianças já sabem que cada objeto tem seu local para ser guardado e aprendendo desde pequenos a serem organizados.

A decoração da sala não é cansativa, nas paredes são colocados cartazes produzidos pelos alunos, no entanto à medida que é trabalhado um tema novo (ou datas comemorativas), esses cartazes são substituídos por novos, o que faz com que a sala sempre fique apresentável.

O artigo 29 da LDB[1] 9.394/96(Lei Diretrizes e Base), diz que: A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Sendo que a avaliação na educação infantil far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental, deixando claro que o objetivo é o desenvolvimento integral da criança.

Freire (1997 pg. 32) também nos leva a refletir sobre o processo da educação,

A educação é um processo social pelo qual o indivíduo aprende as coisas necessárias para se ajustar aos grupos e a sociedade em que vive e, assim, aprende a transmitir seu patrimônio cultural. Esse processo acompanha o individuo em toda a sua trajetória de vida. Para ele (indivíduo), a educação é um ato político e só é possível para o homem, porque este é inacabado, e sabe-se inacabado.

Além disso, existe um amplo espaço com gramado e parque reservado para as crianças brincarem. Oferece refeições como: café da manhã 07h 30 min , almoço as 10h, e lanche no período da tarde às 14h e as 16h.

                  

           

2.1.2– Regime de Funcionamento

 

O horário de funcionamento do CMEI  Clara Teixeira é das 06 h:45 min   às 17h 00 min.  Os alunos são deixados pelos pais na sala com a professora, e os mesmos  retiram as crianças até no máximo as 17 h.

 

2.1.3 Relação de Recursos Humanos

 

 

Da Equipe da Direção e Setor Administrativo

a)      Diretora

b)      Coordenadora Pedagógica

c)      Secretária

 

Da Equipe de Apoio

a)      TDI (técnico do desenvolvimento infantil)

b)      Cozinheiras

c)      Zeladoras

 

 

 

2.2. REGISTRO DA QUEIXA

 

            Durante a visita a escola, conversamos com a diretora e com a coordenadora, observou-se que ha uma boa convivência do grupo. Em relação à aprendizagem, a coordenadora pedagógica informou que não existe dificuldade de aprendizagem, mas o problema maior é com a indisciplina e/ou falta de limite dos alunos.

 Em conversa com os professores percebemos que a reclamação em geral é em relação ao comportamento e a participação da família na escola, além disso, segundo as professoras as crianças são muito agitadas. Sendo assim, elaboramos nosso questionário para compreendermos melhor a queixa.

 

2.3. REGISTROS DESCRITIVOS

 

2.3.1 – Metodologia de Investigação e Instrumentos Utilizados

 

No inicio desse estágio, após obtermos a autorização da instituição escolhida, optamos pela entrevista com a coordenadora e a diretora em seguida tivemos uma conversa informal com as professoras e demais funcionários.

Minayo (2002, p.59-60):

                                   A técnica da observação participante se realiza através do contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para obter informações sobre a realidade dos atores sociais em seus próprios contextos. [...] A importância dessa técnica reside no fato de podermos captar uma variedade de situações ou fenômenos que não são obtidos por meio de perguntas, uma vez que, observados diretamente na própria realidade, transmitem o que há de mais imponderável e evasivo na vida real.

 

Para a realização dessa pesquisa a metodologia utilizada foi a qualitativa que segundo Minayo (1994, p.22), visa, [...], mostrar um mundo de significados das ações e relações humanas, que não temos acesso pelas estatísticas”.

            A investigação como abordagem qualitativa com observação, pois conforme Minayo, (2002, p.57), “Entre as diversas formas de abordagem técnica do trabalho de campo, destacamos a entrevista e a observação participante. Por se tratar de importantes componentes da realização da pesquisa qualitativa”.

           

2.3.2 –Relatório de observação

            Observamos durante uma semana como funciona a rotina do CMEI Clara Teixeira.

As mães e/ou responsáveis deixam as crianças na sala de aula, e as mesmas são recepcionadas pela professora e/ou T.D.I. (Técnica de Desenvolvimento Infantil- que aqui chamaremos de auxiliar), e as crianças já tem uma atividade disponível para fazer, ou seja, até que todas as crianças cheguem, elas podem brincar com jogos de montar, olhar livros de histórias, ver desenhos, ouvindo musicas e brincadeiras diversas. Depois, por volta de 07h 30 min. cada professora serve o café da  manhã em sua sala. A partir de 08h as professoras já iniciam suas atividades planejadas, ou seja cada turma tem uma rotina diferente. Algumas fazem roda de conversa, outras contam história e cantam com as crianças.

Vale salientar que o CEMEI Clara Teixeira respeita a idade e/ou fases de cada turma. Por exemplo, a turma de ainda crianças de 3 anos que já fazem atividades pedagógicas a professora dá preferência para que as mesmas sejam realizadas no período matutino, pois a criança está bem disposta.

Foi de grande valia esses dias de observação, pois podemos compreender melhor a queixa dos professores e o funcionamento da Instituição.

 

2.3.3– Questionário

 

Elaboramos o questionário no intuito de conhecer o relacionamento entre os funcionários da instituição e das professoras com as famílias, uma vez que a queixa é a falta de participação da maioria das famílias na vida escolar dos filhos além da falta de limites (por parte das crianças).

Procuramos colocar no questionário questão relacionadas a formação acadêmica, como se dava o relacionamento entre a equipe pedagógica e o processo de ensino aprendizagem. Além disso,  colocamos também uma pergunta sobre a participação da família pois gostaríamos de compreender que tipo de participação as professoras esperam que a família de seus alunos tenham.

No final do questionário pedimos para que se manifestassem em relação a convivência entre funcionários e o que elas acreditavam que deveria ser mudado.

 

 

 

2.4. PARECER PSICOPEDAGÓGICO

Conforme Oliveira (2009, p.96): “A ideologia familiar, suas crenças e seus ideais, estabelecem uma visão de mundo que permanece ao longo de gerações, concretizando seu contexto”.

Neste sentido, ao finalizar as atividades, concluímos que o grupo apresenta uma boa convivência.

No que diz respeito ao comportamento dos alunos, compreendemos que realmente não possuem referência de limites (no sentido de não aceitar ordem, regras de horários para cumprir a rotina) que deveriam ser ensinados em casa pelos pais. Os pais deixam os filhos na escola e acreditam que ela é a “principal” responsável por ensinar esses limites, uma vez que os filhos passam bastante tempo na escola. Isso também é percebido pela coordenação da instituição que tem demonstrado preocupação em relação a esta situação.

Para Rosa Maria Macedo apud Oliveira (2009, p. 95):

 

“O contexto social é fundamental na definição das características estruturais e funcionais da família. Assim, quando se fala de sobrevivência, necessidades e desenvolvimento, está se falando das finalidades  básicas da família, que variam em função da sociedade a que pertence.”

 

 

2.5. INFORME PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

 

2.5.1 – Dados da Instituição

 

NOME: Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Clara Teixeira

ENDEREÇO: Avenida das Sibipirunas, 5701, Jardim Primaveras, Sinop - MT.

Autorizado o funcionamento sob o decreto nº 1238 de 17/03/2000, Resolução nº 042/00-CEE/MT, publicado no Diário Oficial do Estado nº 22.846.

DIREÇÃO: E.B.

NÚMERO DE ALUNOS: 160

NÚMEROS DE SALA: 07

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Integral.

NÍVEIS DE ENSINO: Educação Infantil.

TIPO DE INSTITUIÇÃO: Pública Municipal.

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO: Propiciar interação entre as crianças, considerando as diferentes formas de sentir, expressar e comunicar a realidade por elas resultando em respostas diversas, que são trocadas entre si garantindo parte participativa de suas aprendizagens, considerando a criança é a principal construtora de seu conhecimento com suas características próprias.

 

2.5.2 – Instrumentos Utilizados:

 

Entrevistas.

Questionários.

Proposta pedagógica

Observação.

 

 

2.5.3 – Queixa Inicial

 

A falta da participação da família na vida das crianças e a indisciplina das mesmas.

 

2.5.4 – Análise

Consideramos necessário uma intervenção que reveja a participação da família na Instituição. 

Propomos para a instituição desenvolver várias atividades e encontros e/ou palestras com profissionais de diversas áreas com: médicos, psicólogos e assistentes sociais entre outros, pois acreditamos que isso possa viabilizar um relacionamento da família em relação a vida escolar de seu filho.

 

 

 2.5.5– Parecer Diagnóstico

 

A Instituição apresenta alunos com indisciplina, sem limites que são visivelmente observados, e que os pais na sua grande maioria não demonstram interesse em resolver.

Deixando a escola como a “principal” responsável por ensinar os limites que os mesmos devem ter para uma boa convivência em sociedade. A coordenação da escola tem demonstrado preocupação em relação a esta situação.

Segundo Oliveira (2009, p. 63):

O diagnóstico objetiva essencialmente orientar para um processo interventivo que seja significativo para o sujeito ou instituição em questão, no sentido de potencialização da aprendizagem.

 

Neste sentido confirmamos a hipóteses (queixa) inicial que a maioria das famílias não participam e não demonstram interesse de participar da vida escolar de seus filhos, vendo a escola e/ou a Creche (como eles chamam) apenas como um lugar para “deixar o filho para ser educado enquanto trabalham”.

 

Sinop, 30 Maio de 2012.

 

ASSINATURA:___________________________________________________

 

2.6. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E DEVOLUTIVA

 

2.6.1 - Justificativa Para a Execução do Projeto na Escola.

 

Propomos a Instituição que realize palestras com profissionais que possam auxiliar nessa a escola nessa importante tarefa de conscientização dos pais em relação a participação na vida escolar de seus filhos.

A proposta apresentada pode ser desenvolvida de acordo com o planejamento da instituição podendo utilizar até mesmo data comemorativas para aproveitar o momento de festividade.

 

 

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Apesar do curto espaço de tempo que estivemos presentes na Instituição, tivemos a oportunidade de vivenciar na prática o que é “Psicopedagogo Institucional”.

Este estágio oportunizou-nos a prática dos conhecimentos adquiridos durante o curso de pós - graduação em psicopedagogia, confrontando com os princípios teóricos e práticos apresentados, acrescentando dessa forma, nossos conhecimentos.

Além disso, para nós foi satisfatório saber que a Instituição acatou nossa proposta de promover palestra, e no dia 05/06/2012, convocou uma reunião para conversar sobre a família e a importância da mesma.

Dessa forma consideramos que foi fundamental este contato e/ou estágio, pois conseguimos compreender de fato, a relevância e a responsabilidade do trabalho do psicopedagogo, e ao mesmo tempo foi um momento de reflexão, onde cada um (a) pode olhar-se como professor e psicopedagogo(a) e perceber quais são as lacunas que ainda faltam a serem preenchidas para que possamos ser profissionais que façam a diferença.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa.20.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. 

Materiais disponíveis no AVA 

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. RJ: Vozes, ed. 21º 2002. 

OLIVEIRA, Mari Ângela Calderari. Psicopedagogia: a instituição educacional em foco. Curitiba :Ibpex, 2009. 

Projeto político pedagógico. CMEI Clara Teixeira. Educação Infantil. Sinop: 2012.

ANEXOS

QUESTIONÁRIO

Estágio Institucional do Curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Internacional de Curitiba do Grupo Educacional UNINTER.

1. Qual é a sua formação acadêmica?

___________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Qual o relacionamento da equipe pedagógica nessa instituição? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Como você avalia o processo de ensino aprendizagem na sua instituição?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Existe participação da família nessa instituição?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Se você considera necessário alguma mudança para melhorar a convivência em seu grupo? O que você sugere que deva ser feito? 



[1] Lei de Diretrizes e Bases da Educação LEI N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.