Autores: Jéssica Fernanda 

Jheniffer Silva Carvalho 

INTRODUÇÃO

O Estágio básico V- Foco Avaliação Psicológica 2021/1 é uma das disciplinas da grade curricular do curso de Bacharelado em Psicologia, que está sendo realizado com alunos do 8° e 9° período de Psicologia do Iles Ulbra, sendo ministrado pelo professor Fausto Rocha Fernandes. O estágio será realizado No Centro de Psicologia Aplicada do ILES/Ulbra que fica na Av. Beira Rio, 1001 - St. Nova Aurora, Itumbiara - GO.

O estágio tem como objetivo geral ampliar no aluno uma postura crítica reflexiva e habilitar o mesmo na avaliação psicológica no contexto organizacional, com a supervisão no Centro de Psicologia Aplicada.

Os principais objetivos específicos são: Avaliação Psicológica e elaboração de laudos Psicológica, proporcionando vivência nas diferentes áreas de atuação do psicólogo; certificar o aluno em intervenções em avaliação psicológica, capacitação dos alunos na em testes psicológicos em suas intervenções.

Com isso o estágio será realizado através da aplicação dos testes em um voluntário(a) No Centro de Psicologia Aplicada do ILES/Ulbra, com a finalidade de buscar através da avaliação psicológica do voluntário(a) uma análise de perfil.

 

 

PALOGRÁFICO

O palográfico é um teste projetivo. Dependendo da forma como o candidato traça riscos / traços (palos) em uma folha, o psicólogo irá fazer uma análise da sua personalidade. Apresenta dados de ritmo e qualidade de trabalho, inibição, elação, depressão, temperamento, constituição tipológica, inteligência, etc.

 

O TESTE ATENÇÃO CONCENTRADA – AC

O teste AC- Atenção concentrada foi criado pelo psicólogo Suzy Cambraia e publicado pela primeira vez em 1967. Foi desenvolvido com o objetivo de se ter uma outra prova para retestar os candidatos que já haviam sido submetidos ao teste de Toulouse-Piéron, que era na época o único instrumento disponível no Brasil.

Segundo Nakano (2016) Teste de Atenção Concentrada (AC) o teste tem por objetivo avaliar a capacidade que o sujeito tem de manter a sua atenção concentrada no trabalho que realiza, durante um período determinado. Instrumento aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, composto por 21 linhas, cada qual com 21 estímulos diferentes. A tarefa do examinando consiste em encontrar estímulos iguais aos três estímulos apresentados em um quadro modelo.

Após experimentações iniciais, um símbolo foi selecionado para ser utilizado como estímulo: um triângulo estilizado, formando uma ponta de flecha, dirigindo-se para quatro posições básicas (para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita. Foi também introduzida uma outra variação: a seta pode ser totalmente preta, branca na parte interna com um contorno preto ou branca com um pontinho negro no centro, permitindo assim, um total de 12 combinações diferentes. Dessas 12 possíveis combinações 3 t foram escolhidas, por um sorteio ao acaso, para servirem de modelos a serem cancelados, aparecendo logo acima da folha de resposta, dentro de um pequeno retângulo.

A linha que aparece na parte da frente da folha de aplicação é um exemplo destinado ao treinamento. Já no verso da folha, está a prova propriamente dita que consiste em 21 linhas, cada qual com 21 símbolos. Um terço total de cada linha é sempre cancelado (7 símbolos).

Após todo o processo de elaboração do instrumento, uma pesquisa foi realizada com a finalidade de se estimar o tempo mais adequado de aplicação. Nessa etapa 200 pessoas de diferentes níveis de escolaridade permitindo que todos fizessem o teste até o final para analisar o tempo que cada um gastou. A partir dos resultados adquiridos foi encontrado o tempo médio de 6’57’’, fixando-se assim, o tempo de aplicação em 5 minutos.