Introdução

Diante das exigências contemporâneas, os professores que atuam no Ensino Fundamental começam a ser conscientizar de que necessidades de mudanças nas suas práticas nos conceitos, no atendimento pedagógico. Tornando-se elementar que se organiza projetos compatíveis com as necessidades dos educandos, principalmente aqueles portadores de deficiência intelectuais.

Nesse sentindo, criar novos procedimentos metodológicos visando o resgatar a autoestima dos mesmos, como procedimentos interventivos que ajudem a caminhar no processo aprendizagem.

A relevância da intervenção por meio de práticas motivadoras, e entendida com uma interferência que o professor juntamente com outros profissionais da educação se propõe a trabalhar com alunos que não conseguem acompanhar e tão pouco, assimilar e aceita-los.

Entende-se que o Projeto Pedagógico, seja um procedimento viável, após diagnostico que demonstram a real necessidade de trabalhar tais conteúdos, por meio de estratégias motivados, para que esses alunos se apropriem desses conhecimentos, assimilando-os e exercitando-os. Ajudando de certo modo assegurar que os mesmo recebam orientações, acompanhamentos, consonantes com ritmos de aprender de cada um, sem omissão da qualidade de ensino, visto que a educação é direito de todos, colocando-os em níveis de conhecimentos como se oferecem aos demais alunos do Ensino Fundamental.

Visando assim, o favorecimento do desenvolvimento de habilidades, competências, e ainda mais, resgatando a autoestima, a credibilidade para conviver com outros e com a própria sociedade.

O projeto Político Pedagógico e resultado de experiências obtidas nos estágios supervisionados, na qual foi observado, presença de alunos que não acompanham, nem tão pouco desenvolvem os conteúdos, consequentemente, ocasionados por vários problemas, conhecidos como dificuldades de aprendizagem e outros conceitos, que conduze-os a ficarem desmotivadas e até mesmo com comportamentos inadequados em sala de aula. Esses e outros fatores, serviram de estimulo para organização do mesmo. Procuramos organiza-la, tendo como base os mesmos conteúdos porem, como novos procedimentos que provavelmente fluíram significativamente, para que esses alunos se sintamcomo reconstrutores de saberes.

.2 Justificativa

Considerando, a significância que as Ações Pedagógicas motivadoras, têm como instrumentalização de conteúdos, estratégias e procedimentos avaliativos, objetiva atender as necessidades e perspectivas de alunos com deficiência intelectual ou cognitiva. Em consonância as diretrizes do Projeto Político Pedagógico da Escola Andre Antonio Maggi. Procura reestabelecer a inclusão ativa dos alunos inseridos no processo ensino aprendizagem.

Desta forma, essa proposta organiza ações compatíveis com os princípios da Educação Inclusiva com a Política da Gestão Democrática que, visa oferecer qualidade de ensino, igualdade de oportunidade para convivência social, estimulando-os na conquista de sua autonomia, expressão de liberdade com equidade e formação integral desses alunos.

3 Problematização

           Aluno com deficiência de aprendizagem ou cognitivo são aqueles que se manifestam discrepância educacional significativa entre o seu potencial intelectual e o processo de aprendizagem. Devido a esses fatores, questiona-se. Como se deve proceder a professor diante dessa problemática? Visto que é direito de todos, receberem conhecimentos com qualidade, independentemente de suas diferenças intelectuais. Quais são as alternativas que possam minimizar essas situações? reintegrando com os conteúdos de linguagem, escrita, raciocínio logico e conhecimentos gerais.

4 Objetivo Geral

Elucidar a importância de ações pedagógicas motivadoras e diversificadas na formação acadêmica do aluno com dificuldades intelectuais e cognitivas, com intuito de promover a qualidade na sua aprendizagem. Estimulando-o a vencer barreiras que o impede a ter sucessos com as atividades escolares.

Objetivo Específicos

 

  • Contextualizar as ações pedagógicas adequando-as com os principais aspectos das dificuldades diagnosticadas;
  • Favorecer e desenvolver comportamentos e habilidades por meios de recursos motivadores, tais como: brincadeiras, recreações, jogos, dinâmicas, leitura, pesquisa, e outros, facilitando assim, o processo de aprendizagem, socialização e inclusão.
  • Trabalhar com métodos diversificados visando a assimilação e aplicação dos conteúdos selecionados nos aspectos cognitivos, afetivos e motores assegurando de certo modo a eficácia de suas habilidades psicomotor.

5 Conteúdos

O Projeto Pedagógico como proposta de ensino para alunos do 5° ano ao 9° ano de Ensino Fundamental, cujo, diagnósticos evidenciam que os mesmos encontram-se com defasagem de conhecimentos de conteúdo específicos a cada ano.

E importante, ressaltar que essa determinada modalidade de ensinar, promovem automaticamente o aluno. Procuramos em anos posteriores, sanarem tais dificuldades.

Sendo assim, importante que se trabalhem de forma interdisciplinar os conteúdos das áreas de conhecimento, exigidos pelo Currículo escolar do Ensino Fundamental.

Foram selecionados conteúdos significativos a todos esses aos. Porém, trabalha-los de uma maneira que o aluno seja capazes de entende-la e aplica-las.

Os conteúdos das áreas de ensino, ou seja, linguagem matemática, meio ambiente, artes e fatos históricos. As práticas pedagógicas devem ser trabalhadas simultaneamente construindo uma unidade indissociável, de cada conteúdo selecionado.

Pois, ensinar não significa simplesmente transmitir os conhecimentos, mas também um meio de organizar as atividades para que eles aprendam e produzam conhecimentos. Os conteúdos selecionados são entendidos como processos que envolvem a organização do professor. São processo de caráter sistematizados e flexíveis, visando determinados resultados (conhecimento, habilidades intelectuais e psicomotoras, atitudes e outras). Compete-nos organiza-los, acompanha-los e avaliar o processo de ensino, tendo em vista estimular e suscitar atividades próprias dos alunos para aprendizagem.

6 Processo de desenvolvimento

As ações pedagógicas descritas neste projeto envolverá várias estratégias, atendendo as necessidades diagnosticadas dos alunos que são encaminhados a Sala de Recursos. Sua realização contemplará a colaboração de outros profissionais da educação, tais como: coordenadores: CEFAPRO, da Instituição Escolar, outros professores envolvidos na Sala de ensino Regular, pais e outras parcerias.

Os critérios de seleção dos alunos são determinados pela equipe pedagógica da escola que determinam o procedimento de matriculas, que ocorrem em duas instancias, ou seja, a habitual que ocorre no final do ano letivo e a segunda que acontece após levantamento do diagnóstico sobre as dificuldades detectadas pelos professores, posteriormente são encaminhados à sala AEE.

A inclusão desses alunos significa igualdade de oportunidade de poder tomar parte nos mesmos mecanismos do processo de ensino aprendizado oferecidas através de um projeto específico as necessidades e que ofereçam conteúdos, meios estratégicos que favoreçam o crescimento e desenvolvimento de suas potencialidades. Promovendo assim, a qualidade na forma de absorver tais conhecimentos, e ao mesmo tempo estimulando-os na conquista de sua autonomia, expressão de liberdade com equidade e formação integral.

7 Tempo para a realização do projeto

O tempo a ser gasto para a realização do projeto relaciona-se diretamente aos objetivos propostos, assim, devemos entender que o tempo depende da autonomia, envolvimento, assimilação e aplicação dos conteúdos de formas entendíveis.

Conforme o desenvolvimento e os resultados obtidos poderão reorganizar tais conteúdos e estratégias, pois o mesmo é flexível às necessidades e expectativas, tanto dos alunos quanto do próprio projeto pedagógico da escola.

 

8 Recursos humanos e materiais

O trabalho em equipe é indispensável na realização das ações elencadas. Devido a isso, cabem-nos procurarmos parcerias com demais profissionais conhecedores das necessidades desses alunos. Tais como: coordenadores de ensino, psicopedagogos, psicólogos, médicos da área, pais e outros.

Em relação aos materiais de consumo, este serão adquiridos conforme as atividades propostas: (vários tipos de papeis, tintas, lápis, canetas, massinhas de modelar e outros).  

 

9 Avaliação

Ela deverá ser processual e contínua, de modo que o aluno seja capaz de acompanhar o processo ensino-aprendizagem com segurança e propriedade daquilo que foi possível assimilar. 

 

Adriana Peres de Barros -Especialista em Educação Infantil; Gean Karla Dias Pimentel- Especialista em Psicopedagogia; Graciele Castro Silva - Graduada em Administração ; Jane Gomes Castro -  Especialista em Educação Infantil ; Lidiane Oliveira Rocha- graduada em Pedagogia: Especialista em Docência na Educação Infantil- UFMT; Lidiane da Silva Xavier - Especialista em Educação Infantil; Renata Rodrigues de Arruda - Especialista em Educação Infantil; Tatiane de Souza Gil - Especialista em Educação Especial e Libras