Recentemente assisti a uma entrevista com Artur Ávila, o jovem pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e ganhador da medalha Fields, considerado o prêmio Nobel de matemática. Eu não conhecia a rotina de um pesquisador nessa área e me perguntava o que mais se poderia acrescentar à matemática, após séculos de estudos e descobertas. Na entrevista, Ávila comentou que uma de suas principais atividades é a criação de teoremas que contribuem para o avanço da teoria dos sistemas dinâmicos.  Trata-se de um processo que exige paciência, dedicação e perseverança, pois um teorema às vezes leva muito tempo para ser desenvolvido. Todas as tentativas preliminares à sua criação, longe de significarem desperdício de tempo, consistem na verdade em caminhos que se complementam na busca da solução.

Mesmo que eu e talvez você não sejamos experts em matemática, podemos aprender muito com a atitude que se exige de quem tenta resolver uma intrincada questão nessa extraordinária ciência. Pode ser necessário refazer toda a questão passo a passo, até achar um pequeno detalhe que passou despercebido e que pode ser a chave para a solução do problema.

Quando questionado pelas inúmeras tentativas fracassadas antes de criar a sua mais famosa invenção - a lâmpada elétrica -, Thomas Edison rebateu:

-“Não me desencorajo, porque cada tentativa descartada é outro passo à frente”.

A grande lição desse tipo de comportamento resume-se em uma palavra: PERSEVERANÇA.

Quando você estiver diante de um problema difícil, desanimador e aparentemente impossível de resolver, não desista nunca. Quando você desiste, sua personalidade aceita a derrota como um fato imutável e você fecha a porta para todas as possibilidades que o universo coloca à sua disposição.

Assim como o ganhador do Nobel em matemática, quando você se depara com um problema aparentemente impossível de resolver, mude a sua abordagem. Tente uma segunda alternativa e, se esta também não se mostrar eficaz, tente uma terceira e assim por diante até encontrar a solução do problema.

Há muitos anos, ainda adolescente, um amigo meu alimentava o sonho de ser oficial da força aérea. Na época havia um curso preparatório em minha cidade, que era famoso por exigir dos alunos uma dedicação acima da média. Ele se matriculou nesse curso e trabalhou duro, estudando muito para ingressar na força aérea. Foi um ano inteiro de dedicação aos estudos, privação de baladas e futebol, período em que quase não o víamos, a não ser indo ou voltando do curso.

Chegou o momento das provas e lá estava ele: firme e seguro de si.

Porém, quando saiu o resultado, uma triste surpresa: seu nome não estava entre os classificados. Fora reprovado por uma diferença mínima na nota. Havia sacrificado um ano inteiro na preparação e não obteve sucesso. Outra pessoa teria, talvez, desistido, mas não ele.

Não podemos desistir quando se trata daquilo que mais queremos na vida.

E o que fez o meu amigo? Sabendo que estava prestes a atingir a idade limite do concurso e que teria apenas uma última chance, ele decidiu que faria tudo o que estivesse ao seu alcance. Mergulhou com mais afinco nos estudos, dia após dia, durante outro ano inteiro. Atravessou madrugadas fazendo e refazendo questões e problemas até obter o domínio total do assunto.

O resultado não poderia ter sido outro senão a aprovação entre os primeiros colocados.

Há muitas histórias de pessoas anônimas que venceram por terem mantido a fé e a perseverança, e essa é apenas uma delas.

É certo que existem situações em que não se pode mudar o curso da vida, como por exemplo, quando se enfrenta um problema grave de saúde na família. Mesmo assim, não desista até que tenha feito tudo o que estiver ao seu alcance. O que pode parecer uma derrota nessas situações, certamente terá sido um aprendizado valioso que se refletirá positivamente em muitas vidas ao seu redor.

Como então desenvolver uma atitude perseverante e inquebrantável?

Penso que três atitudes são fundamentais e indispensáveis nessa busca:

1-FALE POSITIVAMENTE

O principal aspecto é eliminar do seu vocabulário palavras negativas e principalmente a palavra derrota, pois quando se fala negativamente, corre-se o risco de acabar aceitando a ideia. A sua atitude mental e verbal determina o seu estado de ânimo e os resultados que irá obter. Falando negativamente, você de certa forma aceita a derrota como algo inevitável. 

Por outro lado, quando você inclui em seu vocabulário palavras positivas, sua mente com o tempo passará a agir positivamente em busca das soluções, pois o homem é aquilo que ele pensa. Acredite, palavras têm poder.

2-SEJA ESTRATÉGICO

Não se iluda achando que o sucesso pode ser alcançado sem trabalho duro. Basta pesquisar a vida de pessoas bem sucedidas e verá que a maioria delas trabalhou muito para chegar aonde chegou. A não ser que você tenha herdado uma grande fortuna ou acertado a mega sena, saiba que o sucesso se conquista com muito suor e persistência.

Por “trabalho duro”, refiro-me a dedicação e perseverança, sem perder o foco. Mas saliento que é necessário saber exatamente qual o seu objetivo e trabalhar com inteligência e métodos. Desse modo, você não desperdiçará um tempo precioso com objetivos vagos e imprecisos.

No clássico literário de Charles Dodgson, “Alice no país das maravilhas”, há um diálogo interessante que serve de lição a todos nós. Quando estava perdida, Alice pediu ajuda a um gato, que lhe perguntou:

- Para onde você quer ir?

- Eu não sei, estou perdida.

O gato então lhe respondeu: - Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

Encontre o seu caminho e siga-o sem perdê-lo de vista. Em outras palavras, defina qual o seu principal objetivo na vida, tenha a certeza de que ele é o seu alvo verdadeiro e persiga-o sem desanimar.


3-É CEDO DEMAIS PARA DESISTIR

Não importam os obstáculos e contratempos durante o percurso. Continue firme e obstinado em alcançar o seu objetivo. As suas chances de sucesso dependem, quase sempre, da sua atitude e da sua forma de reagir diante das dificuldades. Muitas pessoas desistem quando falta muito pouco para atingir o sucesso. Quando você se decide a continuar tentando, você decide também o seu futuro.

Cultive dentro de si a fé e a resistência para atravessar momentos difíceis, pois são eles que o tornarão cada vez mais forte.

Os verdadeiros vencedores são aqueles que continuam acreditando em Deus e em si mesmos, apesar de todas as circunstâncias. Para esses, sempre é cedo demais para desistir.