Esquizofrenia

 

         A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que causa transtornos mentais, prejudicando as áreas de percepção, emoção e sentimento das pessoas que a possuem. Elas não conseguem distinguir o que é real do que é imaginário, não têm respostas emocionais normais, não conseguem se comportar diante de situações sociais e sempre acham que estão sendo vítimas de algum complô para serem prejudicadas.

A esquizofrenia é uma doença complexa, não se sabe ao certo sua causa, mas especialistas acreditam ser hereditário. Alguns fatores ambientais também podem desencadeá-la em pessoas que já apresentam risco geneticamente. Tanto homens como mulheres podem desenvolvê-la e geralmente é na fase da adolescência ou adulta jovem, porém, nas mulheres pode ocorrer mais tardiamente e de forma mais leve. O esquizofrênico têm alucinações, acredita estar ouvindo vozes, vendo pessoas, age e fala de maneira incoerente, tem dificuldade em se relacionar e demonstrar suas emoções, normalmente age indiferente às situações do cotidiano. O paciente pode ser retraído, impulsivo ou agitado, e apresentar risco de suicídio ou agressão.

O tratamento para essa doença é através de medicamentos receitados por um médico e em alguns casos, é necessário que o paciente seja internado por motivos de segurança. Os medicamentos são os que farão mais efeitos para amenizar os sintomas da esquizofrenia, porém, podem causar efeitos colaterais como sonolência, tontura, ganho de peso, aumentar o diabetes e o colesterol, sentimentos de inquietação ou nervosismo, movimentos diminuídos e tremores na região da boca. A esquizofrenia é uma doença que não tem cura, sendo assim, quem são seus portadores terão que conviver e tomar os antipsicóticos a vida inteira.

É imprescindível que a família do esquizofrênico seja informada sobre essa doença, receba apoio dos demais e incentive o paciente a continuar com o tratamento, fazendo terapia para melhorar seu convívio social e profissional, e aprenda a realizar sozinho suas tarefas do dia a dia.

Bibliografia:

 

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/esquizofrenia

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?189