atacando, de modo mais vil possível, um candidato em detrimento de outro e, agora, não mais na forma subliminar. O ponto de equilíbrio desta balança tem sido os canais de debates conhecidos como mídias sociais: facebook, twitter e WhatsApp. E este último vem sendo motivo de “grande” preocupação da grande mídia e de órgãos de república, claramente instigados, ou mesmo ordenados pela grande mídia, a maior interessada a por fim no que se denomina Fack News, notícias falsas.

 

Palavras chave: Bolsonaro, Fack, Haddad, política, WhatsApp.

 

1 - Introdução

Para nós parecia fundamental, de início,identificar o que se chama direita e esquerda na atualidade em virtude deste termo ter sido, desde muito, mal-empregado.Quer seja na demonização de um, quer seja na demonização de outro. Esta necessidade nos parecia próspera vez que, não faz muito tempo em termo de história, a esquerda era composta de “bicho papão” os quais devoravam criancinhas: os comunistas. De igual modo, também não faz muito tempo, direita passou a ser “torturador”, “preconceituoso”, inimigo de negros e gays.

Percebemos que essa abordagem, a qual nos parecia fundamental, seria constitutiva de um buraco negro de incompreensão. Instamos, então, em uma revisão na abordagem mergulhando o achado necessário ao entendimento de nossos pares e das pessoas não acostumadas com um discurso mais aprofundado, aquele que fazemos nos artigos científicos para nosso deleite e que apenas nossos pares conseguem compreender.

São nestes textos que nos metemos em clichês, no dizer de Brayner (2014), e na construção de frases cujo sentido é turvando aos menos afeitos aos nossos axiomas, neologismos e uma série de elementosque nos resguardam da crítica de pessoas inteligentes,contudo sem esta compreensão específica.

1.1– Abordando pensamentos Teóricos

 

Odiálogocom Guennadi Ziuganov, um dos fundadores do Partido Comunista daFederação Russa (PCUS), vem nos dizer de sua ideia discursiva a respeito de defesa da criação de inúmeros "blogs" no intuito de combater alguns tipos de absurdos existentes pelo mundo, tal qual o já citado “comunista come criancinha”. Esta é uma cabal preocupação com estas informações falsas que hoje vem sendo denominadas de fack News.

Em contracapa da obra Direita e Esquerda, Razões e Significados de umaDistinção Política, Bobbio (1994) pergunta: “Direita e esquerda ainda existem? Se existem e ainda estão em campo, como se pode dizer que perderam completamente o significado? Se ainda têm algum significado, qual é ele”?

O debate posto por Bobbio (1994), tem a finalidade de esclarecer sobre o pensamento do fim da esquerda ou de, pelo menos, seu declino. Para isso o cientista em questão concebe a necessidade de buscar uma nova definição de esquerda, adequando-a aos novos tempos, aos novos desafios. A tese de Bobbio (idem), é que a esquerda visa o igualitarismo entre as pessoas. Esse igualitarismo tem alguns princípios base como “a revolta contra a natureza” Rothbard(1926-1995).

Os igualitaristas se confundem ao partirem de uma premissa errada. Desta, provem todas as atividades/operações desastrosas. A premissa errada é a de que o ser humano tem um mesmo idealpolítico que seria a propalada igualdade. Daí poder-se afirmar que o igualitarismo é uma falsa doutrina. Murray N. Rothbard(1926-1995) discute a questão do ser humano nos termosem que o ser humano possui, como uma de suas características inatas, o desejo de posse.

A característica humana da determinação que tem A quanto a conquistar patrimônio e B de esperar que "as coisas" aconteçam, sem que descuidemos de C que está satisfeito com o "que tem", não pode ser alterada, pode ser suprimida e isso a esquerda fez pelo mundo todo. Nos diz Rothbard (2012)[1]Assim, "a tentativa do igualitarismo é uma negação da realidade e com consequências nefastas, isto leva a crer que não é lícito ao homem tentar mudar a natureza e o estado das coisas".

1.1.3 – Oque o PT queria ser.

 

A questão que aqui trazemos, portanto, é que tese, teoria, pode carecer de reformulação. Isso é por demais evidente em ciências não exatas que tratam do comportamento humanos, das necessidades humanas, das situações de vivencia. Einstein dizia:“se a teoria não se verifica na prática, mude-se a teoria”. Contudo nem é este o caso vez que Einstein se estava referindo a outro tipo de ciência: questões imutáveis.

Ao se debruçar sobre o conceito de indivíduo, Arruda (2010) põe a necessidade de “redimensionar” conceitos anteriores, pois que aqueles não mais dão conta das novas situações que envolvem o ser humano. Melnik (2009) deixa muito evidente o motivo pelo qual o comunismo nunca funcionou e, com as fundamentações atuais, jamais funcionará. Diz (Melnik (2009) que com a base fundamental do comunismo, ele jamaisfuncionará para o bem geral e, jamais, será um regime democrático, pois que são antagônicos. Melnik (2009) discute haver uma gama de elementos que sustentam esta posição. Um deles é a defesa da propriedade, a necessidade de pertencimento do ser humano. O ser humano tem em sua genética, que tratamos enquanto inatismo, o desejo da propriedade privada conforme discutido por Murray N. Rothbard(1926-1995). 

Conforme Melnik (2009, p.18),

[...] o cantor e compositor, Frank Zappa, disse que o comunismo não funciona porque as pessoas querem possuir suas próprias coisas sem que estas coisas estejam, necessariamente, ligadas aos meios de produção. Elas estão ligadas a importância da posse. Portanto, político que venha a ignorar este elemento corre o risco de ser punido pela sociedade no primeiro momentopossível.

 

Neste campo, comunismo, encontra-se o PT. Um partido que, por vezes, é denominado de seita. Para seus militantes o fundamental seria transformarseu líder, Luiz Inácio Lula da Silva, em um Getúlio Vargas sem o "pecado" de Olga e sem o suicídio. A estratégia petista não nos parece haver nascido com a primeira vitória do Luiz Inácio à presidência da república. Mas no decorrer deste mandato em virtude da própria mídia o alçar a estadista, coisa que convenhamos, nunca foi.

O PT não falhou em seu intento por falta de estratégia, mas por um fato imprevisto: o CA de garganta que acometeu o seu líder. Sobre esta ideia escrevemos um artigo de título: Lula, o golpe branco. Por outro lado, a efetivação de estratégias, não podem demorar sob o risco de sucumbir a máxima: "Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo" (Abraham Lincoln).Afirmamos que não houve erro de estratégia, mas houve o que é marca registrada no comunismo: há sempre alguém que se vê como o único capaz de levar a cabo as ideias do grupo. O iluminado.

Não foi por outro motivo que o Luiz Inácio deixou de escolhe o Zé Dirceu ou o Palloci para lhe suceder em virtude da lei dos oitos anos de mandato consecutivo. Para Luiz Inácio, a presença de um destes seria o seu fim. E isso já ocorrera em outras situações como na Rússia onde, após a morte de Lenin, em 1924, iniciou-se uma luta pelo poder entre Trotsky e Stalin.Derrotado, Trotsky foi expulso do país e, em 1940 foi morto na cidade do México, por um assassino a serviço de Stalin.  Em cuba, o Trotsky de Fidel Castro foi Cheguevara. A história do comunismo é esta sempre.

1.1.2 – Bobbio e outros filósofos comunistas.

 

A teoria posta por Bobbio (1994) não se verificou em lugar nenhum do mundo. Fracassou em todos os países: China, Coreia, Cuba, a Rússia que é vista pelo interesse de A ou B como regime democrático pois que capitalista[2]. Porem precisamos postar: o que significa fracasso de um sistema? O fracasso de um sistema é não atingir seu principal objetivo. Mas qual é o objetivoefusivamentecontemplado pela esquerda, pelos comunistas? Michael (2005), Ankerl (2007), Schenkman (1978) partem da ideia de que, no espectro político, é à esquerda quem está preocupada, caracterizada como proposta de defesa de uma sociedade igualitária.Discorrem sobre a esquerda nos dizendo que: "Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas”. (Schmidt, Michael; Van der Walt, Lucien (2009).

Quanto ao conservador dizem (Schmidt et all (2009):

[...] conservadorismo cuja filosofia política e social, buscam defender a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização... os conservadores procuraram várias vezes preservar as instituições, incluindo a religião, a forma de governo, os direitos de propriedade e a hierarquia social, o que é incompatível com a democracia.

Esta afirmativa contrasta com outros “teóricos” de esquerda e, até mesmo, com praticantes. Conforme vimos. Bobbio () diz que há um sentimento de esquerda no conservador. Esta afirmativa não se coloca no cerne da questão esquerda direita, mas na periferia. Todo ser humano tem alguma “coisa” de esquerdista e alguma “coisa” de conservador. Neste caso, nos parece que Bobbio descobriu a pólvora. [...]