Lições da Educação Física

O esporte constitui excelente instrumento de interação social, promoção da saúde, desenvolvimento da educação. Por tudo isso, eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016 devem ser valorizados no Brasil como acontecimentos capazes de disseminar exemplos de superação, aprendizagem,  integração.

Está comprovado que a prática esportiva de modalidades diversas inclui, profissional, cultural e socialmente,  pessoas, cidades e países. Também se sabe que os exercícios físicos beneficiam o corpo e a mente dos indivíduos, promovendo uma qualidade de vida mais saudável. Além disso, não se pode negar o aspecto educativo dos esportes individuais e coletivos, haja vista que ensinam a disciplina, o trabalho em equipe, a tática de atuação e, sobretudo, a vivência com vitórias e derrotas. 

Sendo assim, o governo deve trabalhar com seriedade nas grandes competições esportivas que ocorrerão no país, bem como incentivar a realização de torneios escolares municipais, estaduais e federais,  a fim de descobrir talentos e de investir neles como atletas profissionais, por meio de patrocínios permanentes, para que possam representar bem a nação brasileira nos torneios de que participarem. 

Já a sociedade precisa se conscientizar da necessidade de se dedicar mais  aos cuidados físicos, objetivando  a prevenção contra doenças e a interação com ensinamentos relevantes da Filosofia, a qual apregoa uma mente sadia em um corpo são.