Título do projeto: 

 Esperança Para Ser Desenvolvido no Setor da  Oncologia do Hospital 

Introdução: A criança que se encontrar no setor da oncologia precisar ser encorajado ao seu tratamento pelos pais família e pela professora. Dentro desse contexto nos as psicopedagogas Clinica hospitalar precisamos desenvolver na criança seu cognitivo no seu desenvolvimento conversando com a criança os aspectos do seu processo dentro do casulo que a criança esta passando sendo assim nas etapas das sessões terapeutas psicológicas podemos conta a historinhas das borboletas e os seus processos:  Era uma veza a pequena lagarta que se transformar em uma linda borboleta azul ai a criança pergunta com ela se transformou em borboleta vamos entender o enredo da historinha; a pequena lagartinha passando por uma fase de Pupa, por uma bela metamorfose e se despertou em um inseto lindo e admirando saindo do seu  casulo e logo em seguida o néctar se transformando no mel da pequena abelha. Por isso acredite quando a lagarta disse que ir voa e todos riam dela menos as borboletas então acredite em você o que você está passando é uma fase de transformação igual da metamorfose das belíssimas borboletas azuis no seu jardim das emoções e sentimentos. Aprenda confia em DEUS  tudo que ele faz são perfeitos olhe para as borboletas cada um representa uma cor na dramaturgia delas veja a beleza do sol as nuvens as estrelas a luz observe a imensidão dos mares a grandeza da criação feita pelas mãos de DEUS. Você vai vencer qualquer batalha coloquei suas melhores roupas para iremos ao combatei lembrando sempre que quem nos capacita é DEUS. 

Desenvolvimento: A Psicopedagoga Clínica precisar desenvolver os jogos através das brincadeiras vai desenvolver o olhar clinico em cada sessão psicopedagógica   brincadeiras com bonecos de fantoches dando-nos a cada boneco procura trabalhar o imaginário da criança dentro do seu protagomisimo procurar animar ele nunca deixa a criança triste dando força, motivação superação da criança no momento do tratamento oncológico procura conhecer os pais da criança conversar com eles dando apoio em cada atendimento hospitalar clínico mostra para os pais que cada criança tem seu desenvolvimento nunca mostra medo mais ser confiante ou desespero e uma coisa importante incentiva à criança nunca perder a fé nas batalhas e também evitar chorar na frente da criança porque diminuí  autoestima da criança no momento do tratamento clínico. Em hipótese alguma o médico pode passas insegurança para a criança e as  psicopedagogas clinicam mostrar a eficiência  , admiração, afeto, carinho, segurança, mostra as amaduras da fé e o capacete da salvação a espada do Espírito que é a palavra de DEUS. Busca  no imaginário da criança as lacunas que estão faltando dentro de cada sessão desenvolvida não esquecendo as observações detalhada no seu divisor de águas entre o tratamento oncológico e suas fases no pleno avanço no cognitivo afetivo social emocional  cada criança tem suas descobertas. UHAU VAMOS DESCOBRIR  

Conclusão:  A historinha dos pássaros  

Era uma vez um passarinho que sai do seu ninho e vai buscar comida para seus filhotes todos os dias ele vai a buscar de seus ideais objetivos observamos que os passarinhos voam na mesma direção e ao mesmo tempo eles buscam seu desenvolvimento e o cuidado no seu lar eles nunca desistir dos seus sonhos e sempre andam em bando preparamos falar da importância de aguçar a confiança através das conotações  de historias contadas e o seu progresso  dentro dessa situação a chave para o resgate é lembra a fé com um combustível ela nos move, mas montanhas mais altas sem fé nada somos e não alcançamos  nada na vida. EXEMPLOS: Um carro sem gasolina não chega a lugar nenhum bem assim é uma pessoa sem fé dentro desse histórico vamos dá um embasamento teórico a essa história focado a história bíblica de Sara e Abraão; Sara tinha um lindo sonho de conceber um bebê e sua oração foi ouvida ela foi mãe aos 91 anos movida pela sua fé em DEUS e Abrão foi pai como sonhava aos 100 anos. Vamos ao conteúdo  quando um casal que conceber um filho seu jardim biológico precisa está pronto e o casal precisa ter fé pensar positivo e a palavra chave acima de tudo o casal precisa se permitir para gerar um novo ser dentro do útero e esse bebê precisa ser amando muito antes dele ser gerando essas historias e relatos vão servir de incentivo para a criança no seu componente na ajudar da criança se desenvolver a fé nos move em tudo que planejamos aprender encorajar dá força e mostra acima de tudo sua fé pode demorar cinco anos dez anos mais o milagre pode chegar antes depende da fé que temos assim com o milagre de ser mãe chega à parte biológica chamada de janela do florescer dentro de nós. Sendo assim precisamos demonstrar nos atendimentos psicológicos pensamentos positivo e sempre contado essas histórias lindas baseadas na fé as principais palavras  principal chamada fé que nos move nos desertos das montanhas força na palavra de DEUS são os alicerces para ver as  batalhas da vida.  .

Fundamentação teórica: Peça para a criança faz um desenho através do desenho a psicopedagoga clinica vai identificar o que a criança sente com está seu emocional ai é onde entrar o nosso olhar clínico faz toda a diferença na vida de uma criança no sua pólio  desenvolvimento. A criança é pequena no tamanho, mas tem uma imaginação maior do que o universo procure trabalhar o imaginário da criança dessa criança usando seus argumentos com psicopedagoga clínica hospitalar peça para a criança elaborar um caderno terapêutico onde eles vão ficar a vontade para rabiscar fazer seus desenhos usando as asas da imaginação nas asas das borboletas no voo dos  golfinhos . Toda criança tem um amigo imaginário que se desenvolver na infância por volta dos cincos anos de idade é normal a criança brincar conversando vocês já  imaginou  que nós os adultos também já passamos por essa fase e somos adultos mais também gostamos de conversar com os nossos botões quem nunca conversou com seus próprios botões levantei a mão com certeza muitos estarão com as mãos levantadas.  Os protocolos não serve de nada sem o olhar clinico crianças aprender de duas formas tanto brincando com estudando ou seja não existe desenvolvimento infantil sem o brincar. Precisamos desenvolver na criança o lúdico para chegamos ao seu diagnostico trabalhar com crianças é como montar um verdadeiro quebra cabeça no decorrer das descobertas de dentro e fora da criança. A criança aprender pelo olhar do outras muitas crianças gosta de coisas simples brincarem com uma caixa de fósforos  a em vez de brincar de carrinhos  o olhar da criança fala tudo à criança tem suas etapas no seu desenvolvimento dentro dos aspectos emoções e sentimentos. A criança se descobrir dentro da sua devolutiva sendo assim na família,  escola, sociedade, ela se descobre em cada sessão clinica através dos jogos no momento dos atendimentos. Quando se descobrimos nos nossos sentimentos passamos a enxergar nossas emoções escondidas bem assim é a criança. Vamos descobrir nossos desertos e vales que existe dentro do nosso ser. 

Objetivos específicos do projeto: Esse projeto foi desenvolvido para trabalhar com crianças do setor da oncologia dentro das expectativas estímulos respostas de cada criança segundo Jean Piaget o aprendizado da criança deve acontecer por meio da mediação, ou seja, com a ajudar da professora e da psicopedagoga clínica para a criança chega ao seu pleno desenvolvimento. Segundo Vygotsky o desenvolvimento cognitivo da criança deve ser por meio da mediação e da interação social da criança.  A Criança no setor da oncologia precisa se desenvolver através das linguagens expressivas o contato com a natureza com os animais faz dentro desses círculos a criança se descobrir, pois o caminho da cura da alma de uma criança está na descoberta do universo de suas ideias. Logo assim a intervenção psicopedagógica abrir o caminho para a descoberta de novos diagnósticos nos objetivos de encontrar as fontes do saber para montar o lego de cada criança esses novos saberes serão percorridos de forma que a criança encontre o caminho e o prazer em aprender todas as formas geométricas no quadrado , circulo, triangulo retângulo e mostra em formas de palavras a demonstração do afeto  dos gestos das ações. Se a prática educativa tem a criança como um de seus sujeitos construindo seu processo de conhecimento não há dicotomia ente o cognitivo, e sim uma relação dinâmica prazerosa de conhecer o mundo das letras e a descoberta do conceito arco íris por isso não se faz omeletes sem quebra os ovos com também é preciso encontrar a formula do bolo não podemos fazer bolo sem primeiro bater no liquidificador a criança precisa entender essas noções básicas para compreender o universo das flores ao seu redor outro exemplos: Muitas pessoas têm formas mais não tem o principal os conceitos do afeto, dos sentimentos e de suas emoções. Por isso nunca apresse uma criança no auto do ensinar porque nos desertos nascem flores então aprenda a não rotular a criança cada criança tem seus ciclos aprendam respeitar todas as fases. Ensine a criança que toda promessa tem o tempo certo da espera  assim com uma plantinha ela vem dentro do vaso mais precisam ser regados todos os dias para se desenvolver ela precisa do amor do carinho afeto e do proprietário da plantinha conversar com ela todos os dias para ela se desenvolver crescer evoluir diante desse cenário nós os seres humanos precisamos dá amor e receber amor também tudo na vida precisar ser cultivado seja as plantas ou seres humanos e os animais desse jeito estamos falando da importância do amor para as crianças. Resgate esse amor nas crianças porque quando chegarem à adolescência ou na fase adulta o amor sempre prevalecer em cada criança ai temos o amor ágape se procuramos regatar esse amor comece desde criança. Lembrete aos professores e professoras nunca despreze o desenho de seu aluno através de um pequeno desenho poder esta um grito de silencio um pedido de socorro ou até mesmo a demonstração de amor afeto carinho aconchego para a sua professora, professor.  Lembrando que educar  não é cortar asas, e sim orientar o voo. O desenvolvimento afetivo da criança está relacionado aos sentimentos e emoções e se manifesta na criança desde a fase de bebê. Os três tipos de desenvolvimento da criança; o afetivo, social cognitivo. Temos grandes trabalhos em procurar os melhores métodos para ensinar a ler e escrever o mais interessante de todos é o desejo da criança aprender então dê a ele esse desejo e abandone dado e tudo mais, e qualquer método será bom. A mente da criança é uma folha de papel em branco que aos poucos o professor vai preenchendo os espaços com informações e vivências e assim a criança vai encontrando seu mundo através do seu jardim das descobertas.  .

 

Palavras Chaves: Oncologia, criança, tratamento, hospital, cognitivo, dramaturgia, imaginário, borboletas, Fé, esperanças, descobertas, rotular, universo, interação. Ágape, adolescência, adulta. 

Mensagem reflexiva: ‘’ Crianças são borboletas e flores em suas produções e  em etapas, cada uma com sua própria evolução conheceram cada criança pelo o olhar clinico. ’’ Autora: PSI Adinelma 

Poesia Reflexiva: ‘’ trabalhar com crianças tanto nos atendimentos clínicos com na sala de aula é com montar um verdadeiro quebra- cabeças precisaram ir juntando peças por peças e assim vamos encaixando tudo no seu devido lugar traumas emoções sentimentos, aflições, angústias, e medos ansiedades  nesse quebra-cabeça descobrimos verdadeiros labirintos. Ei psiu vamos construir as peças do quebra cabeça. ’’  

AUTORA: PROFESSORA ESPECIALISTA PSICOPEDAGOGA CLINICA GRADUADA EM AEE EXAME DE PROFICIENCIA  PELA UNIVERDADE FERDERAL DE SERGIPE CORDELISTA EM FORMAÇAO ADINELMA ALEXANDRE DA SILVA   

‘’Observação esse projeto ainda vai ser aplicado no setor de oncologia esse ainda é um sonho em construção assim como toda casa precisa ser alicerçada para sua construção de blocos e tijolos bem assim são os nossos sonhos quando colocados no papel os sonhos só precisa de um papel e uma  caneta para escrevemos cada um deles’. ’ Psi Adinelma