A palavra especialização é largamente usada no mercado para  segmentos de negócios ou  profissões que abracemos. As mídias também anunciam, com freqüência,  cursos de especialização para todas as carreiras.

Tenho amigos  especialistas em especializações! Adoram estudar e sempre   fazem  cursos. A palavra especialização gera neles enorme  atração.

Para o  leigo ou pessoas pouco  informadas em algumas áreas, debater  com alguns deles  fica até um pouco complicado, sabem tudo, de tudo! Praticam pouco, é verdade, mas estão lá se atualizando.

Conversando sobre carreira com alguns profissionais, um deles dizia : -Sou generalista, devido a praticidade com que trato questões complexas, cálculos e por ter uma forte tendência à racionalidade, acabei gerenciando e dirigindo as áreas fabris, marketing, administração e finanças, não me especializando num assunto especificamente.

-Meu negócio é gestão, trato os assuntos com facilidade e quando necessito avançar onde não domino, adiciono competência.

Procuro alguém que tenha a devida experiência e informação para me dar as respostas que preciso.

Imediatamente lhe foi dirigida uma pergunta: -Nunca houve um assunto pelo qual você se interessasse mais?

Resposta: -Sim, sempre aparecem aqueles que nos agradam  mais e outros menos, mas de acordo com as tarefas com as quais  me envolvi,  fui estudando, aprendendo e  desenvolvendo algumas habilidades. Chego a pensar que estudei mais os assuntos que menos gostava, por uma razão muito simples: Precisava  minimizar meus erros e melhorar a assertividade. O fato é que alguns assuntos  entendo  com profundidade e  muitos outros superficialmente.

Esta afirmação do nosso colega leva a algumas reflexões:

Muitas pessoas optam por realizar determinados cursos  por observarem oportunidades naquela área. Outras, por estarem atuando, desenvolvendo uma determinada tarefa, se sentem obrigadas a buscar um maior conhecimento, porém, uma quantidade significativa de profissionais acaba não escolhendo, especificamente,  a área em que irão atuar.

A profissão sim, mas aquele segmento específico é resultado de oportunidades que surgem.

Você pode cursar uma faculdade  de administração, ingressar em uma empresa,  iniciar sua trajetória no PPCP ( área de planejamento, programação  e controle de produção) e depois fazer uma bela carreira nas áreas administrativa e financeira dessa mesma organização, tornando-se um especialista em finanças, sem que esse tenha sido o seu  foco.

A questão a ser colocada é: Por que uma pessoa que desenvolvia trabalhos em gestão fabril ao mudar de área se especializou  em finanças, sem que tivesse essa pretensão no desenrolar da carreira?

Uma conclusão dessa conversa entre nossos colegas, que já tinha ouvido algumas vezes  e considero bastante interessante, é que de fato nós não nos especializamos, algo em nós é que se especializa.

Passamos a compreender determinados assuntos com mais facilidade que a maioria dos profissionais, com isso nosso desempenho passa a ter maior destaque, somos mais requisitados, nos envolvemos cada vez mais e seguimos  nos aperfeiçoando em tratar aquelas questões.

Aumentar nosso potencial profissional é importante, então esteja atento às  coisas que  vêm se especializando em você.

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

[email protected]