O som automotivo é um grande detalhe no painel de um carro, porém muitos acabam comprando gato por lebre, por que buscam sempre os menores preços. Um detalhe deve estar claro: não necessariamente todo ótimo som automotivo é super caro ou super barato, o que deve haver é que o som a ser comprado deva ser de acordo as condições do motorista e que se adeque aos demais elementos do carro.

  Existem vários tipos de som, bem como existem vários especialistas na área. Neste caso, o primeiro passo pra se fazer uma boa compra, é necessário um bom especialista em som para carros; Mas, fica uma interrogação no pensamento: “Aonde encontrar um especialista bom mesmo?” A resposta é bem fácil!

  Em todo grande comércio existe um especialista na área do que se vende, por exemplo: Numa loja de material de construção bem conceituada e organizada deve ter um bom pintor ou um bom eletricista, para indicar os melhores materiais e até para se indicar a alguma serviço. A mesma situação é frequente em lojas que vendem diversos artigos para carro, inclusive som automotivo, e até algumas dessas lojas já fazem toda a montagem do equipamento.

  Vamos conhecer alguns modelos de sons automotivos:

 Aparelhos de som de cassete: Eram comumente utilizados entre os anos 80/90, antes da era digital estar em alta; Nestes aparelhos era apenas possível utilizar fitas cassetes para ouvir músicas, também era possível ouvir algumas estações de rádio com o uso de uma antena pequena.

Aparelhos de som de CD: Surgiram em meados dos anos 98, nestes aparelhos era possível ouvir músicas através de cds e não só de rádios, e já era dado inicio a era digital.

Aparelhos de som de CD/MP3: Os fabricantes ficaram mais ousados, e agora é possível ouvir músicas de um pequeno dispositivo de armazenamento, transferindo para as caixas de áudio do som do carro, apenas com um fio conectado a entrada de auxiliar. Hoje em dia, esses sons automotivos já possuem uma entrada especial só para MP3 e para outros tipos de mídia de áudio.

Antes só era possível ouvir música de uma estação de rádio ou de cd e agora, é possível baixar pra um aparelho de armazenamento e levar com você todas as músicas que gostar.

Aparelhos de som de rádio por satélite e com DVD player: Mais uma inovação tecnológica que surge para ajudar a deixar mais claro o áudio da sua rádio favorita. Às vezes dá uma irritação quando você quer ouvir a sua música favorita ou uma notícia importante e no dado momento, simplesmente a rádio perde o sinal! Pois, já existem aparelhos que tem rastreador e localizador tipo de GPS e agora sua rádio não vai perder o sinal tão frequentemente, por que a frequência dela é via satélite, tornando mais rápida a comunicação das ondas sonoras e a transmissão.

Também existem entradas auxiliares que acomodam fontes de entretenimento adicionais, como DVD players portáteis ou sintonizadores de TV.

Podemos ver acima que existem vários produtos que prometem muitas coisas inusitadas e importantes quanto ao som automotivo, mas, o que importa destas inovações é que se deve ter cuidado na hora de escolher, existem pessoas boas e especializadas na área e se pode pedir ajuda a elas!

 Também existem alguns fatores que você mesmo pode avaliar: Qualidade de Som, sensibilidade quanto à sintonia FM e AM, forças de saída de áudio, controle de tons de agudo e grave e por fim a segurança do equipamento, sendo os aparelhos que você pode desconectar da máscara do painel do carro, evitando o roubo do equipamento.

Um último conselho: Procure uma boa loja, procure nesta loja um bom conselheiro especializado e reserve a grana pra comprar o seu som automotivo pra sair ouvindo muito bem a sua música favorita e fazer sucesso com quem entrar no carro. Não economize tempo pra escolher, mesmo que demore de achar um aparelho bom ou um especialista que passe confiança, persistir é melhor do que gastar dinheiro sem necessidade ou que cause arrependimentos futuros.