A ministra das Relações Exteriores espanhol denuncia a Frente da "Polisário", ao desativar a sua pretendida bandeira, erguida pela ocasião do dia da África, pelo qual os países africanos saudam o Saara marroquino, informou a responsável, Khadija Bin Ashou

Maria Konzalez Laia, Ministra das Relações Exteriores da Espanha denunciou a frente da "Polisário", depois de desativar a bandeira dessa suposta república, no momento em que  os países africanos se festijam pela ocasião do Dia da África.

O representante da Frente Polisário na Espanha, Abdullah Arabi transmitiu uma mensagem de frustração que afetou a suposta república devido ao que foi publicado pela Ministra de Relações Exteriores, ligada á União Europeia e Cooperação Espanhola, em sua conta Twitter, ao remover a bandeira da frente separatista do mapa político da UA.

Segundo os sites espanhóis, Arancha Konzalez Laia colocou informou na sua conta do Twitter um mapa político da África, no qual eliminou a bandeira da suposta República Democrática Árabe saraui.

Os mesmos sites acrescentaram que a ministra espanhol saudou os africanos pela ocasião do Dia da África, deixando um espaço em branco no lugar pretendido ser dos saharauis separatistas.

Pela ocasião da celebração anual da criação da Organização da União Africana, 25 de maio de 1963, cujo ano 2011  transformou a organização numa União Africana, no momento em que a Ministra espanhola tem criado um mapa político da África com uma bandeira específica de cada país,  deixando em branco o lugar da suposta república saraoui, sem mencionar a pretendida república sarauí.

O próprio site sublinhou que essa posição não é a primeira pela qual a ministra espanhola se mostrou a posição  do país em relação ao Saara marroquino na conta Twitter, anteriormente ela tem confirmado num comentário publicado, 23 de fevereiro, na margem de uma reunião realizada dois dias antes dessa data, entre o secretário de Estado em Assuntos Sociais e um representante da frente da "Polisário", confirmando-lhe que a posição da Espanha não mudou e continua esta a política do estado espanhol, oficialmente.

Bem como ela anotou que a Espanha não reconhece a suposta República Saharaui e apóia os esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas para alcançar uma solução pacífica no âmbito das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Lahcen EL MOUTAQI-

Pesquisador universitário - Marrocos