Todos nós sabemos que a época do natal e também na virada do ano, os alimentos se fazem presença, mas isso não quer dizer que precisam ser calóricos e gordurosos, não é?

Vamos neste texto conhecer algumas possíveis escolhas mais saudáveis. Primeiro é muito importante que se faça uma lista de todos os alimentos que se deseja comprar, para com isso as compras se tornem mais fáceis e direcionadas.

Carnes: Dê preferência ao peru, frango ou peixes, que são carnes mais magras, que possuem menor quantidade de gordura, ao invés de pernil, tender ou carnes vermelhas.

Acompanhamentos: Opte por saladas variadas, suflês e cuscuz de legumes, leguminosas, salpicão, etc. Tudo com bastante legumes e verduras.

Molhos: Utilize temperos naturais, como cebola, alho, tomate, ervas aromáticas, iogurte desnatado, frutas, etc.

Sobremesas: à base de frutas, como mousses, pudins, flans, etc.

Sugestão de cardápio


Entrada - Salada de agrião, tomate e cereja, mussarela de búfala e nozes. A noz e a castanha são frutas da época e devem ser consumidas com outros alimentos, porém não mais do que duas ou três unidades.

Prato principal Peru assado, arroz com sete grãos, uva-passa e nozes. O arroz com sete grãos é rico em cereais integrais, portanto, possui grande valor nutritivo. Pode ser incrementado com uvas-passas, que são pouco calóricas.

Sobremesa Frutas secas, castanhas e nozes, mousse de maracujá ou sorvete de frutas da estação (pêssego, manga, uva, ameixa). São mais saudáveis e menos calóricos do que pudins, manjares, pavês e outros doces mais elaborados. As frutas naturais também são ótimas, se não a melhor pedida para acompanhar o cardápio light.

Atenção quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, deve acontecer de moderadamente, afinal contem calorias, além de fazer mal a saúde se consumida em excessos.

Olho vivo

Atenção redobrada para: Data de validade; Informação nutricional, dando preferência a alimentos que tenham menos quantidade de gordura saturada, colesterol e sódio; alimentos menos industrializados e mais naturais, ou seja, evite pratos prontos, elabore-os em casa de preferência; Aparência do alimento, por exemplo: as aves devem estar acondicionadas em embalagens adequadas, devem ser de consistência firme, cor e odor característico, sem a presença de manchas e coágulos; Procure alimentos com preço bom, mas que estejam em perfeito.

Seja feliz e lembre-se que o Natal é muito mais que uma linda ceia, se caracteriza divinamente pelo carinho, compreensão e amor aos que nos rodeiam, como semelhança a Jesus. Muita Saúde e paz no coração!

Izaara Alvarenga

Nutricionista