ESCOLHA DA CARREIRA NÃO É LOTERIA, ONDE VALE PALPITE

O caminho do sucesso profissional não tem bússola.

É preciso guiar-se, mais pelas estrelas, como faziam os navegadores mais primitivos. Na estrada da vida, não tem GPS. O destino de cada um vai depender do cuidado de como enfrentará os buracos, os desvios e as encruzilhadas. Como aquela que o jovem enfrenta, depois de concluir o ensino médio tendo pela frente dezenas e dezenas de alternativas, tendo que escolher sozinho, embora todos deem palpites o que pretende no futuro.

Para decidir certo é preciso, antes de tudo, que o estudante tenha em mente que não se trata de escolher o caminho pelo qual a maioria segue e levar-se pelo entusiasmo momentâneo provocado pela turma. Fica a questão: como escolher a estrada certa e garantir um futuro profissional no qual o sucesso e a felicidade virão juntos? E escolha errada pode representar perda de tempo, tendo que voltar e caminhar por outro atalho ou perder-se de vez e trabalhar naquilo que não dá prazer, lamentando a cada dia o erro da escolha.

É evidente que não pode nem deve perder tempo agora no início, porque esse tempo faltará mais tarde. Por isso, é importante escolher logo e certo, porque um ano “perdido” poderá fazer muita falta na ocasião da formatura. Se ás vezes não dá para escolher o curso, pode-se pelo menos conduzir o raciocínio para chegar á escolha com o máximo de certeza. Não há um “manual de instruções” na hora da escolha. Mas algumas recomendações são necessárias.

A escolha do curso deve ser feita com a certeza de que gosta e, ao mesmo tempo, garantirá um futuro seguro, sem ter que mudar de rumos. Para isso, é imprescindível manter contato com profissionais da área, inteirando-se do exercício da profissão. Na realidade, nem tudo é o que parece, quando visto á distância. A escola, também deve ser atentamente observada. Os alunos formados por ela deverão estar satisfeitos com os resultados. Os cursos de baixo preço, também podem ser de baixa qualidade. Não dá para se aventurar, correndo o risco de decepção ao final.

Nádia Januário

Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em gestão de pessoas